15 regras para criar conteúdos realmente relevantes

15 regras para criar conteúdos realmente relevantes

Regras para um conteúdo relevante

Escrever um texto sem erros grotescos de português com uma rasa explicação sobre um tema qualquer é fácil. Criar um conteúdo rico, que atenda as expectativas do leitor e entregue informação útil e fácil de consumir… bom, é aí que começamos a separar os homens dos meninos.

A profissão de redator tem sido um tanto quanto desvalorizada depois da ascensão do Marketing de Conteúdo no Brasil, por volta de 2014. Desde que os resultados em SEO passaram a depender de um bom investimento em Conteúdo, a demanda por redatores aumentou. Só que encontrar um redator realmente capacitado para criar conteúdos que enriqueçam nossas estratégias está cada vez mais difícil.

Pensando nisso, listei 15 regras que deveriam ser seguidas por quem cria conteúdo para a Web. Depois de entender todas elas, pesquise no Google por assuntos de nichos concorridos como Saúde e Educação e me diga se os primeiros do ranking não fazem exatamente isso que eu estou propondo aqui.

Tópicos deste post:
1 – Responda a pergunta do usuário rapidamente
2 – Mencione suas fontes
3 – Fale com a sua persona
4 – Simplifique as coisas
5 – Use tabelas, gráficos, diagramas
6 – Use imagens para facilitar a compreensão
7 – Capriche na escrita
8 – Revise
9 – Inclua citações, frases e teorias
10 – Relacione informações ou acontecimentos
11 – Conte uma história
12 – Mostre novos pontos de vista
13 – Organize a informação
14 – Formate de forma atrativa
15 – Crie um título efetivo
BÔNUS: Checklist das regras para criar conteúdos relevantes
Referências

1 – Responda a pergunta do usuário rapidamente

Eu não sei como em pleno 2020 ainda tem gente que cria um conteúdo de 1000 palavras e deixa para responder a dúvida do usuário no último parágrafo. Afinal é bem comum encontrar textos por aí que contam histórias, enrolam, falam de assuntos paralelos para deixar o que interessa lá no final do texto.

Quem usa essa estratégia ainda não entendeu como as pessoas usam a internet (e principalmente o Google) nos dias de hoje. Quanto menor for o esforço do usuário para encontrar o que busca, mais satisfeito ele ficará.

Isso irá refletir também nas suas estratégias de SEO, já que o site ganha mais credibilidade e, se você tiver uma boa estratégia de retenção, é provável que muitos usuários continuem navegando pelos seus conteúdos.

2 – Mencione suas fontes

Você pode ter um monte de informações na cabeça e ter certeza de que são verídicas, mas quem está lendo não sabe. Então a regra aqui é mencionar as fontes: livros, artigos, notícias, etc. Sempre que possível, colocando um link para a origem da informação.

É claro que nem sempre o leitor irá acessar o link e verificar tudo que você escreveu. Mas o fato de você citar as suas fontes passa credibilidade e mostra que você estudou para escrever o conteúdo.

3 – Fale com a sua persona

Criar uma persona é o passo anterior a estas regras. Antes de começar a produzir conteúdo você precisa ter em mente com quem você estará conversando. 

As pautas, a maneira como você vai escrever e os resultados que você deve esperar estão diretamente ligados à definição da persona. Isso porque é a persona é uma representação do seu cliente ideal e é o que deve guiar a sua estratégia.

Enquanto escreve seu conteúdo tenha em mente as características dessa persona. Lembre-se dos seus medos, seus desejos e qual é o problema que ela está buscando resolver.

Se você está aqui sem ter a sua persona definida, volte uma casa.

4 – Simplifique as coisas

Eu sempre parto do princípio de que, se o usuário quisesse saber e compreender toda a teoria ou a história que cerca o assunto, ele leria um livro ou assistiria a um documentário. Se ele está pesquisando no Google a acessando um blog é porque precisa de uma versão simplificada do assunto.

A pesquisadora Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), Maryanne Wolf ( também autora do livro “O Cérebro no Mundo Digital – Os desafios da leitura na nossa era”) constatou em seus estudos que a exposição a telas desde a infância até a vida adulta tem mudado a maneira como consumimos informação. O hábito de passar os olhos em um texto é predominante entre as novas gerações. 

Por isso essa regra vale para todo tipo de assunto: simplifique as coisas para o seu leitor. Conteúdo de blog deve ser recheado de informação importante e com explicações fáceis de entender. Se você achar que deve criar algo mais profundo, pense em um e-book ou um vídeo.

5 – Use tabelas, gráficos, diagramas

Ainda nessa linha de simplificar as coisas, alguns recursos visuais podem ajudar bastante. Quando começamos a usar muitos dados, números e comparações, possivelmente cabe aí um gráfico, uma tabela ou algum outro recurso.

