Uma empresa que não aparece no Google perde muitas oportunidades. As pessoas buscam por informações, endereços e dados de contato no Google o tempo todo. E, por isso, entender como colocar uma empresa no Google é importante para não perder clientes, leads e oportunidades de negócio para a concorrência.
Para ajudar você a colocar sua empresa no Google, reuni informações sobre as diferentes maneiras de fazer isso. Mas um resumo rápido de como colocar sua empresa no Google é:
- Você pode utilizar a ferramenta de anúncios do Google e pagar por isso;
- Você pode otimizar o site de forma que o Google o compreenda e o posicione melhor nos resultados orgânicos de busca;
- Caso você tenha um negócio local, como um comércio ou restaurante, você pode inserir uma marcação no mapa do Google e aparecer também nos resultados de busca;
Pronto, essas são as três principais formas de fazer sua empresa aparecer no Google. Quer saber mais sobre cada uma delas? Então continue lendo.
Índice
Anunciar no Google Ads
O Google Ads é uma ferramenta de anúncios do Google por onde são criados e gerenciados os anúncios que você vê nos resultados de pesquisa.

Qualquer pessoa pode anunciar no Google Ads. Não há investimento mínimo obrigatório. O Google frequentemente oferece cupons promocionais para novos anunciantes, mas os valores e critérios para recebê-los podem variar. Você pode optar pelo pagamento pré-pago via boleto ou cartão de crédito, ou pelo pagamento pós-pago, que geralmente requer um cartão de crédito válido.
A cobrança dos anúncios no Google Ads pode acontecer de diferentes formas, sendo a mais comum o custo por clique (CPC), em que você paga apenas quando alguém clica no seu anúncio. No entanto, dependendo do tipo de campanha e objetivo, a cobrança também pode ser feita por impressões (CPM), conversões (CPA) ou visualizações (CPV). O valor varia de poucos centavos a alguns reais, conforme a concorrência do seu mercado e o produto ou serviço anunciado.
Mas não basta apenas criar a conta no Ads e configurar alguns anúncios. Para obter os melhores resultados, é essencial otimizar as campanhas, realizar testes e, principalmente, definir uma boa estratégia para alcançar um retorno maior do que o investimento, conhecido como ROI.
A grande vantagem de investir em anúncios no Ads é aparecer nos resultados de busca justamente quando seu potencial cliente está procurando pelo seu produto ou serviço. Você aproveita o momento de maior potencial do cliente para anunciar de forma estratégica e segmentada.
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Resultados orgânicos do Google
Aparecer nos resultados orgânicos, ou naturais, exige um tempo maior de trabalho e de espera. Para isso são utilizadas técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que incluem alterações técnicas no site, criação de conteúdo de qualidade e promover autoridade na internet através de links em outros sites apontando para o seu.
O SEO é um trabalho de longo prazo, mas muito duradouro. Quando tornamos um site relevante para o Google a tendência é que o resultado continue sempre melhorando ao longo do tempo. Para se certificar disso é importante monitorar os resultados, os concorrentes e sempre aproveitar as oportunidades de otimização.
Em geral, os usuários tendem a confiar mais nos resultados orgânicos, por entender que o Google fez uma avaliação dos sites listados. Por isso, além de mais tráfego, sua marca ganha mais autoridade na internet.
Google Perfil da Empresa
Para negócios locais, em que o ideal é que o cliente compareça presencialmente na empresa, é importante utilizar os recursos do Google Perfil da Empresa.

O cadastro faz com que a empresa apareça no Google Maps e também nos resultados orgânicos da pesquisa do Google.
Quanto mais completo estiver o cadastro e quanto mais avaliações e comentários a empresa receber, maiores serão as chances de aparecer para clientes que buscam locais próximos. O cadastro no Perfil da Empresa no Google é gratuito, mas é possível criar anúncios no Google Ads para destacar a empresa no mapa e nos resultados de busca por meio de campanhas voltadas para negócios locais.
Agora que você já conhece as três principais formas de colocar a sua empresa no Google é só pôr em prática os passos mais simples. As três estratégias são importantes e se complementam, portanto divida seu investimento e comece a ver os resultados em pouco tempo.
Profissional de Marketing de Conteúdo & SEO trabalhando com Tecnologia e Marketing desde 2007. Bacharel em Sistemas de Informação pela Unisinos e Especialista em Gestão de Pessoas pelo Unilasalle.