Marketing de Conteúdo: vale a pena investir?

Quem ainda não faz marketing de conteúdo pode ter essa dúvida. A contratação de um profissional ou uma agência e todo esforço da equipe para produzir conteúdo de qualidade alinhado com a estratégia demanda não só tempo, mas também investimento financeiro.

É aí que aparece aquele medo de estar apostando na estratégia errada, afinal o Marketing Digital oferece outras possibilidades mais previsíveis e de maior controle, como anúncios patrocinados, por exemplo.

O grande diferencial das ações de Marketing de Conteúdo são os efeitos de longo prazo. Sem depender de verba em anúncios, um bom conteúdo pensado juntamente com uma estratégia de SEO vai gerar frutos organicamente enquanto estiver no ar. 

É por isso que esse tipo de estratégia é indicada para empresas bem estruturadas, com visão de futuro e que estejam dispostas a investir em um trabalho de Marketing sustentável.

Marketing de conteúdo funciona?

Sim, funciona. E não estou falando isso só porque sou especialista no assunto. É só observar as grandes marcas e empresas que se destacam na internet para constatar que elas estão fazendo Marketing de Conteúdo.

A grande sacada do Marketing de Conteúdo é não focar apenas no Marketing. É conhecer muito bem o público que se quer atrair e resolver um problema para essas pessoas da melhor forma possível. É se útil, ser lembrado. Philip Kotler já falava disso em 2010, quando lançou Marketing 3.0, uma forma de fazer Marketing pensando não em clientes, mas em seres humanos.

Uma vez alguém me disse que para ranquear muito bem um conteúdo no Google eu preciso escrevê-lo de forma que quem o encontre pare de pesquisar sobre aquele assunto. Tem que ser assertivo, definitivo.

Na prática, numa estratégia de Marketing de Conteúdo deve-se fazer um estudo aprofundado do público e descobrir de que forma posso ajudá-lo com meu produto ou serviço. Com isso em mente, uma enorme variedade de conteúdo relacionado deve ser criado visando a excelência, sem medir esforços.

Quem chegar a sua empresa através do seu conteúdo de excelência vai ter uma visão de autoridade sobre você, sobre a sua empresa ou marca. Muito possivelmente essa pessoa vai querer consumir mais conteúdos seus, vai indicar e compartilhar. Pronto, está feito o ciclo perfeito do Marketing de Conteúdo Orgânico.

Como se faz Marketing de Conteúdo?

Um conteúdo de excelência precisa ter duas fontes de conhecimento: seu negócio e, é claro, marketing de conteúdo. De nada adianta apenas contratar um redator que escreve maravilhosamente bem, sabe muito sobre Marketing de Conteúdo, mas não entende nada sobre o seu negócio. 

É preciso que do lado da empresa haja alguém com muita vontade de ensinar sobre o negócio, os serviços ou produtos. Da mesma forma, quem vai escrever o conteúdo deve mergulhar profundamente neste conhecimento até conseguir falar e escrever de forma clara sobre o assunto.

Conteúdo raso mais afasta do que atrai. Então invista em um profissional, agência ou colaborador experiente e também em tempo para ajudar a criar conteúdos que virem referência. Nunca esquecendo que qualidade é mais importante do que quantidade. Apesar da periodicidade também ser um fator bem importante nessa estratégia.

Na prática, nos meus projetos de Marketing de Conteúdo, eu inicio com estudo e planejamento. Entender o negócio, as expectativas e os objetivos do cliente para então somar a uma estratégia que faça sentido para o posicionamento da marca e que seja agressiva o suficiente para encarar a concorrência.

A partir dessas primeiras definições cria-se um planejamento de conteúdo. Com temas, ideias, pautas e canais onde esses conteúdos serão disseminados. Depois de analisar com a visão de SEO, monta-se um calendário editorial com as pautas e datas de publicação.

É imprescindível criar um blog, preferencialmente em WordPress. Não se pode confiar em criar toda uma estratégia de conteúdo apenas em sites terceiros, como em redes sociais, por exemplo. Afinal, a qualquer momento as regras podem mudar, você pode perder a sua conta ou na pior das hipóteses, a rede social pode deixar de existir. Tendo seu próprio blog você garante que o espaço é seu, e dessa forma poderá utilizar as redes sociais apenas como forma de complementar e divulgar os conteúdos do seu próprio site.

