Bing Webmaster Tools: Guia Completo

Conheça a ferramenta gratuita do Bing para gerenciar e monitorar sites no segundo buscador mais usado no mundo.

Acompanhar o desempenho dos sites através de ferramentas de análise é uma parte importante do trabalho de SEO. No caso do Bing Webmaster Tools, além de dados de performance, recursos que ajudam a otimizar o site estão disponíveis gratuitamente – e podem colaborar para resultados ainda melhores.  

Por isso criei esse Guia Completo do Bing Webmaster Tools. Aqui compartilho informações importantes sobre a ferramenta, como usá-la, como fazer a verificação de um site e como extrair o melhor dessa ferramenta para ajudar no trabalho de SEO.

Confira no índice abaixo tudo que você vai aprender neste guia.

O que é o Bing Webmaster Tools?

Bing Webmaster Tools é um conjunto de ferramentas que ajuda criadores de conteúdo a acompanhar a performance de seus sites nos resultados de busca do Bing. Além disso, uma série de recursos ajudam a otimizar o site, de forma que ele seja rastreado e indexado pelo Bing de forma mais fácil.

Esse conjunto de ferramentas é equivalente ao Google Search Console, mas com algumas funcionalidades e relatórios diferentes.

Por que usar o Bing Webmaster Tools?

O Bing é o segundo buscador mais utilizado no mundo, conforme informações do StatCounter. Isso já seria motivo suficiente para otimizar seu site para o Bing. Mas além disso – se você quer uma motivação a mais – recentemente a OpenAI lançou seu buscador SearchGPT que realiza buscas em tempo real com IA e sua base de sites para consultas é simplesmente o Bing. Isso mesmo, o Bing.

É por isso que profissionais de SEO que antes não utilizavam os recursos do Bing e nem se preocupavam com sua indexação no buscador, agora estão trabalhando forte com o Bing Webmaster Tools.

Portanto, além do buscador do Bing ser valorizado com esta parceria entre a Microsoft e a OpenAI, para aparecer nos resultados de busca no SeachGPT, suas páginas precisam estar indexadas no Bing.

Mas tem mais: abaixo vou mostrar todos os recursos e funcionalidades do Bing Webmaster Tools e você vai descobrir como alguns deles podem ser muito úteis para sua estratégia de Marketing de Busca, seja ela no Bing, SearchGPT ou no Google.

Como Criar uma Conta e Configurar o Bing Webmaster Tools

Criar uma conta e configurar a ferramenta é muito simples. Para começar a usar gratuitamente o Bing Webmaster Tools você precisa logar na ferramenta usando uma conta Microsoft, Google ou Facebook.

Após autorizar o login com a conta escolhida, você será direcionado a uma página para iniciar a verificação do seu(s) site(s). Você pode fazer isso manualmente, escolhendo um dos métodos de verificação sugeridos pela ferramenta ou importando sites já verificados no Google Search Console.

cadastrar site no Bing Webmaster Tools
Cadastrando site no Bing Webmaster Tools

Como adicionar e verificar um site

Caso você opte por verificar os sites diretamente no Bing Webmaster Tools ou esteja incluindo um site que ainda não foi verificado no Google Serach Console, poderá escolher entre os métodos a seguir:

  • Arquivo XML: A ferramenta irá fornecer um arquivo com extensão XML que você precisará fazer download e em seguida subir no diretório raiz do seu site, de modo que o arquivo fique acessível pela URL: https://seusite.com/arquivo.XML
  • Metatag: Outra forma de verificar o site no Bing é através de uma metatag HTML gerada pela ferramenta que você deve copiar e colar na seção <head> do HTML de todas as páginas do seu site.
  • DNS: Você copia o código fornecido pela ferramenta, acessa o seu provedor de domínio e inclui um novo registro do tipo TXT.

Após a verificação, independentemente do método escolhido, o painel do site será criado e você terá acesso às ferramentas. Porém, é importante salientar, que logo no início não haverão informações para ver nos relatórios. As informações serão coletadas e disponibilizadas a partir do cadastro na plataforma.

Visão Geral do Painel de Controle

Agora que você já logou e fez a verificação do site no Bing Webmaster Tools, entenda o que você vai encontrar no painel de controle.

painel do Bing Webmaster Tools
Painel do Bing Webmaster Tools

O menu com as ferramentas e relatórios disponíveis fica à esquerda da tela, mas outras áreas importantes estão marcadas na imagem com os seguintes números:

1 – Menu dropdown para selecionar a propriedade (site) desejada. Antes de qualquer análise ou configuração, verifique se você está no painel do site certo.

2 – Top Recommendations destaca as principais ações que o Bing recomenda para você, visando ter melhores resultados em SEO.

