Aparecer entre os primeiros resultados de busca do Google é uma ótima estratégia para atrair novos clientes para o seu negócio. Com uma maior visibilidade, sua empresa será encontrada sempre que alguém pesquisar por algum serviço ou produto que você oferece.
Há, basicamente, duas formas de fazer com que seu site apareça nos resultados do Google: (1) anunciando no Google Ads para aparecer com destaque e pagar por clique no anúncio e (2) otimizando seu site para que ele apareça de forma orgânica entre as primeiras posições, o que é chamado de SEO (Search Engine Optimization).
Como usar o Google Ads para aparecer nos resultados de busca?
O Google Ads é uma ferramenta do próprio Google para criar e gerenciar anúncios pagos nos resultados de pesquisas e que tenham relação com seu negócio. Por exemplo, se você tem uma loja virtual de acessórios para carros poderá configurar seus anúncios para serem exibidos no Google quando alguém pesquisar por “acessórios fiat”, “acessórios para pálio”, “acessórios para carros” e outros termos de pesquisa de forem de seu interesse.
A cobrança só acontece quando alguém clica em um dos anúncios e visita o seu site. O valor desse clique vai depender muito das palavras escolhidas e da concorrência. Mas, geralmente, custa alguns centavos.
Além de anunciar nos resultados de pesquisa do Google, também é possível criar anúncios em imagens (banners) para aparecer em espaços publicitários em sites e blogs parceiros do Google. Essa estratégia é mais utilizada para divulgar a sua marca e aumentar a visibilidade dela na internet, diferente dos anúncios no buscador, que atraem consumidores no momento em que estão interessados em realizar a compra ou contratação do serviço.
Como aparecer nos resultados orgânicos do Google?
Aparecer naturalmente nos resultados não pagos do Google exige mais esforço e tempo. Dependendo da concorrência do mercado em que você atua, os resultados podem demorar de 3 a 6 meses para acontecer. Isso porque no trabalho de SEO uma série de otimizações e melhorias são aplicadas no site para que o Google entenda que ele é um site relevante e comece a mostrá-lo em suas primeiras posições no resultado de busca. Porém, o sistema do Google precisa de tempo para perceber e avaliar cada melhoria feita no site.
A grande vantagem de trabalhar com SEO é que, nesse caso, não existe a cobrança por clique, como no Google Ads. Depois que os resultados começam a aparecer o site atrai mais visitas e tudo que precisa ser feito é manter o site dentro das diretrizes de qualidade do Google para evitar que ele perca posições e visibilidade novamente.
O que vale mais a pena? Google Ads ou SEO?
É difícil dizer o que vale mais a pena, pois depende muito do mercado de atuação. O ideal é sempre combinar os dois, criando uma estratégia de SEO para que o site ganhe mais visibilidade naturalmente e anunciando no Google Ads enquanto o tráfego orgânico cresce.
Para quem tem mais urgência no retorno e deseja ver os resultados rapidamente, fazer anúncios no Google Ads são é o mais indicado. Porém, para quem prefere um resultado mais consolidado a longo prazo e diminuição de custos com Marketing Digital, o SEO é o melhor caminho.
Profissional de Marketing de Conteúdo & SEO trabalhando com Tecnologia e Marketing desde 2007. Bacharel em Sistemas de Informação pela Unisinos e Especialista em Gestão de Pessoas pelo Unilasalle.