Como Saber o Número de Visitas de um Site

Existem diferentes maneiras de saber o número de visitas, acessos ou tráfego de um site. Quando você é o dono do site é mais fácil acompanhar não somente dados de visitas, mas também outras métricas que podem ajudar a melhorar a performance do site. Mas há também ferramentas que estimam o número de visitas de sites de terceiros.

Para ajudar ambos os casos, listei abaixo as melhores ferramentas (gratuitas e pagas) para quem quer descobrir como saber o número de visitas de um site. Você vai encontrar alternativas para acompanhar os dados do seu próprio site e também sites de terceiros.

Continue lendo para entender.

Número de visitas do seu site

A ferramenta mais utilizada para acompanhar as visitas (e muitas outras informações) do seu site é com certeza o Google Analytics. É uma ferramenta confiável e gratuita. Mas existem outras alternativas que ajudam a saber o número de visitas, confira abaixo.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta com muitos recursos e relatórios ricos. Ela é gratuita e pode ser utilizada por qualquer pessoa. Basta instalar um pequeno script que a própria ferramenta fornece no cadastro, em todas as páginas do site e os dados começam a aparecer no seu painel imediatamente.

Os dados são extremamente confiáveis e a ferramenta está sempre se aprimorando. Através dos relatórios (que são muitos) você terá acesso a muita informação sobre o público que acessa o site, fontes de tráfego, detalhes sobre o acesso às páginas e inúmeros dados interessantes que vão te ajudar a aprimorar seu site baseado em informações realistas.

Os relatórios são ricos e apresentam tabelas, gráficos, seleção por datas e diversos filtros. À primeira vista pode parecer complexo, mas você consegue acessar dados básicos de visitas facilmente e, aos poucos, pode evoluir em suas análises. Quando você acessar a sua conta, o primeiro relatório que você irá ver já resume todas as principais informações que você necessita.

Google Search Console

Já o Google Search Console, outra ferramenta gratuita do Google, não mostra dados exatos de visitas, mas sobre como suas páginas aparecem no resultado de busca do Google. Lá você encontra números de impressões, cliques e posição no ranking, o que pode ajudar a entender o tráfego orgânico que chega no seu site através do Google.

A verificação do seu site no Google Search Console pode ser feita através de uma meta tag no HTML ou um arquivo que você envia para a raiz do site no servidor (ou ainda através do registro de domínio e também do Google Tag Manager, mas essas são alternativas mais avançadas).

A partir da verificação, o Google Search Console começa a coletar informações sobre as suas páginas nos resultados de busca do Google e você poderá acompanhar na plataforma. Esses dados ajudam a pensar em novos conteúdos, melhorar o SEO e corrigir problemas comuns. Portanto, vale a pena utilizar a ferramenta.

Bing Webmaster Tools

O Bing Webmaster Tools é uma ferramenta praticamente idêntica ao Google Search Console, só que com dados da pesquisa do Bing (e mais alguns recursos extras como pesquisa de palavras-chave). E mesmo que o buscador do Bing não traga tanto tráfego como o Google, acompanhar os dados da ferramenta pode ajudar a melhorar seus resultados (inclusive nos outros buscadores).

Você pode fazer a verificação do site das mesmas formas que no Google Search Console ou mesmo importar seus sites já verificados na ferramenta do Google, o que facilita bastante o processo). Por isso, considerando que a ferramenta é gratuita e fácil de utilizar, vale a pena acompanhar o tráfego, visibilidade e as visitas do site através dos dados do Bing também.

Jetpack para WordPress

Uma opção para quem utiliza WordPress (tanto no servidor como no wordpress.com) é o Jetpack. O Jetpack é um conjunto de ferramentas para blogs que entre outras coisas, ajuda a monitorar as visitas do site. Com ele é possível acompanhar relatórios de acesso no próprio painel do WordPress.

O Jetpack tem versão paga, com mais recursos, mas a versão grátis é suficiente para acompanhar dados de visitas e ainda agregar outras funcionalidades da ferramenta. Portanto para quem utiliza WordPress e busca uma opção prática, instalar o plugin Jetpack é uma forma fácil de saber quantas visitas tem um site.

Número de visitas de sites de terceiros

Já quando você quer saber qual o número de visitas de um site de terceiro, que não é seu, há maneiras de se ter uma estimativa – mas não dados exatos. Isso pode ser útil para estudar a concorrência na Web ou nos resultados de busca do Google, por exemplo.

Para saber o número de visitas aproximado de um site que não é seu, existem ferramentas como Ahrefs e Ubersuggest que são gratuitas e a SEMRush que tem essa opção de relatórios somente na versão paga. Saiba mais sobre cada uma das alternativas abaixo.

Ahrefs

Com uma conta grátis no Ahrefs você consegue dados de visitas de qualquer site com algumas limitações de informações na ferramenta Verificador de Tráfego (ou Traffic Checker). Mas os dados disponibilizados pela Ahrefs gratuitamente já podem dar bons insights e ideias de como está o tráfego do site da concorrência.

Na versão free ela mostra a estimativa de tráfego em um gráfico dos últimos 6 meses, as principais palavras-chave e páginas, além dos principais países que geram tráfego para o site.

Ubersuggest

A Ubbersuggest, do Neil Patel, também é uma opção de ferramenta que mostra dados de visitas na versão grátis. Com uma conta gratuita você consegue ver um gráfico de visitas dos últimos 4 meses de qualquer site na internet. Além disso, a ferramenta também mostra as principais páginas e palavras-chave que geram tráfego para o site.

Além dessa funcionalidade, você ainda consegue fazer com a conta gratuita: 3 consultas diárias na pesquisa de palavras-chave, relatório de backlinks, entre outros recursos da ferramenta. Portanto, mais uma boa opção para saber quantas visitas tem um site.

SEMRush

Eu também não poderia deixar de falar na SEMRush, que apesar de swer uma ferramenta paga, tem muitos relatórios e recursos que ajudam webmasters a crescer na internet. Assinando a ferramenta você consegue acesso a relatórios de estimativa de tráfego, palavras-chave e backlinks com muitos gráficos e detalhes.

Para quem pode assinar a ferramenta, os recursos e relatórios ajudam a profissionalizar muito o trabalho. Com ela temos a base de informações e monitoramento necessário para competir no tráfego orgânico. Sou muito fã da SEMRush, indico de olhos fechados. Mas também preciso dizer que estou usando um link de afiliado, e se você assinar a ferramenta através dele eu ganho comissão (e você ajuda a manter este blog)

E estas são as ferramentas que eu indico para saber quantas visitas tem um site. Não exatamente, mas uma boa estimativa. Se você testar qualquer uma das ferramentas, volte aqui nos comentários para contar o que achou e se foi útil para você.

Deixe um comentário