3 – Relatórios mostram a visão geral do principal relatório, o de desempenho nas buscas. Ali mesmo você encontra um link para ver o relatório completo.

4 – No ícone de engrenagem você terá acesso à API do Bing Webmaster Tools, preferências de comunicação (e-mails e alertas da ferramenta), contas conectadas do Google Search Console e idioma de apresentação. Já na foto você consegue visualizar e editar informações do seu perfil.

Agora que você já conhece o painel do Bing Webmaster Tools, vamos explorar os recursos e funcionalidades localizados no menu principal.

Principais Recursos e Funcionalidades do Bing Webmaster Tools

Conheça aqui os principais recursos e funcionalidades do Bing Webmaster Tools e como aproveitar cada um deles.

1. Desempenho da Pesquisa

Mostra as impressões, cliques e CTR (taxa de cliques) por página ou por palavra-chave de períodos desde os últimos 7 dias até os últimos 16 meses. Você ainda pode filtrar as informações por: 

  • Web e Chat: performance do site no buscador  ou na IA do Bing (Copilot);
  • Notícias: impressões, cliques e CTR de conteúdos de notícias no Bing;
  • Imagens: seus conteúdos que aparecem nos resultados de imagens;
  • Vídeos: dados dos seus vídeos nos resultados de busca;
  • Painel de Conhecimento: informações que aparecem em destaque quando a pesquisa é sobre pessoas, organizações ou locais;
  • Pesquisa e Indexação: relatório com dados de pedidos de pesquisa, erros de pesquisa e páginas indexadas, que mostram como o Bing está rastreando seu site.

2. Inspeção de URL

Em Inspeção de URL você consulta informações de uma página do site incluindo a URL no campo de busca e obtém informações como:

  • Indexação: o relatório irá informar se a URL está ou não indexada no Bing. Caso não esteja, basta clicar no botão “Pedir Indexação” para fazer a solicitação;
  • Problemas de SEO: abaixo das informações sobre indexação, uma seção irá mostrar erros de SEO nesta página e como corrigir;
  • Markup: a ferramenta listará todas as marcações schema encontradas na página, seja em JSON-LD, Microformats, OpenGraph ou Microdata.

3. Explorador do site

O Explorador do Site mostra um relatório das URLs, onde você pode escolher uma visão geral de todas as páginas ou filtrar por páginas com problemas de indexação e rastreamento.

Ao selecionar uma URL os dados mostram cliques, impressões, links, status code, última data de rastreamento, entre outras informações. Caso a URL não esteja indexada você pode solicitar a indexação, além de outras opções que podem ser úteis como testar a URL no robots.txt, bloquear a URL e inspecionar a URL para identificar problemas.

Explorador do Site Bing Webmaster Tools
Explorador do Site Bing Webmaster Tools

Na imagem acima as URL foram ocultadas, mas no painel são listadas as URLs já conhecidas pelo Bing e, a partir delas, você pode listar por URLs com problemas de rastreamento.

4. Mapas do Site

Em Mapas do Site você gerencia os sitemaps do seu site, muito semelhante ao recurso do Google Search Console. Além de enviar seus sitemaps, o relatório mostra informações dos sitemaps já enviados com dados sobre o status, último rastreamento e quantidade de URLs.

Vale destacar que cadastrar o sitemap ajuda o Bing a conhecer e rastrear suas URLs mais rapidamente. Portanto é um recurso que não deve ser negligenciado, ainda mais agora que sabemos que o SearchGPT utiliza a base de dados do Bing em suas consultas.

5. IndexNow

O IndexNow é um protocolo criado para notificar mecanismos de busca quando um novo conteúdo é publicado, atualizado ou deletado. E isso reflete na atualização dos resultados de busca de forma mais rápida e com economia de processamento para os buscadores.

O protocolo de código aberto foi criado pelo Bing e pelo Yandex em outubro de 2021, mas ainda não é utilizado pelo Google – que anunciou testes utilizando o IndexNow, mas até agora não adotou o protocolo

No Bing Webmaster Tools, todas as URLs enviadas via IndexNow aparecem nesta tela, com a data e a origem do envio.

6. Vínculos Regressivos

Vínculo Regressivos nada mais são do que links externos. O relatório Vínculos Regressivos para o Seu Site mostra os domínios e textos âncora que apontam para o seu site, mas o mais legal não é isso. Na aba Vínculos Regressivos para Qualquer Site também é possível ver informações de linkagem externa de qualquer outro site, ou seja, você pode comparar seus links com os dos seus concorrentes.