Quando não encontrar nada pronto sobre o assunto que você está escrevendo, crie. Lembre-se de que conteúdo não é só texto

É claro que isso depende bastante da estrutura em que você está. Se você trabalha em uma empresa ou uma agência que conta com apoio de um Designer, as coisas ficam mais fáceis. Caso você trabalhe como freela, saiba que alguns conhecimentos podem agregar muito ao seu trabalho. E se você entrega um conteúdo diferenciado, mais completo e mais rico, cobre por isso!

6 – Use imagens para facilitar a compreensão

É bastante comum o uso de imagens genéricas de banco de imagens em conteúdos para blogs. Muitas vezes essas imagens são necessárias por questões de layout, para ser usada como capa ou thumbnail, por exemplo. Mas é preciso ir além.

As imagens realmente úteis são aquelas de apoio ao texto: exemplos, prints, fotos reais, antes e depois ou um esquema que complemente uma explicação. 

Uma dica: ao finalizar um conteúdo releia com essa visão para identificar pontos que podem ser melhor entendidos com uso de imagens.

7 – Capriche na escrita

Recentemente publiquei aqui no blog um artigo sobre palavras de transição em SEO, que tem bastante a ver com esse tópico aqui. A legibilidade e a leiturabilidade são fatores importantes no Marketing de Conteúdo.

Um texto fácil de ler, bem pontuado e sem erros de português, além de melhorar a experiência do usuário passa mais credibilidade. É por isso que essa regra básica precisa ser lembrada sempre.

8 – Revise

Escreva, revise, passe para uma segunda pessoa revisar, espere, leia novamente, fim.  

Eu não sei vocês, mas mesmo fazendo todo esse ciclo, cada vez que leio um conteúdo meu, tenho vontade de mudar alguma coisa. 

A revisão diminui a chance de erros de escrita, de digitação, informações erradas, formatação ruim, etc. Por isso, vale criar um processo de revisão que faça sentido para você e para a sua equipe. E se você não tem uma equipe, mesmo trabalhando sozinho, eu aconselho fortemente que você leia e releia seus próprios textos em momentos diferentes.

9 – Inclua citações, frases e teorias

Da mesma forma que você deve mencionar as fontes das suas informações, é interessante que você cite frases, trechos de livros, teorias e outras coisas que tenham embasado seu texto.

As pessoas gostam de citações e frases marcantes. Além de ajudar a memorizar certas informações, dão credibilidade ao conteúdo por mencionar uma referência importante.

Quem usa WordPress pode, inclusive, usar a formatação de citação para destacar o trecho dentro do conteúdo. Um exemplo:

Pergunte a si mesmo se seus assinantes e seguidores sentiriam sua falta se você parasse de postar. Se a resposta a essa pergunta for “não”, você é um spammer.

Seth Godin

10 – Relacione informações ou acontecimentos

Ajude o leitor a compreender melhor as informações fazendo relações entre assuntos. Explique situações que se correlacionam, retome um post escrito anteriormente, relembre fatos parecidos e compare situações semelhantes.

Isso ajuda o leitor a compreender e chegar a conclusões sobre o assunto. Lembre-se de que nem todas as pessoas que irão ler o seu texto terão tanta clareza sobre o assunto como você. Então saia das informações óbvias e superficiais e entregue algo realmente diferente.

11 – Conte uma história

Uma das maneiras mais naturais de dar um toque emocional no texto é contar uma experiência sua. Se isso não for possível, conte uma história de terceiros. Uma boa história envolve o leitor e desperta sua visão mais humana.

Você pode estudar Storytelling (se ainda não faz isso) para aprender técnicas e entender melhor a estrutura e elementos das narrativas. Esta é uma ótima maneira de criar textos mais envolventes.

Contudo, sem sempre vai ser possível escrever textos em formato de história. Eu, inclusive, não aconselho você a fazer isso. A proposta do Storytelling no Marketing de Conteúdo é sutilmente envolver o leitor em histórias que podem vir em um grande texto ou em pequenas passagens dentro de um conteúdo dissertativo. Portanto, não force a barra.

12 – Mostre novos pontos de vista

É importante fugir do óbvio. Quando você mostra visões diferentes sobre um assunto, surpreende o leitor (o que é positivo!). As pessoas passam mais tempo refletindo sobre um tema quando encontram opiniões contrárias e pontos de vista diferentes.

É por isso que muitas vezes você vai precisar ser imparcial sobre determinados assuntos. Se você publicar apenas a sua opinião, o conteúdo acaba ficando muito pessoal e você não agrega tanto assim à pessoa que está lendo.

