Google SGE: O Que é e Como Impacta no Marketing de Busca

O Google utiliza Inteligência Artificial (IA) em seus algoritmos desde 2015. Mas em 2023 a Search Generative Experience (SGE) começou a mudar a forma que o usuário pesquisa e consulta os resultados no buscador do Google.

A SGE do Google passou a mostrar resultados para as pesquisas acima dos resultados orgânicos e pagos, dando uma resposta pronta à dúvida do usuário. E esse recurso fatalmente impacta no Marketing de Busca (tráfego orgânico e pago).

Visto que temos essa nova realidade, é preciso adaptar as estratégias e encontrar maneiras de lidar com a queda no tráfego. Além disso, existe a questão de privacidade e ética que o Google precisará respeitar quando usa conteúdo de terceiros sem curadoria humana para gerar respostas prontas ao usuário.

Portanto, para entender como será o futuro das buscas e como o Google e os profissionais de Marketing Digital devem trabalhar daqui para frente, continue lendo.

O que é Google SGE?

A Search Generative Experience (SGE) é o recurso do Google que usa Inteligência Artificial para exibir respostas às pesquisas dos usuários com base em várias fontes de informação.

Ao contrário da busca tradicional, que lista links para páginas de terceiros, a SGE pode gerar resumos, explicações e informações mais elaboradas diretamente nos resultados de busca.

Como Funciona a SGE do Google?

A SGE gera uma resposta à pesquisa do usuário com base em informações de várias fontes. Essa resposta aparece no topo da SERP (Search Engine Results Page), na chamada posição zero

O conteúdo é gerado através dos modelos de linguagem MuM (Multitask Unified Model) e PaLM 2 (Pathways Language Model 2), que conseguem analisar o termo de busca e encontrar a resposta adequada àquela pergunta.

Exemplo de Resultado do Google SGE

Veja um exemplo de resultado para a pesquisa “como tirar mancha de roupa branca”. Além de listar prontamente as principais formas de resolver o problema, o resultado exibe o link com a fonte de informação após cada item da lista.

Exemplo de busca generativa com Google SGE
Exemplo de busca generativa com Google SGE

Este é um dos principais desafios dos profissionais de SEO (Search Engine Optimization) a partir de agora, aparecer como fonte de informação na busca generativa (SGE) do Google. 

Benefícios da Search Generative Experience (SGE)

Para os usuários os benefícios são óbvios: respostas mais rápidas para suas consultas e uma seleção de links confiáveis nesse resultado, caso o usuário deseje aprofundar sua pesquisa.

Já para quem trabalha com SEO e Conteúdo este será mais um desafio para atrair tráfego para seus sites, mas também há benefícios da SGE para quem produz conteúdo de qualidade. Veja alguns abaixo.

Maior visibilidade para conteúdo de qualidade

A SGE destaca resumos gerados pela IA com base em informações de fontes confiáveis. Para criadores de conteúdo que produzem materiais de alta qualidade e tem autoridade em seus nichos, isso pode ser positivo. Afinal, o Google busca fontes com autoridade para criar respostas, o que pode beneficiar sites com bom E-E-A-T (Expertise, Experience, Authoritativeness, and Trustworthiness – Experiência, Especialização, Autoridade e Confiabilidade).

Aparecer como fonte de informação no resultado gerado pela SGE pode gerar mais cliques e visitas.

Valorização do conteúdo especializado e aprofundado

Outra coisa que a SGE valoriza são os conteúdos que trazem respostas completas e ricas em detalhes. Portanto, criadores de conteúdo que produzem material aprofundado sobre tópicos específicos podem ter mais chances de se destacar, uma vez que o Google prioriza fontes que oferecem contexto e precisão nas informações.

Tráfego mais qualificado

Ao gerar respostas detalhadas e interativas, a SGE pode atrair usuários que estão mais avançados no processo de busca e interessados em informações mais específicas. Isso significa que os cliques gerados através das recomendações da SGE podem ser de usuários com maior intenção de conversão, o que pode resultar em tráfego mais qualificado.

