30 Erros de Escrita mais Comuns e Como Corrigir

Na produção de conteúdo, seja para um blog, e-book ou redes sociais, erros comuns podem prejudicar a credibilidade de uma marca ou de um profissional. Por isso é preciso definir um processo de revisão que garanta que pequenos erros não passem despercebidos.

Se você é redator, revisor ou mesmo um gerente de projetos que envolvam conteúdo, é importante conhecer os erros de escrita mais comuns que listei neste post. Além disso, ensino como corrigir e prevenir esses erros na criação de conteúdo.

Continue lendo para saber mais.

Parecidos mas diferentes

Veja exemplos de termos que são parecidos mas que, muitas vezes, têm sentidos completamente diferentes. Entenda quando usar um ou outro, com exemplos práticos.

1. Há e A

“Há” vem do verbo haver, enquanto o “A” pode ser um artigo ou uma preposição. O truque é substituir pelo verbo “existir” e se a frase continuar fazendo sentido, é porque você deve usar “Há”, com H.

Exemplos:

  • (Existem) muitas pessoas altas.
  • Estamos a dois quilômetros do destino.

2. Vêm e veem

Essas são variações dos verbos “vir”e “ver” na terceira pessoa do plural.

Vêm: É a forma conjugada do verbo “vir” na terceira pessoa do plural (eles/elas).

  • Eles vêm para o jantar.

Veem: É a forma conjugada do verbo “ver” na terceira pessoa do plural (eles/elas).

  • Eles veem o problema da mesma forma.

3. Senão e se não

O “senão” escrito junto é uma conjunção adversativa, que dá ideia de oposição. 

Exemplo:

  • Trabalhe, senão será demitido.

Já o “se não” separado indica uma condição ou hipótese. 

Exemplo:

  • Se não chover, vamos passear.

4. Independente e independentemente

A palavra “independente” é um adjetivo que significa livre, autônomo ou que não depende de outra coisa. Já “independentemente” é um advérbio que indica que algo ocorre de forma autônoma ou sem levar em consideração outras circunstâncias.

Exemplos:

  • Ela é uma mulher independente. (Adjetivo: livre, autônoma)
  • Vou cancelar o evento, independentemente das críticas. (Advérbio: sem levar em conta as críticas)

5. A fim e afim

A expressão “a fim” indica finalidade ou propósito. Por outro lado o “afim”, quando escrito junto, é um adjetivo que indica semelhança ou proximidade. 

Exemplos:

  • Chegou cedo, a fim de estudar antes da prova. (Finalidade: com o propósito de)
  • O projeto é do interesse de profissionais da construção civil e afins. (Adjetivo: semelhantes ou relacionados)

6. Perca e perda

O uso de “perca” e “perda” também pode gerar dúvida. Porém, é importante lembrar que “perca” é utilizado apenas como subjuntivo ou imperativo do verbo “perder”, enquanto “perda” é um substantivo. Veja nos exemplos:

  • Não perca tempo, aproveite as ofertas! (Imperativo: ordem)
  • Ela sentiu muito a perda de seu avô. (Substantivo: o ato de perder)

7. “Ao invés de” e “em vez de”

A expressão “ao invés de” é usada quando se quer indicar algo oposto ou contrário a outra coisa. Já “em vez de” é utilizada quando se quer fazer uma substituição ou alternativa, sem a ideia de oposição.

Exemplos:

  • Ele enviou um e-mail ao invés de telefonar para o cliente. (Oposição: uma escolha oposta à outra)
  • Ele alugou uma casa em vez de ficar no hotel. (Substituição: ele optou por uma coisa no lugar de outra)

8. Seção e sessão

A palavra “seção” indica uma parte ou segmentação de um todo, enquanto “sessão” representa um período de tempo em que ocorre alguma atividade ou evento.

Exemplos:

  • O livro estava na seção de romances. (Parte ou segmento de uma divisão)
  • A próxima sessão de cinema começa às nove. (Período de tempo para um evento)

9. Descrição e discrição

“Descrição” está relacionada ao ato de descrever ou dar detalhes sobre algo. Já “discrição” significa a qualidade de ser discreto, ou seja, de não chamar atenção para si ou de agir com prudência.

