O SEO evoluiu e a melhor forma de continuar gerando tráfego orgânico de buscadores e de IAs é investindo em estratégias específicas de Branding para SEO.
Há anos as mudanças no algoritmo do Google têm mudado a forma de fazer SEO. O trabalho foi ficando cada vez menos técnico e mais estratégico. Primeiramente, o conteúdo passou a ter papel importante para aumentar o tráfego orgânico de um site, da mesma forma que o Branding para SEO agora é essencial para que um site consiga performar bem nas buscas. Seja no Google, no Bing ou no SearchGPT.
O Google já vem demonstrando a importância da marca e do autor dos conteúdos através do EEAT. Da mesma forma, o ChatGPT (e o SearchGPT) também parece levar em conta a experiência, especialidade, autoridade e confiabilidade do autor e da marca.
Para entender melhor os conceitos de Branding que se conectam com as práticas de SEO e como combinar essas estratégias para melhores resultados no Marketing de Busca, continue lendo este artigo.
Índice
O que é Branding?
Branding é o processo estratégico de gestão da marca, que envolve o planejamento e a definição de elementos como missão, valores, voz, identidade visual e personas da marca.
Essa gestão tem como objetivo orientar as ações de marketing para alcançar o público certo e transmitir a mensagem desejada, além de construir autoridade e confiança junto aos clientes e consumidores.
Porém isso não é nenhuma novidade, afinal setores de Marketing trabalham com estratégias de Branding de empresas há décadas. Contudo, depois de tantas transformações no Marketing de Busca nos últimos anos, o Branding vem ganhando um papel importante no trabalho de SEO também (que até pouco tempo era muito mais técnico).
Como o Branding ajuda no SEO?
O SEO do início dos anos 2000 é muito diferente do que praticamos hoje. Naquela época, analistas de SEO focavam principalmente em aspectos técnicos: tags HTML, uso de palavras-chave exatas, URLs otimizadas e backlinks.
Embora esses fatores ainda sejam fundamentais para o SEO, hoje eles representam apenas o básico. Com o aumento da concorrência e a melhoria da qualidade dos sites e blogs que aparecem nos resultados de busca, é necessário ir além da técnica. Produzir conteúdo já se tornou obrigatório, mas o verdadeiro diferencial é um Branding forte, que agrega valor à marca e aumenta sua relevância nos resultados de busca.
E isso não ocorre apenas por mudanças nos algoritmos do Google ou pelo aumento da concorrência. Os usuários também se tornaram muito mais exigentes. Eles procuram conteúdos relevantes e, principalmente, informações de fontes confiáveis e seguras. Não basta ser apenas mais um resultado nos mecanismos de busca; é essencial construir uma visibilidade que vá além do Google, destacando-se pela autoridade, confiança e valor que a marca representa.
SEO e Branding para Google, Bing e SearchGPT
É importante ressaltar que o Branding para SEO não é relevante apenas para buscadores tradicionais, como Google e Bing. Um trabalho estratégico de Branding também contribui para aumentar a visibilidade em ferramentas de IA, como o ChatGPT e seu mecanismo de busca, o SearchGPT. As respostas dessas ferramentas indicam uma tendência crescente em priorizar conteúdos de fontes confiáveis e atualizadas.
Esse é mais um motivo para profissionais de marketing digital investirem em Branding. As ferramentas de IA, especialmente o SearchGPT, não estão acabando com o SEO, mas estão transformando o mercado e a forma de alcançar visibilidade. Com essa nova dinâmica, precisamos adaptar o SEO para aparecer como fonte de informação qualificada nas buscas por IA, agregando autoridade e relevância à marca.
8 Estratégias de Branding para SEO
Para entender como o Branding pode beneficiar diretamente o trabalho de SEO, conheça essas 8 estratégias principais:
1. Demonstre EEAT (Experience, Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness)
Para demonstrar EEAT, que em português significa Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança, deixe claro quem é o autor do conteúdo em uma breve biografia no final de cada página. Além disso, conte experiências reais, crie conteúdo profundo (sempre citando fontes e embasando informações) e publique conteúdo de qualidade com consistência. Ter canais de contato e redes sociais visíveis no site também ajudam a passar a segurança que o usuário procura.
