Marketing Digital para lojas virtuais incluem muitas ações, uma delas é estar presente nas Redes Sociais, seja através de conteúdo e alcance orgânico ou seja através de anúncios.
O Facebook é a Rede Social mais utilizada atualmente. A rede atinge públicos diferentes e, justamente porque o usuário publica diversas informações a seu respeito em seu perfil, é possível encontrar o público certo para um produto ou uma marca utilizando recursos da ferramenta Facebook Ads.
Como você pode perceber, há basicamente duas maneiras macro de divulgar uma loja virtual no Facebook: (1) de forma gratuita, criando conteúdo na sua fanpage e fomentando a interação dos usuários; (2) de forma paga, utilizando o Facebook Ads que é uma ferramenta própria do Face para gerenciar anúncios dentro da rede social.
Criação de conteúdo e gerenciamento da fanpage: a forma orgânica de divulgar uma loja virtual
Ter uma fanpage no Facebook já é um grande passo. Lembre-se de que você deve criar uma fanpage (uma página) e não um perfil como utilizado pelos usuários. A fanpage além de mais profissional, tem recursos que um perfil comum não tem, como relatórios sobre as interações, engajamento e alcance das publicações.
Após ter a página criada é preciso planejar! Você precisa saber qual público é o ideal para sua marca, se são mulheres, homens, jovens, universitários, mães… enfim, você precisa desse direcionamento para começar a criar conteúdo de qualidade focando nessas pessoas. E esse é o segredo do sucesso em fanpages: criar conteúdo realmente muito bom e que mereça o like e o compartilhamento dos seguidores.
Com o público definido você já pode começar a criar alguns posts. Os tipos de posts possíveis no Facebook são:
Links: Links de páginas na Web em que o usuário clica e sai do Facebook para consumir o conteúdo. Se você produz conteúdo próprio em seu site ou blog, você tem o cenário perfeito. Além de ter conteúdo altamente relacionado à marca, você ainda atrai o usuário para dentro do site, onde ele vai encontrar ainda mais informações sobre a empresa. Caso você não produza conteúdo, pode compartilhar links de outros sites, desde que eles sejam sites confiáveis e que tenham conteúdo de interesse do seu público-alvo. Exemplo:
Imagem: As imagens geralmente possuem um desempenho melhor do que os outros tipos de posts. As pessoas costumam prestar mais atenção e compartilhar mais imagens, por isso o desempenho delas acaba sendo melhor. Minha sugestão é que você produza as próprias imagens, compartilhar imagens com identificação de outras páginas fica pouco profissional.
Mesmo que você não tenha habilidade com Photoshop, há ferramentas que podem facilitar esse trabalho, é o caso do Canva. Com modelos pré prontos para os principais formatos de imagem para redes sociais, basta alguns cliques para criar uma imagem totalmente personalizada e bonita. É claro que se você puder contratar um Designer, a sua chance de sucesso é ainda maior, pois quem é especialista em criação de material visual consegue atrair mais olhares para seus trabalhos.
Exemplo de post com imagem:
Vídeos: Os vídeos são bem legais, mas são mais trabalhosos e caros para produzir. Assim como os links, compartilhar vídeos interessantes para seu público com moderação, pode ser uma boa estratégia. Os vídeos podem ser hospedados no YouTube, nesse caso você apenas pega o link de compartilhamento e divulga no Facebook. Porém, se você tem um arquivo de vídeo no seu computador, pode fazer upload dele no próprio Facebook, o que muitas vezes traz um resultado legal, desde que, é claro, o conteúdo seja muito atrativo.
Exemplo:
Apenas texto: Poucas vezes um post somente com texto é aconselhável. Não usar foto vídeo ou link faz com que seu post tenha um alcance muito pequeno. Quanto mais ele for atrativo para quem rola a timeline, melhor. Então prefira sempre posts mais visuais.
Facebook Ads: criando anúncios e promovendo a sua empresa no Facebook
Utilizando os recursos do Facebook Ads, divulgar a sua loja virtual fica mais fácil. Isso não quer dizer que você vai criar um anúncio de qualquer jeito para deixar rodando no Facebook e ele fará todo o trabalho sozinho. Não, o Facebook Ads exige um trabalho de monitoramento, gerenciamento e de teste, muito teste para alcançar resultados cada vez melhores gastando menos. É preciso ter consciência de que somente o dinheiro não vai trazer o resultado esperado, é preciso de estratégia por trás dos anúncios.
Impulsionar posts ou usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads?
Raramente vale a pena impulsionar. Se você é totalmente leigo no assunto, pode ser uma solução. Mas saiba que os anúncios criados e gerenciados pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads, trazem muito mais resultado e são muito mais assertivos. Isso porque nos impulsionamentos dentro da página o Facebook não disponibiliza todos os recursos que encontramos dentro da ferramenta de anúncios. Segmentar para um público específico com as características que desejamos fica muito mais fácil, pois conseguimos cruzar uma série de informações.
A interface do Gerenciador pode parecer um pouco diferente no início, mas começando a utilizar você se familiariza e logo já consegue criar sua primeira campanha.
Ao conhecer melhor a ferramenta você irá entender por que vale mais a pena anunciar através dela do que impulsionar posts na sua página. Através dos relatórios você vai poder medir o desempenho dos seus anúncios, identificar aqueles que deram mais resultado para começar a alocar a sua verba de maneira inteligente.
Tipos de anúncio no Facebook
Existem tipos de anúncios diferentes que você pode criar dependendo do que você espera dessa divulgação no Facebook, que podem aparecer na timeline ou na lateral da tela.
Levar o usuário para o seu site: Esse tipo possui uma chamada para levar o usuário para dentro do seu site, seja para conhecer sua empresa, comprar um produto específico, preencher um formulário ou tomar alguma outra ação que você deseje. Ele pode aparecer na lateral da tela ou na timeline do usuário.
Promover a fanpage para atrair mais fãs: Já esse tipo de anúncio serve para sua página ganhar mais seguidores. Segmentando para um público de interesse o anúncio também pode aparecer na lateral da página ou na timeline do usuário. Ao clicar ele passa a curtir a página e a ver as suas publicações. Nesse caso é importante você ter uma página ativa, para que logo esse usuário comece a visualizar suas publicar e interagir com elas. Caso contrário, ele será apenas mais um na sua lista de fãs.
Patrocinar um post da sua página: Esse recurso é o ideal para substituir o botão impulsionar de dentro da página. Seus posts irão aparecer na ferramenta de anúncios e você pode patrocinar seus posts para que eles apareçam para um número maior de pessoas, a diferença de criar esse anúncio pela ferramenta é que as opções de segmentação são muito maiores e você poderá atingir um público muito mais interessado na sua marca.
E aí, já decidiu se vale a pena usar os recursos do Facebook para divulgar a sua loja? Se ficar com alguma dúvida, deixa aqui nos comentários ou entra em contato comigo para batermos um papo.
Profissional de Marketing de Conteúdo & SEO trabalhando com Tecnologia e Marketing desde 2007. Bacharel em Sistemas de Informação pela Unisinos e Especialista em Gestão de Pessoas pelo Unilasalle.