Essa é realmente uma funcionalidade muito legal para uma ferramenta gratuita. Pode-se usar para ter vários insights e ideias de como conseguir novos links e aumentar a autoridade do domínio.

Relatório de Links Externos Bing Webmaster Tools
Relatório de Links Externos Bing Webmaster Tools

Na imagem acima comparei os backlinks de Brasil Escola e Portal Educação (nenhum desses sites é meu), somente para mostrar que é possível gerar essa comparação, inclusive, entre dois sites de terceiros.

7. Pesquisa de Palavra-Chave

Sim, no Bing Webmaster Tools também tem ferramenta de pesquisa de palavras-chave gratuita. Basta digitar o termo desejado e ajustar os filtros: país/região, idioma, dispositivo e período (de 3 a 16 meses).

Além de um gráfico de volume de busca do termo ao longo do tempo, uma tabela com palavras-chave relacionadas mostra tendências e impressões.

Um recurso bastante útil para profissionais de SEO e totalmente grátis.

8. Recommendations

As recomendações são erros de SEO on-page encontrados nas páginas do site. No relatório eles são classificados em severidade alta, moderada e baixa. Ao clicar em cada erro especificado na tabela, você é direcionado a uma página com detalhes do problema e como corrigir.

São os erros listados neste relatório que geram as “Top Recommendations” na tela inicial da ferramenta,

9. Verificação de Site

Em Verificação de SIte é possível gerar um relatório atualizado indicando erros e problemas a serem corrigidos. A diferença dessa opção para Recommendations é que na Verificação de Site, o relatório é atualizado e começa a ser gerado assim que você solicita no botão.

Verificação de Site no Bing Webmaster Tools
Verificação de Site no Bing Webmaster Tools

No formulário de solicitação há algumas configurações possíveis, como gerar o relatório com base no endereço do site, de um sitemap ou de uma lista manual de URLs. Inclusive, o campo para digitar a URL é aberto, ou seja, é possível fazer essa verificação em sites de terceiros através da ferramenta.

10. Configuração > Controle de Rastreamento

Ainda no menu da esquerda, você encontra o Controle de Rastreamento, dentro de Configuração. Nesta página é possível configurar os horários em que o site mais recebe tráfego, para que os robôs do Bing evitem rastrear o site nesses períodos.

Controle de Rastreamento Bing Webmaster Tools
Controle de Rastreamento Bing Webmaster Tools

Configurar esse rastreamento pode ser bastante útil, principalmente em sites que recebem um grande número de visitas. Evitar os robôs do Bing em horários de pico pode ajudar na performance do site.

11. Configuração > Bloqueio de URLs

Nesta funcionalidade você pode bloquear a exibição de uma URL no Bing por um prazo de 90 dias. Se no final deste prazo a URL retornar status code 200, ela poderá ser reindexada. Um aviso será enviado ao e-mail do administrador oito dias antes que esse prazo encerre.

Você pode escolher entre bloquear uma URL específica ou um diretório inteiro. Além disso, também há a opção de bloquear a URL e o cache ou apenas o cache.

12. Ferramentas e Melhorias > Testador de Robots.txt

O Testador de Robots do Bing é bastante semelhante ao que o Google tinha no Search Console e descontinuou. Ele detecta automaticamente o robots.txt publicado e então você digita a URL no campo para verificar a permissão.

Simples de usar e pode ser útil quando o arquivo robots.txt é grande e tem muitas regras.

13. Ferramentas e Melhorias > Verificar Bingbot

Esta ferramenta ajuda a identificar IPs que aparecem nos registros de log. Você pode testar o IP para saber se pertence ao Bingbot, eles geralmente utilizam agentes de usuário como “Bingbot” ou “MSNBOT”.

14. Segurança e Privacidade > Avisos sobre Remoção de Direitos Autorais

Caso haja alguma infração relacionada a Direitos Autorais e o Bing identificar, você será notificado nesta página. Além disso, a cada registro você verá a opção de “Enviar uma Contranotificação”, onde poderá contestar a remoção.

15. Segurança e Privacidade > Gerenciamento de Usuários

Nesta página você verá informações sobre o administrador da conta e poderá incluir novos usuários. Para isso, basta digitar o e-mail a ser adicionado e escolher entre as funções de administrador, somente leitura ou leitura e gravação.

O acesso pode ser concedido a uma ou mais propriedades verificadas.

Como Melhorar o SEO Usando o Bing Webmaster Tools

Agora que você já conhece as funcionalidades da ferramenta, é hora de entender como esses recursos podem ajudar a melhorar os resultados de SEO. Abaixo vamos listar algumas oportunidades que o Bing Webmaster Tools pode nos trazer.