2. Defina seu propósito e valores
Tenha bem claro qual é o seu propósito e os valores da sua marca, e transmita isso em todo conteúdo que gerar. Se a missão da sua marca é, por exemplo, ajudar as pessoas a se desenvolverem, crie conteúdos que reflitam esse objetivo e reforce esse posicionamento continuamente. O público percebe quando a marca é consistente na forma como se comunica, o que gera confiança e fortalece a conexão com a audiência.
3. Otimize páginas para termos relacionados à sua marca
Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como SEMRush e Ubersuggest, e analise os dados do Google Search Console para identificar palavras-chave relacionadas à sua marca. A estratégia aqui é criar páginas que atendam a essas pesquisas dos usuários, proporcionando uma experiência positiva e respondendo às dúvidas comuns.
4. Crie conteúdo de valor com consistência
Isso vai além de site e blog. Essa estratégia inclui redes sociais, newsletters, e-books e outros formatos que ajudem o usuário a reconhecer sua autoridade no assunto. Criar conteúdo útil e consistente em diferentes canais reforça a percepção de que sua marca é especialista e comprometida com o público.
Obs.: Lembra quando mencionei que SEO não é mais só sobre o Google?
5. Faça parcerias e collabs
Uma ótima forma de ganhar autoridade emprestada é ser mencionado por outras marcas. Seja em sites e blogs (e isso inclui ganhar backlinks), como também através de collabs nas redes sociais, ampliando a visibilidade e a credibilidade da sua marca. No entanto, escolha parcerias com marcas que sejam relevantes para o seu nicho e que tenham boa reputação.
6. Invista na Experiência do Usuário (UX) no seu site
Nada faz o usuário questionar a credibilidade de uma marca mais rápido do que a dificuldade em realizar uma ação no site. Isso não só causa frustração, como também gera insegurança para compartilhar informações, como e-mail e telefone. Um site confiável é fácil de navegar, livre de erros e proporciona uma experiência positiva para o usuário.
7. Dê sinais de confiabilidade e autoridade aos usuários do site
Algumas maneiras eficazes de transmitir confiabilidade incluem:
- Colocar a assinatura e o perfil do autor nos posts do blog, deixando claro quem produziu o conteúdo;
- Divulgar links para as redes sociais para fortalecer a presença digital;
- Ter uma página de contato de fácil acesso, mostrando transparência e prontidão para atender;
- Incluir as páginas de políticas de privacidade e termos de uso no rodapé do site;
- Usar o protocolo HTTPS para garantir a segurança dos dados do usuário;
- Mostrar feedback positivo através de depoimentos de clientes e avaliações ajuda a reforçar a confiança;
- Exibir selos de segurança e certificações como o de pagamento seguro ou certificações de segurança (como SSL) trazem mais credibilidade;
- Ter conteúdos bem escritos e regularmente atualizados demonstra que sua marca está ativa e é uma fonte confiável de informações;
8. Monitore sua reputação online
É essencial monitorar as avaliações e menções a sua marca em outros sites, além de gerenciar esses feedbacks para controlar o que aparece nas buscas e quais links externos estão apontando para seu site. Nos negócios locais, também é uma boa prática solicitar avaliações de clientes, o que ajuda a reforçar a prova social e a aumentar a confiança de novos consumidores.
O SEO está mudando, mantenha-se atualizado
O SEO não morreu, mas está mudando e subindo de nível. Está na hora dos analistas de SEO trabalharem mais de perto com os profissionais de Marketing. Afinal o SEO foi se tornando cada vez menos técnico, teve o conteúdo como sua principal estratégia durante bons anos e agora o Branding é o diferencial da vez.
Se você ainda não entende de Branding ou não acredita no potencial dessas estratégias, está na hora de se atualizar. O Marketing de Busca está indo além dos resultados do Google. Por isso, aproveite essas dicas e comece a criar estratégias para fortalecer sua marca na internet.
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Profissional de Marketing de Conteúdo & SEO trabalhando com Tecnologia e Marketing desde 2007. Bacharel em Sistemas de Informação pela Unisinos e Especialista em Gestão de Pessoas pelo Unilasalle.