Como fazer pesquisa de palavra-chave em SEO

Como fazer pesquisa de palavra-chave em SEO

Pesquisa de Palavras-chave em SEO

O processo de pesquisa de palavras-chave é, muitas vezes, simplificado demais em alguns projetos. Os termos definidos como foco em SEO é o que vai definir toda a sequência da estratégia. E tem gente por aí que não está levando isso tão a sério como deveria.

Hoje eu vou descrever aqui todo o meu processo de escolha de palavras-chave. E eu nem gosto de chamar de escolha, gosto de chamar de levantamento. Faço essa análise e guardo um monte de palavras boas para a otimização e depois vou usando uma a uma na hora certa. Dependendo do momento, do andamento do trabalho, as escolhas podem ir mudando. Definir uma palavra-chave para brigar no ranking é algo para ser sempre muito bem pensado. Tempo é dinheiro, é preciso usá-lo com sabedoria.

Tópicos deste post:
1 – Aprofunde-se no negócio
2 – Inicie o processo criativo
3 – Use ferramentas
4 – Categorize
5 – Organize (Plus! Download de Planilha Modelo)
6 – Defina

Mas vamos à prática então. Abaixo eu dividi em tópicos como uma boa pesquisa de palavras-chave funciona pra mim. 

1 – Aprofunde-se no negócio

Sendo você o dono do negócio, um prestador de serviço ou um analista de marketing de alguma empresa, a dica vale igualmente. Compreenda profundamente quais são os benefícios do produto ou serviço que você vende, como funciona, como as pessoas usam, por que compram.

Quanto mais detalhado for seu conhecimento sobre o negócio, sobre o público e o processo de compra, mais ideias de palavras-chave você terá. Apesar do uso de metodologias e ferramentas, pesquisar palavras-chave é, também, um trabalho muito criativo que depende bastante do envolvimento e entusiasmo de quem está fazendo.

Uma boa maneira de entender o negócio é falando com o vendedor, se a empresa possuir. Quando existe um vendedor, ele é a primeira pessoa com quem eu falo. Outras boas ideias podem vir dos próprios clientes e de quem executa o trabalho

Muitas vezes pensamos que sabemos o bastante, mas não levamos em conta que quem está trabalhando com marketing pode acabar tendo uma visão tendenciosa sobre o negócio. Quanto mais informação e compreensão você tiver, mais criativo será esse processo.

Algumas ideias de perguntas (para fazer a você mesmo), quem ajudam na pesquisa de palavras-chave:

  • Qual é o principal produto/serviço da empresa?
  • O negócio é local? Quais regiões são atendidas?
  • Quais são os principais concorrentes?
  • Qual é o perfil do público que compra desta empresa?
  • Qual é o objetivo do SEO para este caso? Atrair tráfego, vender, divulgar a marca?

2 – Inicie o processo criativo

Uma das maneiras mais efetivas de fazer um bom levantamento de termos é através de um brainstorm que envolva pessoas de diferentes áreas.

Reúna essas pessoas e faça perguntas estratégicas. Descubra como cada um se refere aos produtos e serviços da empresa, se usam nomenclaturas diferentes, códigos, siglas ou outros termos que podem ser novos para você.

Descubra quais são as principais perguntas que os clientes e potenciais clientes fazem, quais são suas principais dúvidas. Vá anotando todas as ideias para organizar depois. Não descarte nada.

Depois dessa reunião de brainstorm faça uma primeira listagem de termos. Se você não for o dono do negócio, confirme com ele se as palavras que você listou estão mesmo de acordo com o objetivo do trabalho. Isso evita que você siga em uma direção errada a partir desse ponto.

3 – Use ferramentas

Há inúmeras ferramentas para ajudar a descobrir termos que são buscados no Google. Algumas são gratuitas e outras pagas. Vou falar de algumas que utilizo e que são bastante confiáveis.

Planejador de Palavras-Chave do Google Ads

Não é porque estamos falando de SEO que não podemos usar uma ferramenta de anúncios. Afinal palavras-chave também são utilizadas nos links patrocinados. O planejador do Google Ads pode ser utilizado mesmo por quem não faz anúncios. A única limitação é que não são exibidos os números exatos de volume de busca dos termos.

Seria melhor ter a informação exata? Sim. É impossível trabalhar apenas levando em conta a faixa de volume de busca que é mostrado? Não. Então, trabalhe com o que tem. Se não for anunciante da ferramenta use com as informações que estão disponíveis.

