Link Building: O que é e como fazer?

Uma boa estratégia de Link Building pode aumentar a autoridade de um site, permitindo que ele consiga concorrer com outros sites relevantes nas buscas. No entanto, conquistar links não é uma tarefa fácil. Essa etapa do trabalho de SEO exige esforço, conteúdo estratégico e networking com outros criadores de conteúdo.

Além disso, é preciso ter cuidado para não infringir as diretrizes do Google e acabar levando uma penalização.

Quer aprender como fazer Link Building da forma correta em 2024? Neste artigo, eu reuni dicas de técnicas e ferramentas que podem transformar sua estratégia. Continue lendo para entender.

Link Building é um conjunto de técnicas e estratégias para conquistar links de outros sites que apontem para as páginas do seu.

Na prática, cada link que uma página do seu site recebe é como um voto para aquele conteúdo. Dependendo da autoridade do site que linka, você pode ganhar uma pontuação maior ou menor.

Nos primórdios do trabalho de SEO, o Google ainda divulgava o que era chamado de PageRank. Havia até um script para exibir a nota no site. porém, como profissionais de SEO começaram a criar estratégias para manipular esta nota, ela passou a ser um indicador interno que o Google não divulga mais.

Portanto, fazer Link Building nada mais é do que conseguir links apontando para suas páginas, para que assim elas se tornem mais relevantes para o algoritmo do Google.

Link juice, que em tradução literal significa “suco do link”, é uma metáfora usada em SEO para descrever a autoridade, relevância e valor que um link transmite de uma página para outra.

Quando uma página na internet possui links para outras páginas, ela “passa” uma parte dessa autoridade através dos links. Isso significa que, se um site com alta autoridade linka para o seu, ele pode transferir uma parte de sua credibilidade, o que colabora com a sua estratégia de SEO.

Distribuição de Link Juice
Distribuição de Link Juice

Existem quatro tipos de links que é preciso compreender antes de iniciar uma estratégia de Link Building: links internos e externos e os links follow e nofollow. 

Em uma estratégia de Link Building tanto os links internos quanto os externos têm um importante papel na construção da autoridade das páginas.

Enquanto os links externos recebidos de outros sites trazem a autoridade repassada por eles, os links Internos distribuem este link juice entre as páginas dentro do próprio site.

Por isso é um engano pensar que o trabalho de Link Building diz respeito apenas à conquista de links externos. Pois sem uma boa estrutura de linkagem interna, o link juice pode ser desperdiçado.

Também é preciso se atentar ao atributo nofollow. Quando um link possui o atributo “rel=nofollow” no HTML, isso indica aos robôs de busca que a autoridade não deve ser transmitida, embora os links possam ser rastreados mesmo assim.

O padrão de tipo de link na Web são links follow, tanto que na ausência do atributo em uma tag de link no HTML, este será interpretado como um link follow. Para indicar que um link não deve passar link juice, é preciso incluir o atributo “rel=nofollow” no HTML do link.

A maioria dos sistemas de comentários e fóruns na internet usam por padrão os links nofollow, para evitar que usuários usem o espaço para fazer spam de links.

As estratégias de Link Building, também chamadas de SEO Off Page, é a parte do trabalho de otimização que gera autoridade e relevância para as páginas do site. Esse trabalho torna as páginas mais competitivas frente aos concorrentes e, dependendo do nicho, tornam-se essenciais para aumentar a visibilidade nas buscas.

Isso porque mesmo com todas as otimizações internas e criação de conteúdo, a qualidade dos links de um site pode ser o diferencial que falta para que ele suba no ranking do Google.

Contudo, a conquista de links externos deve ser feita de forma ética e, preferencialmente, orgânica. Pois grande parte das penalizações que o Google aplica a sites hoje ocorrem devido à manipulação ou compra de links (prática que vai contra as diretrizes do buscador).

Os robôs de busca do Google varrem a Web através dos links que encontram nas páginas. Ao rastrear o conteúdo de uma página, os links encontrados são catalogados e visitados também.

Ao encontrar um link o Google verifica o atributo nofollow, o contexto, o texto âncora (texto exibido para o usuário) e autoridade da página. Essas informações são armazenadas e tratadas pelo algoritmo que vai ajustando a autoridade das páginas da Web com base nesses dados.

Os critérios exatos que levam uma página às primeiras posições do Google não são divulgados. Mas através de testes e resultados, a comunidade de SEO ainda acredita muito na força dos links para melhores resultados nas otimizações.