  • Identificar palavras-chave que mais exibiram suas páginas no Bing e explorá-las melhor;
  • Usar a ferramenta de pesquisa de palavras-chave para descobrir novas oportunidades;
  • Detectar e corrigir erros de indexação;
  • Utilizar o recurso de inspeção de URL para otimizar páginas específicas;
  • Configurar de rastreamento (crawl) personalizado e melhorar a performance do site;
  • Enviar o sitemap.xml para garantir que todas as páginas sejam rastreadas;
  • Utilizar o relatório de links externos para monitorar seus links e dos concorrentes;
  • E mais!

Essas são algumas das oportunidades de melhoria em que o Bing Webmaster Tools pode ajudar. Mas é claro que acompanhando os relatórios frequentemente, você terá ainda mais insights e ideias sobre seu site.

Por que meu site não aparece no Bing?

Antes de ter certeza de que seu site não está aparecendo no Bing, faça o seguinte teste: digite na busca do bing o comando site:meusite.com.br. Assim como no Google, este comando mostra todas as páginas indexadas pelo buscador, inclusive com o número total de resultados no topo.

Caso as suas URLs realmente não apareçam com este comando, verifique o seguinte:

  • O robots.txt está bloqueando o rastreador do Bing? Use a ferramenta Testador de Robots.txt para fazer essa verificação.
  • No HTML das suas páginas há a metatag noindex? Seu formato básico é  <meta name=”robots” content=”noindex”>.
  • O conteúdo é de baixa qualidade ou duplicado? O Bing prioriza conteúdos originais e de qualidade, portanto este pode ser o problema.
  • Você foi penalizado por usar técnicas de black hat? Tenha certeza de que você está seguindo as diretrizes do Bing e faça um SEO limpo.
  • As páginas estão retornando status code 200? Teste o status code das suas URLs em ferramentas como Httpstatus e garanta que as páginas não estão retornando status de erros.

Se seu site está cadastrado no Bing Webmaster Tools, não apresenta nenhum desses problemas e ainda assim não está indexado, é possível entrar em contato com o suporte técnico – que irei falar mais abaixo.

Suporte e Comunidade do Bing Webmaster Tools

Na página de suporte do Bing Webmaster Tools você consegue entrar em contato com a equipe do Bing através de um formulário. Você informa seus dados, o site para o qual deseja suporte e o tipo de problema.

Algumas possíveis soluções serão listadas para cada problema que você selecionar. Contudo, ao selecionar a opção “Outros” na pergunta “Com o que você precisa de ajuda?”, um campo será aberto para digitar seu problema para enviar ao suporte.

Além do suporte técnico você também pode encontrar ajuda para resolver a maioria dos problemas na Comunidade Bing. Apesar da pouca participação do público brasileiro, se você consegue se comunicar em inglês escrevendo, esta pode ser uma opção mais rápida do que o suporte.

Google Search Console vs. Bing Webmaster Tools

Pode ser surpreendente essa informação, mas ao comparar o Bing Webmaster Tools com o Google Search Console o Bing se destaca pela quantidade de recursos e relatórios. Há mais opções na ferramenta do Bing do que no Google.

Porém, ao longo dos anos o Google foi diminuindo a quantidade de ferramentas dentro do Search Console, visando simplificar e tornar o Search Console mais objetivo. Ainda assim, o conjunto de ferramentas do Google possui relatórios úteis e ferramentas importantes que visam mais análise do que configuração.

Na minha opinião o Search Console é imprescindível, pelo volume de tráfego do Google que é muito maior. Acompanhar a ferramenta é essencial para os profissionais de SEO. Enquanto isso, o Bing traz uma parcela de tráfego muito menor, por isso os dados de relatórios não se tornam tão atrativos, mas as ferramentas disponíveis dentro do Bing Webmaster Tools (como a de palavras-chave e de links externos) fazem com que ela ajude na estratégia de SEO.

Preparado para começar a usar o Bing Webmaster Tools?

Mesmo que o Google Search Console ainda seja uma ferramenta mais importante no trabalho de SEO, ignorar o Bing Webmaster Tools é um erro. Além de garantir a correta indexação e visibilidade de suas páginas no Bing, você ainda pode utilizar os recursos para fazer melhorias que vão impactar inclusive no tráfego vindo do Google.

Conhecer, explorar e aproveitar os melhores recursos dessa ferramenta é parte do trabalho investigativo que caracteriza o SEO. Portanto, não ignore o Bing, muito menos agora que ele é parceiro do SearchGPT.

Referências

Search Engine Market Share https://gs.statcounter.com/search-engine-market-share/all/brazil 

Bing Webmaster Tools Help & How-To Center https://www.bing.com/webmasters/help/

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