Essa dúvida é muito comum! Quem tem um site, naturalmente, quer saber quantas pessoas acessam, de onde essas pessoas são, onde estão encontrando o site, quais são as páginas mais acessadas e enfim, todo tipo de informação que vai ajudar a manter e melhorar as páginas.
Existem alguns recursos como contadores de visitas e acessos, mas esse, em sua maioria, não é confiável e nem muito profissional. Se você quer realmente entender o tráfego de seu site e ter insights de como atrair ainda mais visitantes, é importante usar uma ferramenta mais poderosa como o Google Analytics.
Google Analytics: uma ferramenta do próprio Google
O Google Analytics é uma ferramenta com muitos recursos e relatórios ricos. Ela é gratuita e pode ser utilizada por qualquer pessoa. Basta instalar um pequeno script que a própria ferramenta fornece no cadastro, em todas as páginas do site e os dados começam a aparecer no seu painel imediatamente.
Os dados são extremamente confiáveis e a ferramenta está sempre se aprimorando. Através dos relatórios (que são muitos) você terá acesso a muita informação sobre o público que acessa o site, fontes de tráfego, detalhes sobre o acesso às páginas e inúmeros dados interessantes que vão te ajudar a aprimorar seu site baseado em informações realistas.
Os relatórios são ricos e apresentam tabelas, gráficos, seleção por datas e diversos filtros. À primeira vista pode parecer complexo, mas você consegue acessar dados básicos de visitas facilmente e, aos poucos, pode evoluir em suas análises. Quando você acessar a sua conta, o primeiro relatório que você irá ver já resume todas as principais informações que você necessita.
Se você quiser continuar navegando e descobrir mais sobre o Google Analytics, pode acessar, por exemplo, o relatório de Localização, dentro de Público-Alvo.
Há muito mais informações e relatórios inteligentes no Google Analytics. A instalação é fácil e a ferramenta é gratuita.
Como criar uma conta e usar o Google Analytics
Acesse o site do Google Analytics e faça login com uma conta Google (se você usa Gmail já deve ter uma). Dentro da plataforma, crie uma nova conta informando os dados do site que você deseja monitorar.
Ao preencher as informações você irá precisar aceitar os termos de uso e, em seguida, a ferramenta irá fornecer seu script no seguinte formato:
<script> (function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-11111111-1', 'auto'); ga('send', 'pageview'); </script>
Esse script deve ser inserido dentro do HTML em todas as páginas do site, preferencialmente no início da tag <body>.
Depois de instalado, você pode fazer um teste navegando pelo site e verificando se a sua visita aparece no relatório de Tempo Real, disponível no menu de relatórios logo nos primeiros itens.
Utilize o Google Analytics para monitorar suas visitas e tenha relatórios muito mais profissionais. Com bom uso desses dados você poderá criar uma estratégia muito mais eficiente para atrair ainda mais visitantes para seu site.
Profissional de Marketing de Conteúdo & SEO trabalhando com Tecnologia e Marketing desde 2007. Bacharel em Sistemas de Informação pela Unisinos e Especialista em Gestão de Pessoas pelo Unilasalle.