Utilizar métricas para acompanhar os resultados é a melhor forma de saber se uma estratégia de Link Building está colaborando com o SEO como um todo.

Dentre as métricas de Link Building mais conhecidas e utilizadas pelos profissionais de SEO estão:

  • Domain Authority (DA): uma métrica da Moz que faz um cálculo parecido com o antigo PageRank para atribuir uma nota ao domínio de um site. Ela pode ser verificada gratuitamente através do Link Explorer.
  • Page Authority (PA): Parecida com o DA, porém o PA é referente a cada página do site. Você também pode verificar o PA na Link Explorer.
  • Domain Rating (DR): Métrica da Ahrefs similar ao Domain Authority que dá uma nota de 0 a 100 para o domínio com base na relevância de seus backlinks.

O ideal é acompanhar mensalmente essas métricas e trabalhar sempre para aumentar os indicadores. Apesar de não serem métricas utilizadas pelo Google, elas dão um norte sobre como está a autoridade do site com base em seus links.

Existem boas ferramentas de Link Building amplamente utilizadas por profissionais de SEO. Algumas gratuitas e muitas delas pagas. Conheça um pouco sobre cada uma delas e suas principais funcionalidades:

Screaming Frog: faz uma varredura no site e mostra um relatório de links quebrados ou com redirecionamento, o que ajuda a manter a linkagem interna em dia. Além disso, ela coleta informações sobre meta tags, imagens, conteúdo e mais um monte de dados sobre o SEO OnPage. Tem limitação de 500 URLs na versão grátis.

Google Search Console: Além dos relatórios muito úteis sobre o desempenho do site na pesquisa, na opção Links no menu, a ferramenta mostra os principais links internos, conteúdos linkados externamente e os sites que linkam. É uma boa amostra para descobrir de onde vêm seus principais links. A ferramenta é totalmente grátis.

Moz Link Explorer: Esta possui plano pago, mas é possível fazer 10 consultas grátis por mês. É na Link Explorer que você descobre o Domain Authority (DA) do domínio e o Page Authority (PA) das suas páginas. O relatório também mostra os principais links que o site recebe.

Ubersuggest / Neil Patel: Outra ferramenta paga, mas que disponibiliza uma consulta grátis por dia. Ela mostra o DA, um gráfico de links ganhos e perdidos ao longo do último ano e os principais links externos. É possível consultar URLs dos concorrentes.

Ahrefs: Ahrefs é uma ferramenta que permite analisar backlinks e identificar oportunidades. Ela facilita a análise de domínios de referência, qualidade de links e textos âncora. O Content Explorer também ajuda a encontrar conteúdos populares que atraem links, o que pode ajudar na conquista de novos links.

SEMRush: Da mesma forma, a SEMRush também oferece relatórios com dados sobre os links recebidos e com métricas importantes. Com o Link Building Tool, ela sugere sites de qualidade para parcerias e ajuda a encontrar novas oportunidades de links.

Uma auditoria de links deve incluir identificar problemas de linkagem interna, qualidade dos links externos recebidos, métricas e média das métricas dos concorrentes e oportunidades de links tanto internos quanto externos.

Visto isso, para fazer uma auditoria de links em um site, eu sigo o processo a seguir.

  1. Verifico os links internos usando a Screaming Frog e corrijo links quebrados ou com redirecionamentos.
  2. No Google Search Console, vejo quais são os conteúdos mais linkados e os principais domínios que linkam para minhas páginas. Documento em uma planilha os links muitos bons (de sites com alto DA) e também os links muito ruins, candidatos a serem rejeitados na ferramenta Disavow.
  3. Confiro o Domain Authority atual do domínio e o Page Authority das principais páginas do site com a Link Explorer da Moz e documento isso também.
  4. Quando o cliente tem os planos pagos da SEMRush, Ahrefs e Ubersuggest, analiso o site nessas ferramentas também, sempre registrando métricas e links importantes.

Ao final, crio um relatório com as principais informações coletadas e faço uma análise sobre a situação atual e quais seriam as métricas ideais para concorrer na busca dentro do nicho do cliente.

Além disso, quando existe um link ruim, de um site de spam ou de algo que não tem relação com o conteúdo, o melhor a fazer é rejeitar este link. Para essa função existe o Disavow Links do Google. Mas é claro que isso deve ser feito com muita cautela. Deve-se rejeitar apenas links muito ruins que você acredita estar prejudicando a autoridade do site.