Novas oportunidades de otimização

A SGE também abre portas para novas estratégias de SEO, como otimizar o conteúdo para ser referenciado nas respostas geradas pela IA. Isso pode incluir a criação de conteúdos mais estruturados, com seções claras que respondam diretamente às dúvidas dos usuários, aumentando as chances de serem incluídos nos links da SGE.

A otimização para diferentes tipos de conteúdo também vai ganhar importância, pois a SGE pode processar texto, imagens, vídeos e outros formatos de conteúdo. Dessa forma, profissionais de SEO deverão diversificar suas otimizações, deixando de focar tanto em conteúdo textual.

Segmentação por intenção de busca

Com a SGE oferecendo respostas geradas para perguntas complexas, é preciso começar a elaborar o conteúdo pensando na intenção de busca. A partir de agora, ao invés de trabalharmos com foco em palavras-chave, devemos ter sempre em mente a intenção de busca do usuário.

Isso significa que um conteúdo deve atender à expectativa do usuário além da palavra-chave utilizada. Ou seja, se alguém busca por “vinagre tira mancha de roupa?”, essa pessoa espera não somente achar a resposta para sua dúvida como também outras sugestões eficazes para resolver o seu problema.

O que muda para os usuários do Google?

Com a SGE, os usuários têm agora respostas prontas de forma muito mais rápida do que antes. Além disso, agora o algoritmo do Google compreende muito melhor perguntas mais complexas, então as buscas ficam mais parecidas com uma conversa.

Contudo, dependendo do assunto pode ser necessário verificar as informações e consultar mais fontes antes de tomar por verdade a resposta da IA.

Bons exemplos disso são as buscas relacionadas à saúde ou finanças. Antes de tomar uma decisão em relação a esses assuntos usando somente a resposta gerada pela SGE, é preciso consultar fontes de informações confiáveis e embasar sua decisão em opiniões preferencialmente humanas.

Impacto da SGE na criação de conteúdo e SEO

Na criação de conteúdo e nas estratégias de SEO, será preciso repensar a forma de estruturar um texto e considerar não somente a palavra-chave (como é feito desde o início do SEO), mas também a intenção de busca do usuário.

Para criar textos relevantes o suficiente para aparecerem no resultado gerado pela SGE, é preciso além de informações de valor, muita autoridade no nicho trabalhado. Isso significa que o algoritmo do Google precisa enxergar o autor do conteúdo como um expert naquele assunto. E isso acontece através da E-E-A-T, que são um conjunto de critérios utilizado pelo Google para definir se um conteúdo é confiável, relevante e útil.

Ou seja, isso deverá ser, a partir de agora, uma prioridade nas estratégias de SEO.

Impacto da SGE nas campanhas de anúncio

Assim como nos resultados orgânicos, os resultados de anúncios pagos também sofrem o impacto dos resultados gerados pela SGE. Isso porque os anúncios que antes ganhavam destaque no topo dos resultados de busca, agora aparecem abaixo do conteúdo da SGE.

A consequência disso é uma diminuição na taxa de cliques e ainda o aumento do custo dos anúncios. Isso vai exigir uma adaptação nas estratégias de links patrocinados, focando principalmente em criar anúncios altamente relevantes para a busca do usuário.

Além disso, o conteúdo da página de destino também é determinante para o sucesso de campanhas de anúncios pagos. Mais do que nunca o usuário deve ter uma excelente experiência na página de destino ao clicar em um anúncio.

Impacto da SGE no tráfego orgânico

Essa é uma consequência natural e esperada desde a implementação da SGE no Google: a diminuição do tráfego orgânico. Isso porque a SGE já responde muitas dúvidas dos usuários sem que ele precise clicar em nenhum link nos resultados de busca.

O impacto no tráfego orgânico já vem sendo percebido por muitos profissionais de SEO desde 2023. Conforme estudo realizado pela Search Engine Journal, em média 80 a 90% das pesquisas no Google são respondidas pela SGE e a cobertura vem aumentando mês a mês.