Então mostre aspectos diferentes e dê argumentos para que o leitor chegue às suas próprias conclusões.

13 – Organize a informação

Mentalize o desenrolar do seu texto antes mesmo de começá-lo. É importante que ele mantenha um fluxo que facilite a compreensão do leitor.

O que eu, Carina, geralmente faço é um rascunho dos meus textos onde crio um esquema simples de tópicos e vou ordenando até encontrar a melhor organização para o conteúdo

Além da ordem de entrega de informação, eu costumo usar alguns recursos que ajudam a deixar o conteúdo mais organizado, são eles:

  • Subtítulos: as marcações de títulos (H1, H2, H3 e H4) ajudam tanto na leitura como também para o SEO;
  • Listas: organizam o texto separando itens relacionados entre si. Eu uso lista numerada quando a ordem ou a contagem desses itens for importante no contexto;
  • Tabelas: quando coloco muitos dados dentro de um parágrafo e eles ficam confusos, eu considero o uso de tabelas;
  • Índice: se o conteúdo fica muito grande e há muitos subtítulos, crio um índice com link âncora para facilitar a navegação;
  • Referências: sempre listo as referências no final, mesmo que eu já tenha linkado elas no meio do texto. Este é um padrão ao qual as pessoas estão acostumadas, por isso sigo.

O ideal é que você defina um formato seu e que os textos do seu blog sigam sempre a mesma lógica, para que o leitor recorrente se habitue com a sua organização.

14 – Formate de forma atrativa

E já que estamos falando de formatação, é preciso lembrar de outros pontos importantes. 

Antigamente o negrito tinha um papel importante no SEO, que logo caiu em desuso por ser facilmente manipulado. Hoje o negrito, assim como outros recursos de formatação de texto, ajuda a destacar partes importantes e chamar a atenção do usuário para um determinado trecho.

Lembre-se de que na internet a maior parte dos textos é apenas “escaneado” rapidamente pelos olhos do usuário, como já falei anteriormente. Quando encontramos um texto mal formatado, como um grande bloco de palavras, sem subtítulos, negrito ou uma separação clara entre parágrafos, a chance de abandonar a leitura é enorme.

Por isso seu texto deve ser visualmente atrativo, treine isso.

15 – Crie um título efetivo

O título é decisivo para ganhar cliques, seja no Google, nas redes sociais ou na caixa de e-mail. Você pode criar um conteúdo maravilhoso, mas se o título não for atrativo o suficiente, os leitores não vão chegar até você.

Dá para fazer um post inteiro aqui no blog sobre criação de títulos, inclusive acho que farei isso. Mas por hora, evite títulos muito genéricos, ele precisa mostrar ao usuário o que o seu texto tem de diferente para oferecer.

Um exemplo: troque “O que é Google Trends” por “O que é Google Trends e como usar na sua estratégia de Marketing”.

Atualmente (estou escrevendo esse conteúdo em março de 2020) o limite de tamanho de título do Google nos resultados orgânicos está em torno de 55. Tente não criar títulos muito longos que serão cortados pelo buscador.

BÔNUS: Checklist das regras para criar conteúdos relevantes

Esse checklist é um resumo de tudo que falei neste artigo. Uma forma de você verificar rapidamente quantas dessas regras você está seguindo.

Como você deve usar este checklist: Responda sinceramente nas colunas de sim ou não após revisar seu conteúdo pronto. Se a maioria das suas respostas for não, talvez seu conteúdo não esteja realmente relevante. 

Use para revisar seus conteúdos e bom trabalho!


simnão
Respondi a pergunta do usuário no primeiro parágrafo?

Desenvolvi o texto pensando na persona do meu negócio?

Mencionei a fonte de informações importantes?

Usei algum gráfico, tabela ou diagrama?

Usei imagens que facilitam a compreensão do texto?

O texto foi revisado por, pelo menos, mais uma pessoa?

Citei frases ou teorias que complementam o que escrevi?

Mencionei outras notícias ou fatos relacionados a esse conteúdo?

Contei alguma história para envolver o leitor?

Mostrei diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto?

A ordem das informações faz sentido?

Usei subtítulos?

Usei listas?

Destaquei trechos importantes?

O título está atrativo?

Referências

WHITENTON, Kathryn. Satisficing: Quickly Meet Users’ Main Needs. 2014. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/satisficing/. Acesso em: 30 mar. 2020.

BUDIU, Raluca. Information Foraging: A Theory of How People Navigate on the Web. 2019. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/information-foraging/. Acesso em: 30 mar. 2020.

IDOETA, Paula Adamo. Hábitos digitais estão ‘atrofiando’ nossa habilidade de leitura e compreensão? 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-47981858. Acesso em: 30 mar. 2020.

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