Além dessas ferramentas, você pode (e deve) fazer um controle interno registrando mensalmente o DA do domínio para acompanhar sua evolução ao longo do tempo.

Há muitas maneiras de conseguir bons links para suas páginas, seja de forma ativa ou de forma orgânica. Contudo é preciso lembrar que o trabalho de Link Building deve visar resultados a longo prazo

Afinal o trabalho passa por muitas etapas, depende do rastreamento dos robôs de busca e do algoritmo do Google, além de não se ter uma garantia clara de quando o resultado vai vir.

Mas nos meus projetos de SEO, as estratégias que mais funcionam para aumentar a autoridade dos sites e ganhar links para minhas páginas são as que listei abaixo.

Conteúdo rico

Pode parecer uma dica simples, mas é de verdade o que mais funciona por aqui. Um bom conteúdo, com informações ricas, gráficos, imagens com esquemas, tudo bem escrito e bem organizado. 

Ao longo do tempo, conteúdos assim começam a receber links de forma orgânica. Seus dados, imagens e informações são mencionados em outros sites.

É a forma mais limpa e efetiva de conquistar links. Mas é claro que na urgência de resultados em SEO não podemos depender somente dessa estratégia. Por isso, veja mais técnicas a seguir.

Guest post: escrever como convidado

Esta é uma das formas mais utilizadas por profissionais de SEO para conseguir bons links na Web. Você basicamente procura oportunidades para escrever em outros sites como convidado ou colunista e negocia o uso de links dentro desses conteúdos apontando para suas páginas.

E é relativamente fácil de conseguir espaço em outros sites. Muitos administradores de sites e blogs gostam de receber bons conteúdos para publicar, desde que sejam bons artigos e estejam alinhados ao seu conteúdo.

Você pode encontrar sites para publicar pesquisando no Google por “seja colunista” ou “aceitamos guest post”, por exemplo. Mas também pode encontrar outros criadores de conteúdo em grupos do Linkedin e do Facebook.

Dica extra: Existe uma plataforma especialista nesse assunto, a Guest Post. Que foi criada para conectar criadores de conteúdo que buscam este tipo de parceria. 

A técnica de Link Bait, ou isca de link, é criar um tipo de conteúdo estrategicamente pensado para ser linkado em outros sites. Bons exemplos de Link Bait são infográficos e e-books.

Quando criamos um bom infográfico ou um e-book útil e gratuito, é natural que esse material acabe sendo linkado por outras fontes na internet. 

Mas para isso acontecer, o material precisa ser bem feito. Dedique tempo para pesquisar, escrever e fazer uma arte visual atrativa. Pense nisso como um material pago, mas em vez de dinheiro você ganhará links.

Uma forma mais trabalhosa, mas que pode gerar bons links é procurar manualmente as oportunidades e entrar em contato direto com os administradores de sites. 

Exemplo: Faça uma pesquisa sobre conteúdos similares ao seu e busque links quebrados (apontando para páginas que não existem mais). Ao identificar links como este, entre em contato com o responsável sugerindo a troca do link quebrado por um link de um conteúdo seu que aborda o mesmo assunto.

Apesar de exigir mais esforço e tempo, o simples fato de entrar em contato com outros proprietários de sites também pode abrir portas para outras oportunidades. Isso é networking.

Estas são algumas das técnicas de link building que mais utilizo. Mas se você trabalha com uma grande marca, o recomendado é trabalhar em conjunto com a assessoria de imprensa para alinhar as estratégias e incluir a conquista de links como um objetivo em comum.

Conclusão

Link Building é a parte do trabalho de SEO que busca conquistar links para aumentar a autoridade e relevância de um site. Mas é preciso saber que este trabalho demanda tempo e esforço, além de que as métricas mais comumente utilizadas para mensurar os resultados não são oficiais do Google.

No entanto, esta ainda é uma parte fundamental da estratégia de quem deseja subir posições no ranking do Google e aumentar o tráfego orgânico. Sendo que, dentre as técnicas seguras mais utilizadas estão o conteúdo de qualidade, guest posts, link bait, busca ativa por links e trabalho em conjunto com assessoria de imprensa.

Por fim, lembre-se de sempre priorizar a ética e a qualidade dos conteúdos em uma estratégia de Link Building. Seguindo as diretrizes do Google e mantendo uma rotina de monitoramento e busca de novas oportunidades de links, o trabalho tende a agregar e acelerar os resultados de SEO.

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