Isso significa que nós, profissionais de SEO e de Conteúdo, teremos que repensar as estratégias e, até mesmo, ampliar o SEO para além do Google e começar a otimizar os conteúdos para outras fontes de tráfego.

Privacidade e Ética

A Search Generative Experience (SGE) do Google levanta questões importantes de privacidade e ética à medida que a busca se torna mais personalizada e gerida por inteligência artificial. 

Um dos principais desafios é a coleta e o uso de dados pessoais. Para oferecer respostas mais relevantes, a SGE pode depender de informações baseadas no histórico de buscas, comportamento de navegação e preferências individuais. Isso gera preocupações sobre até que ponto os dados dos usuários estão sendo monitorados e utilizados, especialmente quando as interações com a IA se tornam mais complexas e contínuas. 

Em termos de ética, como a SGE gera respostas diretas, há o risco de que exiba informações sensíveis ou preconceituosas, por exemplo. Isso pode resultar em distorção de informações ou respostas inadequadas, especialmente em tópicos como saúde, política ou cultura. 

Futuro das buscas

Com a SGE, o Google está indo além da simples entrega de links e se posicionando como um fornecedor de respostas completas, geradas pela IA com base em grandes volumes de dados e informações de múltiplas fontes. Isso significa que, em vez de apenas procurar e selecionar informações manualmente, os usuários terão uma experiência de busca mais personalizada e conversacional.

Esse avanço aponta para um futuro onde as buscas serão cada vez mais interativas e contextuais, com a IA entendendo melhor as nuances das perguntas e fornecendo respostas mais ricas, combinando texto, imagens e vídeos. 

No entanto, essa evolução traz novos desafios, como a necessidade de garantir transparência, confiabilidade e diversidade nas fontes de informação. O equilíbrio entre a automação eficiente e a curadoria ética será fundamental para que as buscas no futuro sejam não apenas rápidas, mas também justas e imparciais.

Dicas para otimizar conteúdo em tempos de SGE

Agora veja o que profissionais do Marketing Digital podem fazer para reduzir o impacto da SGE em suas estratégias.

  1. Otimização para SGE: é preciso criar conteúdos estruturados e com informações precisas e completas para que a SGE utilize-os como fonte de dados. 
  2. Melhorar a E-E-A-T: investir em estratégias para melhorar a E-E-A-T e ser visto pelo Google como uma autoridade no assunto pode ajudar a conquistar espaço nas respostas da IA.
  3. Cite as fontes de informação: outra forma de mostrar que um conteúdo é confiável é citar e linkar as fontes das informações utilizadas no texto.
  4. Dados estruturados: utilizar marcações de dados estruturados (schema) organiza o conteúdo e facilita a interpretação dos algoritmos e também das IAs.
  5. FAQ – Perguntas Frequentes: criar um tópico de perguntas frequentes nas páginas e utilizar a marcação schema adequada a esse tipo de conteúdo pode ser uma excvelente fonte de respostas rápidas para perguntas feitas no Google.
  6. Manter o conteúdo atualizado: De tempos em tempos é preciso revisar e atualizar os conteúdos, essa é uma forma de torná-lo relevante para o algoritmo do Google.

Conclusão

A SGE é uma realidade e não temos como lutar contra essa evolução dos mecanismos de busca. Mais uma vez os profissionais de Marketing de Busca precisam se reinventar e adaptar as estratégias.

Se por um lado o tráfego orgânico diminui e a disputa por visibilidade nas buscas fica mais acirrada, por outro os conteúdos de alto nível criados por fontes confiáveis terão a oportunidade de aparecerem como fonte do resultado gerado pela SGE. O que pode resultar em números expressivos de cliques e conversões.

Para nós, profissionais de SEO e Conteúdo, é mais um desafio que tende a ampliar a atuação do SEO. Pois além das adaptações necessárias para continuar atraindo tráfego do Google, também é preciso pensar em novas formas de gerar tráfego qualificado através de outras fontes. A certeza é de que o mercado digital irá se adaptar, mais uma vez.

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