Além disso, em uma estratégia maior, também utiliza-se ebook, vídeo, infográficos, gifs e o que mais fizer sentido para o negócio e para a estratégia de Marketing de Conteúdo.

Como medir os resultados?

Há diferentes formas de medir o sucesso de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, dependendo do resultado esperado. Algumas métricas comuns de se acompanhar são visitas, vendas, cadastros, compartilhamentos, tempo de permanência na página, download de material, entre outros.

Por isso o planejamento inicial é tão importante. É preciso ter em mente qual é o objetivo antes de criar cada conteúdo. E é preciso saber analisar a métrica certa para saber se o trabalho está indo na direção certa.

De ferramentas pode-se citar como principal o Google Analytics, que permite análise do tráfego, conversões, entre outras informações que são coletadas no site. É comum utilizar uma ferramenta como esta para análises diárias e acompanhamento, e ao final de cada mês fazer uma análise maior incluindo mais informações e cruzando com as metas traçadas para o projeto.

Para quem é indicado?

Eu indico fortemente para quem busca uma estratégia de Marketing para longo prazo. Para quem está se estruturando para crescer no futuro e tem uma boa verba disponível para investir em Marketing.

Com meia dúzia de pesquisas no Google é fácil encontrar empresas que estão investindo em Marketing de Conteúdo. Vejo muitos profissionais da área da saúde criando bons conteúdos, como médicos, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos. O que faz total sentido, pois há muito conteúdo para explorar nessa área. Assim como há também muito espaço para quem entende de moda ou de artesanato, por exemplo. 

O Marketing Político contínuo (não apenas durante a campanha) também está ficando mais rico e inteligente através do Marketing de Conteúdo. Hoje temos políticos de diferentes escalas mantendo blogs que falam sobre seus projetos, suas cidades e estados. Vereadores, deputados e outros candidatos mantendo um canal de conteúdo rico para atrair possíveis eleitores. 

E quem tem E-Commerce e ainda não cria conteúdo precisa começar uma estratégia para ontem. Já nem podemos mais chamar de diferencial, pois se tornou parte fundamental do Marketing para quem quer enfrentar a concorrência seja em qualquer área. E saiba que criar conteúdo para E-Commerce não é só ficar falando de produto. Quem fica tentando vender o tempo se torna chato

Vantagens e Desvantagens

Como em todos os investimentos em Publicidade, há vantagens e desvantagens em criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo. É bom estar ciente do que você deve abrir mão ao optar por esse caminho.

Vantagens:

  • Resultado Orgânico: A longo prazo, um bom conteúdo tende a crescer. É claro que com o passar do tempo você vai precisar atualizar, incluir novas informações, melhorar a otimização. Isso tudo faz parte da manutenção do trabalho. Mas o conteúdo não vai morrer enquanto você o mantiver no seu site. Então prepare-se para colher resultados orgânicos por muito tempo.
  • Liberdade para criar: Criando seu próprio conteúdo no seu blog ou site, você mesmo cria suas regras. Tipo de conteúdo, tamanho, call-to-actions, linkagem, design, enfim… você terá toda a liberdade para moldá-lo. Diferentemente de conteúdos publicados em sites terceiros – em redes sociais, por exemplo – em que é preciso adaptar-se ao espaço que é disponibilizado.
  • Atrair o público para “dentro de casa”: Através do Marketing de Conteúdo você irá atrair potenciais clientes para o seu espaço. Com toda a liberdade para criação dentro do seu próprio site é possível traçar estratégias para ajudar as pessoas a realizar alguma ação: comprar, entrar em contato ou cadastrar-se em um formulário, por exemplo. Trazendo as pessoas para dentro do seu site você abre uma janela de oportunidades para ela conhecer a sua empresa e fazer negócio com você.
  • Altas taxas de conversão: Há muitos estudos de caso que mostram a efetividade de uma estratégia bem feita de Marketing de Conteúdo. A taxa de conversão média do e-commerce no Brasil fica em torno de 0,5% a 1%. Isso quer dizer que se 1% do tráfego que o seu site recebe resulta em uma compra, você pode se considerar dentro da média. Porém, quando se investe em Marketing de Conteúdo com um profissional qualificado, o público que o conteúdo atrair para o site terá muito mais potencial de compra. Isso porque toda a estratégia é criada focada em SEO e como ser encontrado nas buscas pela pessoa certa e no momento certo.
  • Identificação com a marca: Outra grande vantagem do Marketing de Conteúdo é conseguir se comunicar profundamente com o público-alvo. Falar a língua do público, criar conteúdos ricos que resolvam seus problemas e ter uma missão muito bem definida que atraia pessoas que pensam da mesma forma. Assim você sempre será lembrado e indicado de forma natural.
  • Fonte de conteúdo para redes sociais: Como já mencionei, as redes sociais e as ferramentas de anúncio servem como um apoio às estratégias de Marketing de Conteúdo. Para quem mantém as redes sociais ativas, os conteúdos servirão como forma de atualização constante. Em vez de usar conteúdos de outros sites, as postagens das suas redes irão apontar para o seu site, blog ou canal. Lembrando que em um bom trabalho de redes sociais, um mesmo conteúdo pode gerar diferentes posts.