Ubbersugest 

Essa ferramenta é uma ótima opção gratuita. Além da ferramenta de pesquisa de palavras-chave, tem uma funcionalidade de análise técnica do site, relatório de backlinks entre outras informações que ajudam bastante. Para ver as informações completas é só criar uma conta logando com um Gmail.

Keyword Tool

A versão gratuita desta ferramenta mostra as ideias de palavras-chave mas sem o volume de buscas e outras informações da versão paga. Ela pode ser usada para ajudar em novos insights de palavras-chave. Mas das sugestões que eu trouxe aqui, ela sai perdendo por mostrar pouca informação na versão free.

SEMrush

Essa é uma ferramenta muito completa com inúmeros recursos. Mas a versão gratuita também é limitada e permite apenas algumas consultas por dia. O custo da versão Pro é alto e para quem tem um projeto pequeno acredito que a versão free mesmo limitada pode ajudar bastante.

Moz

A Moz também possui um conjunto de ferramentas muito completo para quem trabalha com SEO. E da mesma forma que a SEMrush, funciona de forma limitada na versão gratuita. Vale usar como complemento e como uma nova fonte de ideias. Ou então pagar alguns dólares por mês para acessar todas as funcionalidades.

Campo de Busca do Google

Um recurso muito legal e completamente gratuito é a própria ferramenta de busca do Google. Sabe quando começamos a digitar e começam as sugestões de autocompletar? Essa pode ser uma fonte rica de ideias de palavras-chave. Comece digitando o termo desejado e vá descobrindo novas combinações.

Google Trends

O Google Trends também é uma ferramenta grátis, mas só ajuda a analisar buscas sazonais. Não são dados exatos e também não é uma ferramenta para sugerir variações dos termos. A ideia nesse caso é entender quando acontecem as buscas por determinados assuntos. A análise é baseada no histórico dos últimos anos.

4 – Categorize

Conforme você vai encontrando termos interessantes para a estratégia de SEO, vá listando em uma planilha. Depois desse levantamento você vai criar categorias para melhor organização.

Defina os termos como: head tail, long tail, topo meio e fundo de funil. Você ainda pode categorizar conforme categoria de produtos ou serviços ou de alguma outra forma que faça sentido no seu projeto.

Lembre-se de que as palavras-chave head tail, normalmente, são mais difíceis de ranquear. Por isso é importante organizar por categoria para executar o próximo passo que é analisar a concorrência na busca.

A classificação por topo, meio e fundo de funil também vão ajudar a ter uma melhor visão sobre os termos escolhidos. Evitando que você escolha só palavras de topo de funil, por exemplo.

5 – Organize

Para ajudar quem ainda está meio perdido e sem saber se organizar, vou disponibilizar o modelo de planilha de palavras-chave que eu uso nos meus projetos. Você pode fazer download e adaptar se quiser, mas é desse jeito que eu uso e consigo organizar o meu trabalho. Acredito que vá te ajudar bastante também.

A planilha está em modo visualização. Mas é só clicar em Arquivo e Fazer uma Cópia, para usar no Google Drive, ou Fazer o Download para abrir no Excel.

6 – Defina

Depois de tudo organizado na planilha vai ficar mais fácil olhar para o levantamento de palavras, começar a definir prioridades e eliminar termos muito parecidos, por exemplo.

É muito importante também que você pesquise pelo termo no Google e olhe atentamente os sites que aparecem nas primeiras posições para entender por que eles estão lá. Você irá precisar de uma estratégia mais forte que a deles para ter chance de aparecer na frente. 

Dependendo dos seus recursos e prioridades, escolha as suas palavras-chave de guerra e vá firme na direção dos seus objetivos. Se você sabe que não vai ter tempo, dinheiro ou capacidade de enfrentar fortes concorrentes, leve isso em conta na hora da escolha das palavras. Comece competindo por espaço com palavras com concorrentes mais fracos.

Depois vá acompanhando os resultados. Use o Google Search Console, que mostra informações de posicionamento médio por palavra-chave. Através dessa ferramenta você também pode acabar descobrindo novos termos que estão exibindo as páginas do seu site e usá-los de uma forma ainda melhor para obter mais tráfego.

Ainda tem alguma dúvida? Então deixa aí teu comentário ou fala diretamente comigo que eu te ajudo 😉

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