Exemplos:

  • A descrição do produto está no catálogo. (Detalhamento ou explicação sobre o produto)
  • Tenha discrição ao falar sobre a demissão do gerente. (Cuidado para não chamar atenção ou ser imprudente)

10. Tachar e taxar

“Tachar”, com CH, significa rotular ou atribuir um defeito a algo ou alguém. Já “taxar”, com X, refere-se à aplicação ou cobrança de taxas.

Exemplos:

  • Devido à sua personalidade introspectiva, foi tachado de antissocial. (Rotulado, acusado)
  • A compra foi taxada assim que chegou ao Brasil. (Cobrança de taxas)

11. Eminente e iminente

“Eminente” significa algo ou alguém que se destaca ou importante. Já “iminente” refere-se a algo que está prestes a acontecer, geralmente com um sentido de urgência.

Exemplos:

  • O cientista é uma figura eminente no estudo das mudanças climáticas. (Destacado, importante)
  • Os especialistas alertam que mudanças drásticas no clima são iminentes se não houver ações imediatas. (Estão para acontecer)

12. Este e esse

A diferença entre “este” e “esse” está relacionada à proximidade do que está sendo mencionado em relação ao falante ou ao texto.

  • Este: Refere-se a algo que ainda será apresentado ou que está próximo ao falante (no tempo, no espaço ou no texto). Exemplo: O cronograma do projeto será este. (e em seguida o cronograma é apresentado).
  • Esse: Refere-se a algo que já foi mencionado ou que está próximo do interlocutor (no tempo, no espaço ou no texto). Exemplo: Esse cronograma vale para todos os setores de Tecnologia. (O cronograma já foi mencionado anteriormente).

13. Mal e mau

Esse é um erro clássico, mas fácil de evitar. Basta lembrar que “mal” é o contrário de “bem”, enquanto “mau” é o contrário de “bom”.

Exemplos:

  • O professor deu um mau exemplo aos alunos. (Contrário de bom)
  • O trabalho ficou mal feito. (Contrário de bem)

14. Traz e trás

A palavra “traz” é uma forma do verbo trazer, enquanto “trás”, com S, indica local ou posição, geralmente associada à ideia de “parte posterior”.

Exemplos:

  • A enfermeira traz os remédios todas as manhãs. (Forma verbal do verbo trazer)
  • Os remédios ficam na parte de trás do armário. (Localização: parte posterior)

15. Porque, por que, porquê, por quê

Um erro de escrita comum é confundir os diferentes usos dos porquês. Aqui está como usar cada um deles, com exemplos:

  1. Porque: Usado para responder ou explicar algo, indicando causa ou motivo.
    Exemplo: Não fui trabalhar porque fiquei doente.
  2. Por que: Usado em perguntas diretas ou indiretas, quando se quer entender a razão de algo.
    Exemplo: Por que você não foi trabalhar?
  3. Porquê: Substantivo que indica uma razão ou motivo. Geralmente vem acompanhado de um artigo ou pronome.
    Exemplo: Explique o porquê de você ter faltado ao trabalho.
  4. Por quê: Usado no final de perguntas.
    Exemplo: Você faltou ao trabalho ontem, por quê?

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Erros de Concordância

Entre os erros de escrita mais comuns está também o erro de concordância. Ele ocorre quando as palavras de uma frase não estão combinando entre si, seja em relação ao número (singular/plural) ou ao gênero (masculino/feminino) no caso da concordância nominal, ou entre o sujeito e o verbo no caso da concordância verbal.

Veja os casos mais comuns e os exemplos para entender melhor.

16. Mim e eu

A palavra “eu” é usada antes de verbos, pois exerce a função de sujeito. Já “mim” é usado geralmente após preposições e nunca deve ser seguido de verbos, pois não exerce a função de sujeito.

Exemplos:

  • Vou pegar algo para eu comer. (O verbo “comer” exige o uso de “eu”)
  • Ela trouxe um lanche para mim. (Após a preposição “para”)

17. Verbo haver

O verbo “haver” gera dúvidas geralmente quando empregado com o sentido de existir ou para indicar tempo decorrido. Nessas situações, ele é impessoal, ou seja, permanece na terceira pessoa do singular, independentemente do sujeito ou do número.

