Como colocar minha empresa no Google

Uma empresa que não aparece no Google perde muitas oportunidades. As pessoas buscam por informações, endereços e dados de contato no Google o tempo todo. E, por isso, entender como colocar uma empresa no Google é importante para não perder clientes, leads e oportunidades de negócio para a concorrência.

Para ajudar você a colocar sua empresa no Google, reuni informações sobre as diferentes maneiras de fazer isso. Mas um resumo rápido de como colocar sua empresa no Google é:

  1. Você pode utilizar a ferramenta de anúncios do Google e pagar por isso;
  2. Você pode otimizar o site de forma que o Google o compreenda e o posicione melhor nos resultados orgânicos de busca;
  3. Caso você tenha um negócio local, como um comércio ou restaurante, você pode inserir uma marcação no mapa do Google e aparecer também nos resultados de busca;

Pronto, essas são as três principais formas de fazer sua empresa aparecer no Google. Quer saber mais sobre cada uma delas? Então continue lendo.

Anunciar no Google Ads

O Google Ads é uma ferramenta de anúncios do Google por onde são criados e gerenciados os anúncios que você vê nos resultados de pesquisa.

Anúncio de empresa de Advocacia no Google
Anúncio de empresa de Advocacia no Google

Qualquer pessoa pode anunciar no Google Ads. Não há investimento mínimo obrigatório. O Google frequentemente oferece cupons promocionais para novos anunciantes, mas os valores e critérios para recebê-los podem variar. Você pode optar pelo pagamento pré-pago via boleto ou cartão de crédito, ou pelo pagamento pós-pago, que geralmente requer um cartão de crédito válido.

A cobrança dos anúncios no Google Ads pode acontecer de diferentes formas, sendo a mais comum o custo por clique (CPC), em que você paga apenas quando alguém clica no seu anúncio. No entanto, dependendo do tipo de campanha e objetivo, a cobrança também pode ser feita por impressões (CPM), conversões (CPA) ou visualizações (CPV). O valor varia de poucos centavos a alguns reais, conforme a concorrência do seu mercado e o produto ou serviço anunciado.

Mas não basta apenas criar a conta no Ads e configurar alguns anúncios. Para obter os melhores resultados, é essencial otimizar as campanhas, realizar testes e, principalmente, definir uma boa estratégia para alcançar um retorno maior do que o investimento, conhecido como ROI.

A grande vantagem de investir em anúncios no Ads é aparecer nos resultados de busca justamente quando seu potencial cliente está procurando pelo seu produto ou serviço. Você aproveita o momento de maior potencial do cliente para anunciar de forma estratégica e segmentada.

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Resultados orgânicos do Google

Aparecer nos resultados orgânicos, ou naturais, exige um tempo maior de trabalho e de espera. Para isso são utilizadas técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que incluem alterações técnicas no site, criação de conteúdo de qualidade e promover autoridade na internet através de links em outros sites apontando para o seu.

O SEO é um trabalho de longo prazo, mas muito duradouro. Quando tornamos um site relevante para o Google a tendência é que o resultado continue sempre melhorando ao longo do tempo. Para se certificar disso é importante monitorar os resultados, os concorrentes e sempre aproveitar as oportunidades de otimização.

Em geral, os usuários tendem a confiar mais nos resultados orgânicos, por entender que o Google fez uma avaliação dos sites listados. Por isso, além de mais tráfego, sua marca ganha mais autoridade na internet.

Google Perfil da Empresa

Para negócios locais, em que o ideal é que o cliente compareça presencialmente na empresa, é importante utilizar os recursos do Google Perfil da Empresa.

Empresa nos resultados locais do Google
Empresa nos resultados locais do Google

O cadastro faz com que a empresa apareça no Google Maps e também nos resultados orgânicos da pesquisa do Google.

Quanto mais completo estiver o cadastro e quanto mais avaliações e comentários a empresa receber, maiores serão as chances de aparecer para clientes que buscam locais próximos. O cadastro no Perfil da Empresa no Google é gratuito, mas é possível criar anúncios no Google Ads para destacar a empresa no mapa e nos resultados de busca por meio de campanhas voltadas para negócios locais.


Agora que você já conhece as três principais formas de colocar a sua empresa no Google é só pôr em prática os passos mais simples. As três estratégias são importantes e se complementam, portanto divida seu investimento e comece a ver os resultados em pouco tempo.

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