Como divulgar meu trabalho na internet

A internet, diferente dos meios de comunicação tradicionais, oferece recursos de publicação e publicidade ao alcance de todos. Mesmo com pouco investimento é possível ganhar uma grande visibilidade e divulgar seu trabalho na internet para o público ideal.

Por isso, faça um bom planejamento e identifique seus principais objetivos. Feito isso, você terá como principais possibilidades os tipos de publicidade que listaremos abaixo. Cada uma com características diferentes que se complementam. Dependendo do investimento que você tem em mãos pode ser interessante apostar em mais de uma forma de divulgação.

Tipos de publicidade mais utilizados na internet

As possibilidades de publicidade e divulgação na internet são inúmeras. Mas para decidir onde vale a pena investir, é preciso primeiro definir seus objetivos e, pra isso, você precisa planejar. Dependendo do tipo de trabalho que você oferece, os passos para atingir seus objetivos pode ser diferente.

Para ajudar, vou listar aqui os principais meios para divulgar seu trabalho na internet e o que cada um pode oferecer.

Blog

Criar um blog é uma estratégia que tem um bom custo x benefício. Você até pode criar um blog em sistema gratuito como o WordPress.com. Mas se você quer passar mais credibilidade o ideal é contratar um serviço de hospedagem e um domínio do tipo seunome.com.br, que demonstra mais profissionalismo.

O WordPress é o sistema mais utilizado para criação de pequenos sites e blogs porque é extremamente fácil de usar e possui inúmeros recursos prontos que facilitarão a sua vida. Contratando um serviço de hospedagem, provavelmente você já terá o WordPress pré-instalado e irá conseguir configurar o blog de forma fácil com algumas pesquisas no Google.

Depois de criar o blog, é importante recheá-lo com bom conteúdo. Prefira investir muito tempo em um bom artigo do que tentando criar vários pequenos textos com pouca informação. Lembre-se sempre de passar credibilidade e profissionalismo em seu conteúdo.

Dessa forma, seu público irá encontrá-lo de forma natural, através do Google ou compartilhamento em redes sociais. Tudo depende do quão útil e interessante serão seus textos.

Conteúdo para Redes Sociais

Conteúdo útil e interessante em redes sociais também são uma ótima estratégia, desde que você conheça bem seu público-alvo. Saber para quem você está direcionando seu conteúdo ajuda a definir o que criar, onde publicar e quando. Redes sociais exigem essa percepção de comportamento das pessoas, visto que a concorrência aumenta cada vez mais, para se destacar é preciso ser assertivo.

O Instagram é a rede social mais popular e, por isso, logo pensamos nele para divulgar nosso trabalho. Mas existem outras redes que podem aproximar você do seu público: TikTok, Threads, BlueSky, Linkedin, Pinterest (que também é um mecanismo de busca), entre outras. Conhecer seu público-alvo irá ajudar a definir onde investir.

Publicar conteúdo nessas redes é de graça, mas você pode sentir necessidade de utilizar recursos de publicidade para aumentar seu alcance e seguidores. Antes de investir dinheiro em alguma coisa, aprenda sobre tráfego pago para obter o melhor retorno possível.

Anúncios Pagos

Nessa linha de anúncios, o maior destaque é para o Google Ads: os anúncios do Google que aparecem em destaque nos resultados de busca e em formato de banner dentro de outros sites. Os resultados tendem a ser bons, já que você está anunciando para uma pessoa altamente interessada no produto ou serviço que você oferece no exato momento em que ela está buscando por ele. Isso acontece porque os anúncios do Google são exibidos conforme o termo digitado no campo de busca.

Anunciar no Google é fácil, o investimento é flexível. Com 50 reais você já pode exibir seus primeiros anúncios e fazer um teste. Dependendo do que você anuncia pode precisar um investimento maior, já que a concorrência é grande e para aparecer no topo das buscas o sistema do Google faz uma espécie de leilão e quem investe mais, tende a aparecer mais vezes e mais bem posicionado.

Além do Google, existem outras possibilidades de anúncios na internet, como o Instagram Ads. Outras redes como Twitter, Linkedin e Instagram também possuem recursos de publicidade. Anunciando nas redes sociais você terá a apção de levar usuários ao seu site, ganhar mais seguidores ou interações em um determinado post. Tenha sempre em mente o resultado esperado antes de começar a criar campanhas de anúncio.

Publique em outros sites

Outra possibilidade muito interessante é publicar como autor de artigos em sites que tenham a ver com seu trabalho. Muitos sites aceitam artigos de terceiros e essa pode ser uma ótima oportunidade de atingir um público já formado através de um site com uma boa audiência.

Assim como publicar no próprio blog, é muito importante que você foque em escrever um texto muito bom e completo para demonstrar ao leitor que você tem domínio sobre o assunto. Vale o mesmo conselho: escreva um artigo muito bom e completo em vez de escrever muitos artigos rasos e com pouca informação útil.

Essa estratégia, além de servir para ampliar o alcance do seu nome na internet e atingir um público maior, também ajuda a divulgar seu site ou blog se você pedir ao dono do blog para colocar um link na sua assinatura. Quem ler e gostar do seu texto certamente vai querer saber mais sobre você e acabará clicando no link.

Essas são as principais formas de você começar a divulgar seu trabalho na internet. Ao iniciar uma dessas ações você irá ampliar seus horizontes e irá começar a enxergar novas possibilidades de publicidade. Quando os resultados começarem a aparecer você se sentirá ainda mais motivado e quanto mais se profundar em  novas estratégias digitais, melhores resultados você terá.

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