Erros Comuns:

Errado: Haviam muitas pessoas na festa.
Certo: Havia muitas pessoas na festa.

Errado: Já haviam dois anos que ela mudou de cidade.
Certo: Já havia dois anos que ela mudou de cidade.

18. Verbo fazer

O verbo “fazer” também é frequentemente usado de forma impessoal em alguns contextos, como ao indicar tempo decorrido ou fenômenos da natureza. Ele também deve ser usado na terceira pessoa do singular.

Erros comuns:

Errado: Fazem dois anos que nos conhecemos.
Certo: Faz dois anos que nos conhecemos.

Errado: Fazem dias quentes no verão.
Certo: Faz dias quentes no verão.

19. Têm e tem

A diferença entre “têm” (com acento) e “tem” (sem acento) está na conjugação verbal. “Têm” é a forma do verbo ter na terceira pessoa do plural (eles/elas), enquanto “tem” é a forma na terceira pessoa do singular (ele/ela).

Exemplos:

  • Eles não têm permissão para entrar no condomínio. (Plural)
  • Ela tem a chave do portão. (Singular)

Erros de Redundância

Erros de redundância ou pleonasmo ocorrem quando informações desnecessariamente repetitivas são usadas na frase, como em “subir para cima” ou “entrar dentro”. Embora o pleonasmo seja uma figura de linguagem válida, o uso exagerado  também é um dos erros de escrita mais comuns.

20. Pequenos detalhes

O uso da palavra “pequenos” é desnecessário, já que a palavra “detalhes” por si só remete a algo pequeno.

Exemplo: Faltam pequenos detalhes para finalizar a apresentação.

21. Há anos atrás

A palavra “atrás” é desnecessária, pois “há” já indica que algo aconteceu no passado.

Exemplo: Estou me preparando para o concurso há anos atrás.

22. Conclusão final

Não é preciso usar a palavra “final”, afinal “conclusão” já sinaliza que se trata de uma finalização.

Exemplo: A conclusão final que a equipe chegou é de manter a meta.

23. Metades iguais

A palavra “metade” já indica que se trata de duas partes iguais, dispensando o uso da palavra “iguais”.

Exemplo: A mãe dividiu o sanduíche em duas metades iguais.

24. Consenso geral

Não é preciso usar a palavra “geral” porque se houve consenso, é porque todos concordaram com a decisão.

Exemplo: O encerramento do projeto foi consenso geral entre os gestores.

25. Elo de ligação

O termo “elo” já implica uma conexão ou vínculo, tornando redundante o uso do termo “ligação”.

Exemplo: A filha era o único elo de ligação entre o casal.

26. Multidão de pessoas

A palavra “multidão” já se refere a um grande número de pessoas, tornando desnecessário o termo “pessoas”.

Exemplo: Havia uma multidão de pessoas aguardando o início do show.

27. Manter o mesmo

A expressão “manter o mesmo” é redundante, pois o verbo “manter” já implica a ideia de continuidade, tornando desnecessário o uso de “o mesmo”.

Exemplo: Ele decidiu manter a mesma estratégia adotada no ano passado.

28. Fatos reais

A expressão “fatos reais” é um pleonasmo, pois “fato” já implica algo que é real, tornando desnecessário o termo “reais”.

Exemplo: O filme é chocante e foi baseado em fatos reais.

29. Resultado final

A expressão “resultado final” é redundante, pois “resultado” já indica o desfecho ou a conclusão de algo, tornando desnecessário o uso de “final”.

Exemplo: O resultado final da pesquisa foi divulgado ontem.

30. Retornar de novo

Como o verbo “retornar” já implica em voltar ao mesmo lugar, é dispensável o termo “de novo”.

Exemplo: Estou indo embora, mas vou retornar de novo em breve.

Sentiu falta de algum erro que eu não listei aqui? Então ajude a aumentar esta lista de erros de escrita mais comuns, deixando sua dica nos comentários.

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