Desvantagens:

  • Melhores resultados a longo prazo: Para quem tem urgência em receber mais tráfego ou fazer mais vendas, essa pode não ser a estratégia recomendada. Se você precisa fazer dinheiro rápido e pagar suas contas, aposte em anúncios patrocinados que oferecem maior controle e resultados a curto prazo.
  • Investimento de dinheiro e tempo: Um bom trabalho de Marketing de Conteúdo não é barato. É preciso muita pesquisa, conhecimento profundo do negócio, desenvolvimento de uma boa estratégia de SEO e muita capacidade de análise. Dessa forma fica fácil entender por que se trata de um serviço com valor, geralmente, muito alto. Além do dinheiro você também vai precisar investir tempo. Não adianta largar tudo na mão de um redator. Você precisa dar muito apoio entrando com seu conhecimento sobre o negócio.
  • Menor controle: Você pode ter a melhor estratégia de Marketing de Conteúdo e SEO do mundo. Não há nenhuma garantia de que todos os seus conteúdos vão atrair milhares de visitantes. Inclusive, aceite que vão haver conteúdos muito bem feitos que não vão posicionar bem e nem gerar o tráfego esperado. Por isso o trabalho de Marketing de Conteúdo deve ser contínuo. Fazer sempre mais conteúdos, estar atento ao que os clientes estão buscando no momento, atualizar conteúdos antigos e mudar a estratégia daqueles que não deram tão certo.

Quanto custa o trabalho de Marketing de Conteúdo?

Depende! É triste ouvir (ou ler) essa resposta, mas é que, realmente, depende. Você vai encontrar pessoas vendendo Marketing de Conteúdo por 10 reais o texto e profissionais oferecendo estratégias completas por alguns mils.O que quero dizer é que tudo depende do profissional, da experiência, do tamanho da equipe envolvida e, é claro, da sua expectativa para esse trabalho.

Se você está buscando um trabalho sério, algo definitivo, para confiar esse trabalho a alguém que vá entregar resultados excelentes logo ali na frente, eu te peço que entre em contato comigo para um orçamento. Não vou passar meus valores aqui porque não faz sentido jogar um preço qualquer nesse texto. Tenho projetos de tamanhos e metas diferentes e isso impacta diretamente no custo. Agora, se você entende a diferença entre custo e valor, então será fácil negociarmos uma parceria para gerar frutos para os dois lados.

Afinal, vale a pena?

Sim, desde que você esteja ciente dos desafios, dos custos, de quando e como serão colhidos os resultados desse trabalho.

Se eu puder te dar um conselho para tomar essa decisão é: estude muito antes de contratar um serviço. Isso vale não somente para Marketing de Conteúdo, mas para todos os outros. Você não precisa se tornar um especialista no assunto, mas precisa entender como funciona e o que esperar. Dessa forma você vai conseguir colaborar muito mais no desenvolvimento e vai ter maior segurança para tomar as decisões que precisarão ser tomadas.

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