Um resumo rápido de como fazer a sua empresa aparecer no Google é:
- Você pode utilizar a ferramenta de anúncios do Google e pagar por isso;
- Você pode otimizar o site de forma que o Google o compreenda e o posicione melhor nos resultados naturais de busca;
- Caso você tenha um negócio local, como um comércio ou restaurante, você pode inserir uma marcação no mapa do Google e aparecer também nos resultados de busca;
Pronto, essas são as três principais formas de fazer sua empresa aparecer no Google. Quer saber mais sobre cada uma delas?
Anunciar no Google AdWords
O AdWords é uma ferramenta de anúncios do Google por onde são criados e gerenciados os anúncios que você vê nos resultados de pesquisa.
Qualquer pessoa pode anunciar no Google AdWords. Não há investimento mínimo, a não ser na criação da conta em que você credita 50 reais e ainda ganha um cupom de até 200 reais para começar a anunciar. Você pode optar pela opção de crédito pré-pago via boleto ou cartão, ou pós pago apenas via cartão de crédito.
A cobrança dos anúncios só acontece quando alguém de fato clica no seu anúncio. Essa cobrança pode variar de poucos centavos a alguns reais, dependendo da concorrência do seu mercado e do produto ou serviço que se pretende anunciar.
Não basta apenas criar a conta no AdWords e criar alguns anúncios. Para colher os melhores resultados é importante otimizar, fazer testes e, principalmente, definir uma boa estratégia para ter um retorno maior do que o investimento, chamado popularmente de ROI.
A grande vantagem de investir em anúncios no AdWords é aparecer nos resultados de busca justamente quando seu potencial cliente está procurando pelo seu produto ou serviço. Você aproveita o momento de maior potencial do cliente para anunciar de forma estratégica e segmentada.
Resultados orgânicos do Google
Aparecer nos resultados orgânicos, ou naturais, exige um tempo maior de trabalho e de espera. Para isso são utilizadas técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que incluem alterações técnicas no site, criação de conteúdo de qualidade e promover autoridade na internet através de links em outros sites apontando para o seu.
O SEO é um trabalho de longo prazo, mas muito duradouro. Quando tornamos um site relevante para o Google a tendência é que o resultado continue sempre melhorando ao longo do tempo. Para se certificar disso é importante monitorar os resultados, os concorrentes e sempre aproveitar as oportunidades de otimização.
Em geral, os usuários tendem a confiar mais nos resultados orgânicos, por entender que o Google fez uma avaliação dos sites listados. Por isso, além de mais tráfego, sua marca ganha mais autoridade na internet.
Google Meu Negócio
Para negócios locais, em que o ideal é que o cliente compareça presencialmente na empresa, é importante utilizar os recursos do Google Meu Negócio.
Além de se tornar uma página de negócio no Google Plus, o cadastro faz com que uma marcação no mapa apareça nas pesquisas dentro do Google Maps e também nos resultados naturais do Google .
Quanto mais completo estiver o cadastro e quanto mais pessoas avaliarem e comentarem sobre o local, mais chances a empresa tem de aparecer para clientes que buscam locais próximos. O cadastro no Google Meu Negócio não tem custo, porém é possível criar anúncios e aparecer com destaque no mapa e nos resultado de busca através de uma ferramenta simplificada do AdWords chamada AdWords Express.
Agora que você já conhece as três principais formas de colocar a sua empresa no Google é só colocar em prática os passos mais simples. As três estratégias são importantes e se complementam, portanto divida seu investimento e comece a ver os resultados em pouco tempo.
Profissional de Marketing de Conteúdo & SEO trabalhando com Tecnologia e Marketing desde 2007. Bacharel em Sistemas de Informação pela Unisinos e Especialista em Gestão de Pessoas pelo Unilasalle.