Uma boa estratégia de conteúdo consiste não apenas em criar novos conteúdos, mas também atualizar os antigos, sempre de acordo com o objetivo atual da marca. É um grande erro simplesmente abandonar conteúdos já publicados, sem manter uma rotina de atualização e revisão da estratégia.
Neste artigo explico o passo a passo de como fazer uma Auditoria de Conteúdo para melhorar os resultados em Marketing de Conteúdo e SEO.
Índice
O que é Auditoria de Conteúdo?
Uma Auditoria de Conteúdo é o processo de revisão e ajuste da estratégia de conteúdo de um site ou blog. Neste processo, conteúdos podem ser ajustados, reescritos e até mesmo excluídos quando não fizerem mais sentido com a estratégia atual. Enquanto lacunas e oportunidades de novos conteúdos são identificadas.
Em uma Auditoria de Conteúdo, não somente os conteúdos escritos são analisados, como também a estratégia e os objetivos do trabalho. Para isso, é preciso olhar além dos conteúdos e incluir no processo da auditoria a análise de dados (do Google Analytics, Google Search Console e outras ferramentas).
A saída esperada de uma Auditoria de Conteúdo é um plano de ajuste de estratégia, revisão de conteúdos já publicados e um planejamento de novos conteúdos a serem criados. Dessa forma a rota é corrigida para se alinhar às demais campanhas de Marketing e atender à expectativa de resultados do cliente.
Objetivos da Auditoria de Conteúdo
O primeiro objetivo óbvio de uma Auditoria de Conteúdo é gerar mais resultados para o trabalho de Marketing de Conteúdo e SEO. Mas há outros objetivos secundários importantes a serem considerados quando contratar uma Auditoria de Conteúdo, como:
- diminuir a taxa de rejeição das páginas de um site ou blog;
- aumentar autoridade do site para um determinado tópico;
- melhorar a EEAT do site;
- estruturar os conteúdo em categorias e em uma hierarquia lógica a fim de melhorar a arquitetura de informação e a experiência do usuário (UX);
- adaptar a estratégia de conteúdo a um novo público-alvo;
- reaproveitar conteúdos antigos para que ganhem visibilidade novamente;
- entre outros objetivos.
Mas é claro que os objetivos e o resultado esperado para uma Auditoria de Conteúdo depende de cada cliente e situação. Muitas vezes o objetivo é mais específico e, dessa forma, o responsável pela auditoria deve guiar o trabalho conforme as necessidades do cliente.
Como fazer uma Auditoria de Conteúdo? (Passo a Passo)
Agora vamos entender como fazer uma Auditoria de Conteúdo através de um passo a passo que pode servir como um guia para você que está buscando essa solução para o seu negócio.
Uma Auditoria de Conteúdo eficiente deve seguir os passos a seguir.
1. Definir os objetivos
Antes de tudo, é preciso entender as necessidades do cliente e do site/blog a ser analisado para traçar objetivos claros para a auditoria.
Os objetivos de uma Auditoria de Conteúdo podem ser, por exemplo: aumentar o tráfego orgânico, adaptar o conteúdo para uma nova realidade (novos produtos, novo público-alvo, posicionamento ou tom de voz), reativar um blog abandonado, melhorar o EEAT, entre outros.
Esses objetivos devem ser discutidos entre os envolvidos para alinhar a expectativa e focar esforços no que irá gerar mais resultado para o projeto.
2. Catalogar conteúdos
Depois de definir os objetivos do trabalho, é hora de começar o trabalho mais manual: catalogar todas as URLs e organizar as informações em uma planilha.
Sugestões de informações que podem ser registradas nesta planilha para ajudar na análise: URL, título do conteúdo, categoria, data da publicação, palavra-chave principal, quantidade de palavras, posição média no Google, visitas nos últimos 30 dias, número de comentários.
Para facilitar este trabalho, você pode utilizar plugins do WordPress para exportar URLs com informações de categorias, data de publicação, entre outros detalhes. Há muitos plugins que fazem este trabalho, mas se você quiser uma sugestão, tente o Export All URLs.
3. Coletar dados
Dados como número de visitas e posição média no ranking são extraídas de outras ferramentas, como Google Analytics e Google Search Console. Apesar de trabalhoso, incluir estes dados na análise ajuda a identificar as melhores e piores URLs – o que vai ajudar a priorizar o trabalho.
Esta etapa pode ser a mais demorada, a depender do tamanho do site.
4. Definir ações
Depois da coleta de dados é possível realizar a análise necessária para identificar ações a serem tomadas. As ações básicas após uma Auditoria de Conteúdo são as seguintes:
- Atualizar: identifique conteúdos muito antigos, com informações defasadas ou incompletas que precisem de atualização.
