O que é status code e por que é importante em SEO?

Quando navegamos pela Web, cada vez que acessamos uma URL, uma requisição é enviada ao servidor que hospeda aquele site. Essa comunicação é feita através do protocolo HTTP que é uma sigla para Hypertext Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto).

Esse código, de três dígitos, indica se a página existe e vai ser retornada, se há um redirecionamento ou algum erro. Mais abaixo você vai encontrar uma lista dos códigos de resposta mais comuns.

Mas por que eu estou falando deste assunto tão técnico aqui em um blog sobre Marketing Digital?

Bom, apesar de o SEO ter ficado cada vez menos técnico ao longo dos anos, essa ainda é uma análise necessária para quem está otimizando um site. Isso porque esses códigos de resposta determinam o que os robôs de busca fazem com cada URL rastreada. Não basta uma página ser exibida normalmente para o usuário no navegador, ela precisa retornar o status code correto para ser rastreada pelo Google.

Tópicos deste post:
Lista de status code
Erros comuns
Como testar e monitorar o status code das páginas
Conclusão

Lista de status code

Abaixo estão os códigos de resposta mais utilizados e seus significados. Também tenho uma lista completa de status code para você colocar nos favoritos para futuras consultas.

É importante saber que o número inicial indica se o código é informativo (1), de sucesso (2), redirecionamento (3) ou erro (4 ou 5). E cada um deles transmite uma mensagem ao robô de busca, que vai usar essa informação para decidir se rastreia e indexa aquela página ou não.

CódigoSignificadoDescrição
200OKEssa é a resposta esperada e indica que a requisição foi bem sucedida.
301Redirecionamento PermanenteIndica que a página foi movida permanentemente e sua autoridade e relevância ganha por backlinks deve ser transferida para a nova página.
302Redirecionamento TemporárioIndica que a página foi movida temporariamente e que o robô de busca não deve tomar nenhuma ação até visitá-la novamente.
404Erro, Página não EncontradaA URL solicitada não existe e, a partir desse erro, a página será removida do índice do Google em breve
500Erro Interno do ServidorEste é um erro genérico que indica que o servidor não está respondendo às requisições. O Google não conseguirá rastrear as páginas nesse momento e tentará novamente algum tempo depois.
503Servidor IndisponívelAcontece quando o servidor está sobrecarregado ou fora do ar temporariamente. O Google não conseguirá rastrear as páginas nesse momento e tentará novamente algum tempo depois.

Estes são os principais erros encontrados e que podem gerar algum prejuízo em SEO. Mas consulte também a minha lista completa de status code para conhecer todos os códigos existentes.

Erros comuns

Alguns erros de status code são tão comuns que estão no meu checklist de SEO. Vou listar aqui os que mais encontro nos projetos de SEO com que trabalho.

Página de erro com status code 200

A página não é encontrada, mas o status code indica “sucesso!”. Esse problema também é chamado de Soft 404

Na prática o que acontece é que o Google vai entender como uma URL válida e poderá indexar essa página de erro no buscador. Se, por acaso, um usuário chegar nessa página e se deparar com um erro, você estará alimentando a sua taxa de rejeição. O usuário será frustrado e vai desistir do site e voltar para a busca.

É por isso que páginas não encontradas devem retornar status code 404, deixando claro aos robôs de busca que essa página não deve ser rastreada ou indexada.

Redirecionamento com status code 302

Conforme você viu na lista acima, a diferença entre 301 e 302 é se o redirect é permanente ou temporário

Quando o Google encontra um redirect 301, ele atribui toda a autoridade e relevância da página antiga para a nova e assume a nova URL nos resultados de busca. Se o código de resposta é 302, ele vai revisitar essa página outras vezes pressupondo que em breve o redirecionamento vai ser removido.

O grande valor do status code 301 para SEO é porque, se uma URL é alterada ou uma página é substituída por outra, ele ajuda a não perdermos todo o tráfego que a página antiga trazia para o site. 

Site em manutenção com status code 404

Muitas vezes o desenvolvedor precisa tirar o site do ar para fazer alguma alteração ou atualização. Porém, simplesmente tirar o site do ar vai gerar uma série de erros 404, a cada requisição de URL. E, quando encontra um erro 404, a decisão do Google é remover a página do índice e não rastrear mais essa URL.

O mais correto nesse caso é configurar o status code como 503, que indica que o site está fora do ar temporariamente. Quando o robô de busca do Google encontra esse código de resposta, ele para de rastrear o site e tenta novamente algum tempo depois.

Como testar e monitorar o status code das páginas

Para monitorar erros de status code das suas páginas, a melhor ferramenta é o Google Search Console. Se você está fazendo SEO, já deve ter feito a verificação nessa ferramenta para utilizar outros recursos, então acompanhe frequentemente o relatório de “Cobertura”.

Lá irão aparecer casos de soft 404, redirecionamentos, páginas com permissão negada, entre outros.

Já para testar URLs manualmente e descobrir o status code de cada uma, use o HTTPStatus.io. Essa ferramenta pode ser útil quando você identifica que uma URL não está sendo rastreada ou indexada e ainda não sabe o motivo. O relatório mostra todo passo a passo dos status retornados durante a requisição.

Conclusão

Sim, esse pode ser um assunto bem chato. Hoje em dia todos os esforços em SEO estão direcionados à conteúdo e experiência do usuário. Sabemos que isso realmente determina o sucesso de uma otimização. 

Porém, questões técnicas, apesar de chatas, não podem ser esquecidas. Você pode estar investindo tempo e dinheiro na criação de páginas e conteúdos excelentes enquanto o Google não está rastreando e indexando as páginas como deveria. Isso pode estar prejudicando seu trabalho.

Por isso, entender o significado de cada código de resposta e usá-los corretamente vai fazer total diferença na sua otimização. E depois de corrigir possíveis problemas o ideal é manter sempre o monitoramento através das ferramentas que indiquei e estar atento a novos erros que surgirem ao longo do trabalho.

Fazer SEO é, em grande parte, manter e aprimorar o que já está feito. Uma otimização nunca estará 100% pronta, tenha isso em mente.

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