O formato da URL das páginas na Web carrega informações importantes sobre o conteúdo, segurança e autoridade da página. Isso porque a URL é analisada pelos robôs de busca do Google (e outros buscadores), que consideram esses dados na hora de catalogar e classificar as páginas nos resultados de busca.
Porém, nem sempre as URLs de um site são amigáveis. É comum encontrar URLs com códigos, parâmetros e outras informações incompreensíveis pelos usuários e, consequentemente, para os bots do Google.
Por isso, neste artigo, vou explicar o que é uma URL amigável, sua estrutura ideal, como criar boas URLs para SEO e dicas de como otimizá-las no WordPress. Continue lendo para saber.
Índice
O que é URL?
A sigla URL significa “Uniform Resource Locator”, ou “Localizador Uniforme de Recursos” em português. A URL é o que mais comumente chamamos de “link” de uma página, ou seja, seu endereço na internet.
Na Web, cada URL é única e acessa um conteúdo específico e para saber qual é a URL de uma página, basta verificar a barra de endereço do navegador.
O que é uma URL Amigável?
Uma URL amigável é aquela que é possível ler e compreender as informações. Muitas vezes apenas lendo a URL conseguimos entender do que se trata o conteúdo da página e sua localização na estrutura de um site.
E é dessa forma que o Google espera encontrar URLs quando rastreia conteúdos na internet. Ela deve ser amigável (e legível) tanto para os usuários quanto para os robôs de busca.
Veja a diferença entre uma URL não amigável e uma URL amigável:
www.meusite.com.br/233/post.html?num=12
www.meusite.com.br/receitas/bolo-de-chocolate
Mesmo sem acessar a segunda URL é fácil entender que se trata de uma receita de bolo de chocolate. Ao contrário da primeira URL, que não passa nenhuma informação relevante sobre seu conteúdo.
Estrutura de uma URL
A estrutura ideal de uma URL contém informações importantes que ajudam a entender o conteúdo e demonstram que a página é confiável.
Veja a anatomia de uma URL amigável:
Importância das URLs Amigáveis para SEO
Quando o assunto é otimização para mecanismos de busca (SEO), as URLs têm papel importante. Junto com a tag title e a heading tag h1, ela indica aos robôs de busca qual é o assunto principal da página.
Além disso, tornar a URL compreensível pelo usuário também melhora a experiência do usuário, que compreende melhor a estrutura do site e facilita a navegação.
Sem falar que as URLs amigáveis tendem a aumentar a taxa de cliques (CTR) nos resultados de busca, pois agregam informação ao conteúdo do título e descrição que aparecem na SERP (Search Engine Results Page).
Como criar URLS amigáveis para SEO
Agora que você entendeu a importância das URLs amigáveis para SEO, confira essas dicas que preparei para que você comece a otimizar suas URLs.
- Use a palavra-chave principal na URL: Reforce a relevância da página para a palavra-chave escolhida utilizando-a na URL de forma clara.
- Prefira URLs curtas: As URLs curtas e objetivas funcionam melhor do que URLs muito longas e com informações demais.
- Utilize hífen para separar palavras: URLs não permitem espaços em branco, então use hífen para separar palavras. Evite colar uma palavra na outra e nem utilize underline ( _ ).
- Use letras minúsculas: Nomes de pastas e arquivos html na estrutura da URL fazem diferença na hora da execução. Portanto, use somente letras minúsculas para evitar erros 404.
- Use protocolo HTTPS: Configure seu site para utilizar sempre o protocolo HTTPS para tornar a navegação mais segura e confiável para o usuário.
- Não coloque data na URL: Colocar data na URL vai desvalorizá-la com o tempo. Mesmo que você atualize o conteúdo regularmente, o usuário terá a sensação de que o conteúdo é desatualizado.
- Crie URLs legíveis: Use termos simples, evite abreviações e procure usar apenas termos fortemente ligados ao conteúdo da página.
- Simplifique a URL: Elimine artigos, verbos de ligação e palavras desnecessárias para tornar a URL mais enxuta.
Seguindo essas dicas você terá URLs otimizadas e estratégias para SEO. Mas lembre-se de que se você for editar alguma URL existente é extremamente importante redirecionar a URL antiga para a nova utilizando status code 301 (redirecionamento permanente). Ou você corre o risco de perder todo o tráfego e relevância já conquistada pela página.
Como configurar URLs amigáveis no WordPress
Para configurar URLs amigáveis no WordPress é preciso acessar o painel, no menu Configurações > Links Permanentes. Você encontrará esta tela:
Escolha a opção “nome do post” para usar automaticamente o título do post na URL, mas podendo editar na hora da publicação se assim desejar. Ou selecione “estrutura personalizada” e utilize as tags padrão para montar outro formato (utilizando o nome da categoria, por exemplo).
Para saber mais sobre a configuração de links permanentes no WordPress, leia esta página de ajuda no wordpress.org.
Conclusão
Usar URLs amigáveis é fácil na maioria das plataformas e gerenciadores de conteúdo (como o WordPress). Por isso, é uma otimização que não deve ser negligenciada. Por ter um peso muito importante em SEO e ser facilmente customizada, ela se torna parte obrigatória de uma estratégia de SEO.
Além de seguir as dicas de como criar URLs amigáveis, legíveis para o usuário e para o Google, lembre-se de configurar corretamente sua plataforma. Assim, as páginas seguirão um padrão de URL, que também ajuda a melhorar tanto o SEO quanto a experiência do usuário.
Por fim, nunca esqueça de redirecionar as URLs que você alterar com redirect 301. No WordPress você pode usar um plugin como o Redirection para criar redirecionamentos de forma fácil.
Quer aprender outra técnica de SEO para aumentar seu tráfego orgânico? Leia meu artigo sobre Links Internos e SEO.
Profissional de Marketing de Conteúdo & SEO trabalhando com Tecnologia e Marketing desde 2007. Bacharel em Sistemas de Informação pela Unisinos e Especialista em Gestão de Pessoas pelo Unilasalle.