- Refazer: veja se há conteúdos muito desatualizados ou mal escritos que precisem ser totalmente refeitos.
- Excluir: determine também quais conteúdos não fazem mais sentido na estratégia e podem ser excluídos (tenha certeza de que ele não está trazendo tráfego qualificado ou tenha algum outro papel importante na estratégia).
- Criar: ao analisar todos os conteúdos e suas categorias, você possivelmente irá identificar lacunas e oportunidades para criação de novos conteúdos.
6. Criar plano de ação
Finalmente, após catalogar as URLs, coletar e analisar os dados e definir as ações necessárias para cada conteúdo, é hora de criar um plano de ação. Afinal, de nada adianta ter um panorama do cenário atual e não saber como agir para corrigir a rota.
Para isso, é criado um plano de ação que irá definir um cronograma das ações identificadas, priorizando as mais importantes.
Depois, é importante continuar acompanhando os resultados no Google Analytics, Search Console e outras ferramentas de análise para acompanhar os resultados que virão.
Quem faz Auditoria de Conteúdo?
Os profissionais mais capacitados para fazer uma Auditoria de Conteúdo são Analistas de Conteúdo, Analistas de SEO e Redatores (experientes). Pois geralmente são estes profissionais que estão diretamente envolvidos na criação da estratégia e dos conteúdos propriamente ditos.
No entanto, a empresa pode optar por contratar um profissional terceirizado para realizar a Auditoria de Conteúdo, em vez de realizar o processo internamente. Muitas vezes esta solução é mais eficaz porque o profissional contratado não terá envolvimento emocional e nem apego às estratégias e conteúdos já criados – o que pode facilitar a decisão de mudar ou excluir alguma coisa.
Além disso, o profissional experiente em realizar Auditorias de Conteúdo já tem o olhar mais treinado para identificar problemas e melhorias a serem feitas. Portanto, a Auditoria de Conteúdo pode ser realizada tanto pela equipe interna como por um profissional ou agência terceirizada, mas a segunda alternativa tende a trazer melhores resultados.
Quais ferramentas utilizar em uma Auditoria de Conteúdo?
Algumas ferramentas podem ajudar a analisar e organizar as informações levantadas pelo auditor de conteúdo. Entre as mais utilizadas nas auditorias, podemos citar estas que estão na lista a seguir.
Planilha (Excel, Google Sheets ou outra)
A simples e básica planilha não pode faltar. É com ela que organizamos, filtramos, ordenamos e visualizamos dados e informações que irão guiar a Auditoria de Conteúdo. Se você entende de fórmulas e automações, melhor ainda. Mas com conhecimento básico de Excel é possível organizar todo o trabalho e extrair bons insights.
Google Analytics
Outra ferramenta que não pode faltar no trabalho de conteúdo digital é o Google Analytics. Além dos dados de visitas, você pode ir mais além analisando taxa de rejeição, tempo de permanência na página, origens de tráfego e muito mais.
Google Search Console
Útil principalmente para quem quer fazer Auditoria de Conteúdo com foco em SEO. Incluir informações de palavras-chave e posição média no ranking é essencial para determinar as ações corretas para cada caso.
Bing Webmasters Tools
Apesar de ser bem menos utilizado do que o Google, o Bing vem investindo bastante em seu mecanismo de busca, principalmente no que se refere ao uso de IA (o Copilot no caso da Microsoft). Além disso, a ferramenta para webmasters do Google possui muitos recursos úteis para SEO. Por isso, eu sempre recomendo o uso.
Ferramentas pagas
E, além das ferramentas gratuitas já listadas, há ainda ferramentas pagar com recursos ainda mais avançados. Para quem pode pagar, é um grande investimento que agrega nas análises e no trabalho de conteúdo e SEO como um todo.
Com ferramentas robustas como SEMRush, Ubersuggest e Ahrefs é possível obter dados de posição e variação de palavras-chave no ranking, backlinks, relatórios de comparação com concorrentes, métricas de autoridade de domínio e páginas, entre outros.
Portanto, para quem já assina essas ferramentas, incluí-las na Auditoria de Conteúdo será um grande diferencial.
Faça Auditoria de Conteúdo comigo
Se você chegou até aqui e percebeu que precisa de ajuda profissional para fazer uma Auditoria de Conteúdo, fale comigo. Posso te ajudar em todas as etapas deste processo e te entregar um plano de ação completo para que suas estratégias de conteúdo gerem muito mais resultados.
Profissional de Marketing de Conteúdo & SEO trabalhando com Tecnologia e Marketing desde 2007. Bacharel em Sistemas de Informação pela Unisinos e Especialista em Gestão de Pessoas pelo Unilasalle.