Como divulgar meu trabalho na internet

Como divulgar meu trabalho na internet

divulgar trabalho na internet

Se você chegou até aqui, já deu um grande passo na direção do sucesso. A internet, diferente dos meios de comunicação tradicionais, oferece recursos de publicação e publicidade ao alcance de todos. Mesmo com pouco investimento é possível ganhar uma grande visibilidade e atingir o seu público ideal.

As possibilidades de publicidade e divulgação na internet são inúmeras. Para decidir onde vale a pena investir, é preciso primeiro definir seus objetivos e, pra isso, você precisa planejar. Dependendo do tipo de trabalho que você oferece, os passos para atingir seus objetivos pode ser diferente. Um e-commerce, por exemplo, antes de tentar vender precisa se tornar conhecido pelo público, afinal para efetuar uma compra na internet o consumidor precisa se sentir seguro.

Por isso, faça seu planejamento e identifique seus principais objetivos. Feito isso, você terá como principais possibilidades os tipos de publicidade que listaremos abaixo. Cada uma com características diferentes que se complementam. Dependendo do investimento que você tem em mãos pode ser interessante apostar em mais de uma.

Tipos de publicidade mais utilizados na internet

Conheça aqui os principais meios para divulgar seu trabalho na internet e o que cada um pode oferecer.

Tenha um blog

Criar um blog é uma das boas estratégias que tem um bom custo x benefício. Você até pode criar um blog em sistema gratuito como o WordPress.com. Mas se você quer passar mais credibilidade o ideal é contratar um serviço de hospedagem e um domínio do tipo seunome.com.br, que demonstra mais profissionalismo.

O WordPress é o sistema mais indicado para criação de pequenos sites e blogs porque é extremamente fácil de usar e possui inúmeros recursos prontos que facilitarão a sua vida. Contratando um serviço de hospedagem, provavelmente você já terá o WordPress pré-instalado e irá conseguir configurar o blog de forma fácil com algumas pesquisas no Google.

Criado o blog, é importante recheá-lo com bom conteúdo. Prefira investir muito tempo em um bom artigo do que tentando criar vários pequenos textos com pouca informação. Lembre-se sempre de passar credibilidade e profissionalismo em seu conteúdo.

Dessa forma, seu público irá encontrá-lo de forma natural, através do Google ou compartilhamento em redes sociais. Tudo depende do quão útil e interessante serão seus textos.

Faça conteúdo para redes sociais

Conteúdo útil e interessante em redes sociais também são uma ótima estratégia, desde que você conheça bem seu público-alvo. Saber para quem você está direcionando seu conteúdo ajuda a definir o que criar, onde publicar e quando. Redes sociais exigem essa percepção de comportamento das pessoas, visto que a concorrência (principalmente no Facebook) aumenta cada vez mais, para se destacar é preciso ser assertivo.

O Facebook e o Instagram são as redes mais utilizadas atualmente e, provavelmente, continuarão sendo por algum tempo. Mas você pode e deve testar outras redes como Twitter e LinkedIn, dependendo do público que deseja atingir. O estudo do seu público-alvo irá ajudar a definir onde mais investir.

Publicar conteúdo nessas redes não tem custo, mas você pode sentir necessidade de utilizar recursos de publicidade para aumentar seu alcance e seguidores. Antes de investir dinheiro em alguma coisa, estude bastante para saber como obter o maior retorno possível.

Anuncie

Nessa linha de anúncios, o maior destaque é para o Google Ads: os anúncios do Google que aparecem em destaque nos resultados de busca e em formato de banner dentro de outros sites. Os resultados tendem a ser bons, já que você está anunciando para uma pessoa altamente interessada no produto ou serviço que você oferece no exato momento em que ela está buscando por ele. Isso acontece porque os anúncios do Google são exibidos conforme o termo digitado no campo de busca.

Anunciar no Google é fácil, o investimento é flexível. Com 50 reais você já pode exibir seus primeiros anúncios e fazer um teste. Dependendo do que você anuncia pode precisar um investimento maior, já que a concorrência é grande e para aparecer no topo das buscas o sistema do Google faz uma espécie de leilão e quem investe mais, tende a aparecer mais vezes e mais bem posicionado.

Além do Google, existem outras possibilidades de anúncios na internet, como o Facebook Ads. Outras redes como Twitter, Linkedin e Instagram também possuem recursos de publicidade. Anunciando nas redes sociais você terá a apção de levar usuários ao seu site, ganhar mais seguidores ou interações em um determinado post. Tenha sempre em mente o resultado esperado antes de começar a criar campanhas de anúncio.

Publique em outros sites

Outra possibilidade muito interessante é publicar como autor de artigos em sites que tenham a ver com seu trabalho. Muitos sites aceitam artigos de terceiros e essa pode ser uma ótima oportunidade de atingir um público já formado através de um site com uma boa audiência.

Assim como publicar no próprio blog, é muito importante que você foque em escrever um texto muito bom e completo para demonstrar ao leitor que você tem domínio sobre o assunto. Vale o mesmo conselho: escreva um artigo muito bom e completo em vez de escrever muitos artigos rasos e com pouca informação útil.

Essa estratégia, além de servir para ampliar o alcance do seu nome na internet e atingir um público maior, também ajuda a divulgar seu site ou blog se você pedir ao dono do blog para colocar um link na sua assinatura. Quem ler e gostar do seu texto certamente vai querer saber mais sobre você e acabará clicando no link.

Essas são as principais formas de você começar a divulgar seu trabalho na internet. Ao iniciar uma dessas ações você irá ampliar seus horizontes e irá começar a enxergar novas possibilidades de publicidade. Quando os resultados começarem a aparecer você se sentirá ainda mais motivado e quanto mais se profundar em  novas estratégias digitais, melhores resultados você terá.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *