Legibilidade e Leiturabilidade: Conceitos Diferentes Que Se Completam

Legibilidade e Leiturabilidade: Conceitos Diferentes Que Se Completam

legibilidade e leiturabilidade

Na internet o tempo de atenção do usuário é curto, por isso a criação de conteúdo eficaz é fundamental para o sucesso no marketing digital. Afinal, textos que são fáceis de ler e entender têm maior probabilidade de atrair e engajar o público, impulsionando as conversões e ampliando o alcance do conteúdo.

Neste artigo você irá entender os conceitos de legibilidade e leiturabilidade e suas diferenças. Além disso, após ler este artigo você vai saber como aplicar técnicas de cada um desses conceitos para criar conteúdos incríveis e encantar sua audiência.

Você vai aprender:

O que é legibilidade? – Descubra os elementos visuais que afetam a leitura de um texto e como torná-lo mais legível.

O que é leiturabilidade? – Saiba quais são os fatores que contribuem para a compreensão do texto e como melhorar a fluidez da leitura.

Legibilidade versus LeiturabilidadeEntenda as diferenças entre legibilidade e leiturabilidade e como elas se aplicam ao marketing digital.

Dicas para o sucesso – Implemente dicas e estratégias para otimizar seus textos para legibilidade e leiturabilidade, alcançando melhores resultados com seus conteúdos.

O que é Legibilidade?

A legibilidade se refere à facilidade com que decodificamos um texto. É o primeiro passo para a leitura e compreensão, além de influenciar diretamente na primeira impressão que o seu conteúdo causa no público.

Elementos visuais que impactam a legibilidade

Tipografia: A escolha da fonte, tamanho, peso e espaçamento entre letras e linhas é crucial para a legibilidade. Por isso, é recomendado sempre optar por fontes legíveis como Arial, Verdana ou Helvética, em tamanhos adequados ao público e meio de leitura (desktop e mobile).

Contraste: Um bom contraste entre texto e fundo facilita a leitura e evita o cansaço visual. Para isso, utilize cores com alto contraste, como preto e branco, ou tons com boa diferença de luminosidade.

Espaço em branco: O uso adequado de margens, parágrafos e espaçamentos entre linhas contribui para a fluidez da leitura e a compreensão do texto. Portanto, evite textos densos e blocos de texto muito longos.

Comprimento das linhas: Linhas muito longas podem dificultar a leitura e a compreensão. Mantenha o comprimento das linhas com menos de 80 caracteres por linha.

Uso de cores: O uso excessivo de cores pode distrair o leitor e dificultar a leitura. Utilize cores com moderação e de forma estratégica para destacar elementos importantes ou criar uma identidade visual para o seu texto.

Dicas para melhorar a legibilidade

Os Desenvolvedores Web normalmente já estão familiarizados com as diretrizes de acessibilidade da W3C, mas redatores e demais profissionais do Marketing Digital podem aprender muito sobre experiência do usuário estudando os manuais da W3C (Consórcio World Wide Web).

Mas basicamente, para criar textos mais legíveis, além dos aspectos visuais como tipografia e cores, você deve atentar-se para o seguinte durante a escrita:

  • Evitar frases e parágrafos muito longos e grandes blocos de texto;
  • Organizar o conteúdo em títulos e subtítulos, além de utilizar negrito para destacar partes importantes que permitam que o leitor escaneie melhor o texto;
  • Usar imagens, gráficos e tabelas que complementem ou facilitem o entendimento do texto.

Lembre-se de que a legibilidade é essencial para que o seu público possa ler e entender sua mensagem. Portanto é interessante investir tempo na análise e otimização do conteúdo a fim de melhorar os resultados dentro da sua estratégia de marketing digital.

O que é Leiturabilidade?

A leiturabilidade vai além da legibilidade, focando na compreensão e na fluidez do texto. Um texto legível pode ser difícil de entender, enquanto um texto com boa leiturabilidade é fácil compreender, mesmo para públicos com diferentes níveis de conhecimento.

Fatores que contribuem para a leiturabilidade

Complexidade gramatical e sintática: Evite frases longas e complexas e vocabulário rebuscado. Opte por frases curtas e concisas, com estrutura clara e direta;

Familiaridade do vocabulário: Utilize vocabulário de fácil compreensão para o seu público-alvo. Evite o uso excessivo de termos técnicos ou jargões, sem fornecer explicações claras. Quando necessário, consulte um dicionário de sinônimos para substituir termos que estejam tornando frases difíceis de ler.

Estrutura do texto: Organize o texto em parágrafos curtos, com títulos e subtítulos que indiquem o tema de cada seção. Utilize também listas numeradas ou com marcadores para facilitar a leitura de informações sequenciais;

Coesão e coerência textual: Utilize preposições (e, mas, porque, etc.) e pronomes para melhorar a conexão entre ideias e a fluidez do texto. 

Uso de recursos visuais: Imagens, gráficos, tabelas e outros recursos visuais podem auxiliar na compreensão do texto, tornando-o mais atraente e fácil de entender. 

Dicas para aumentar a leiturabilidade

Depois de escrever atentamente o texto, aplique as dicas a seguir para melhorar ainda mais a sua leiturabilidade:

  • Sempre revise (preferencialmente peça para outro redator revisar) seu texto para garantir que não haja erros de ortografia e para melhorar a clareza e coesão do conteúdo;
  • Leia o seu texto em voz alta para identificar possíveis problemas de ritmo e fluidez.
  • Peça para outras pessoas lerem o seu texto e darem um feedback sobre a clareza e a compreensão do conteúdo.
  • Utilize uma calculadora de leiturabilidade ou ferramentas online como o https://hemingwayapp.com/ para avaliar a legibilidade do seu texto.

A leiturabilidade do conteúdo define o nível de engajamento do público com seu texto. Afinal, um bom texto, com uma mensagem clara e fácil de compreender, tem mais chances de fazer com o que o usuário tome determinadas ações (como clicar ou comprar algo), gerando melhores resultados.

Legibilidade x Leiturabilidade: Quais as diferenças?

Conforme vimos nos tópicos anteriores, legibilidade e leiturabilidade são conceitos distintos que se complementam na criação de textos eficazes.

Enquanto a legibilidade trata mais de questões ligadas ao visual, a leiturabilidade indica a complexidade do texto em relação ao vocabulário, coesão e estrutura.

Compare as principais diferenças entre legibilidade e leiturabilidade no quadro abaixo:

LegibilidadeLeiturabilidade
FocoDecodificação individual das letras e símbolos.Compreensão global do texto como um todo.
AspectosTipografia, contraste, espaçamento, tamanho das letras, etc.Complexidade gramatical, vocabulário, estrutura textual, coesão, etc.
ObjetivoPermitir que o leitor reconheça as letras e palavras.Facilitar a leitura e a compreensão do significado do texto.
AnalogiaAlicerce de uma casa.Estrutura e acabamento da casa.
Comparativo: Legibilidade x Leiturabilidade

Vale destacar que a legibilidade é pré-requisito para a leiturabilidade. Somente um texto formatado de forma legível pode ser lido e compreendido pelo público. É por isso que esses conceitos se complementam.

Dessa forma, para criar textos mais eficazes no marketing digital é preciso combinar legibilidade e leiturabilidade do conteúdo. 

Checklist do conteúdo com boa legibilidade e leiturabilidade

  • Usar tipografia em tamanho (mínimo 16px para páginas na web) e cor adequados.
  • Escrever frases curtas e parágrafos com conectores de ideias (mas, contudo, dessa forma).
  • Utilizar títulos e subtítulos para organizar o conteúdo, sempre respeitando a hierarquia de heading tags (<h1>, <h2>, <h3>) e etc.
  • Incluir imagens e outros recursos visuais para complementar o texto.
  • Evitar o uso excessivo de palavras difíceis e termos técnicos.

Os conceitos de legibilidade e leiturabilidade devem estar claros para redatores e estrategistas do marketing digital. É preciso lembrar sempre de suas diferenças e da forma como se complementam, assim como as técnicas utilizadas para tornar um texto mais fácil de ler e compreender. Somente assim um texto com bom conteúdo pode trazer bons resultados.

Referências

Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.1

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