Como criar um blog e ganhar dinheiro com ele

Poucas pessoas vão te dizer a verdade sobre ganhar dinheiro com blog. Há pessoas vivendo exclusivamente de renda vinda de blogs, há quem tenha isso como uma renda extra e tem aqueles que nunca vão descobrir o verdadeiro caminho para monetizar um blog de forma inteligente.

A realidade de quem decide se tornar um blogger profissional é cheia de incertezas. Os rendimentos variam muito, as regras do jogo estão sempre mudando, o que exige muito estudo e dedicação. Não pense que você vai escrever um textinho “meia boca” de vez em quando e começar a ganhar dinheiro de forma fácil. Ter um blog rentável dá muito trabalho. 

É preciso dedicar-se por inteiro, estudar, investir em si mesmo para então começar a colher os frutos. Isso pode levar meses ou anos, depende de quanto você vai se envolver.

Minha experiência

Eu tenho blogs há muitos anos, faço dinheiro com meus conteúdos desde 2006 (sério, 2006!). Quando eu comecei nem tinha essa pretensão, de viver de blog. Eu sempre gostei muito de escrever e tinha blogs sobre assuntos que eu amava. Isso facilitou muito todo árduo trabalho que eu tive para tornar meus blogs referência e atrair tanto tráfego.

Durante muitos anos eu me dedicava parcialmente, tinha um emprego fixo, depois por 6 anos fui sócia de uma agência de marketing digital e, finalmente, com 31 anos e uma filha para criar, eu vi nisso aqui a oportunidade de mudar meu estilo de vida.

Se eu vivo só de blog? Não, eu preciso ser honesta com você. Eu também faço dinheiro com consultoria em SEO e Marketing de Conteúdo. Mas os blogs seguem representando uma boa fatia da minha renda.

Escrever sobre o que?

Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares. Há nichos mais rentáveis que outros, os que vendem mais, os que são mais procurados no Google. Mas você não pode inverter a ordem natural das coisas, ou então a chance de dar errado aumenta bastante.

Se você está começando a trabalhar como um blogueiro profissional e o foco é ganhar dinheiro com seu blog, pelo menos finja por um momento que você está criando um blog por hobby

Vou te fazer algumas perguntas para ajudar:

  • O que você gosta de fazer? 
  • Sobre o que gosta de ler? 
  • Tem algum assunto que você chega a ser chato de tanto que fala sobre ele?
  • Para que as pessoas normalmente te pedem ajuda?
  • Qual assunto te desperta tanto interesse que não seria difícil pesquisar sobre ele?
  • O que você gostaria de ensinar para as pessoas?

Percebeu onde quero chegar? Você precisa dominar ou ter muito interesse no assunto para fazer dele um blog. Por mais que alguém te diga que blogs de finanças rendem muito dinheiro, se você não entende nada disso ou não tem paciência para estudar sobre, esse não é um bom nicho para você.

É melhor investir em algo que você não vai se cansar de criar conteúdo. Os maiores cases de sucesso de pessoas que enriqueceram criando conteúdo na internet seguiram essa lógica: criar conteúdo sobre algo que realmente goste.

Tecnologias e Plataformas

Existem formas gratuitas de criar blogs, como o BlogSpot, mas eu nem vou entrar em detalhes sobre isso por um motivo bem simples: se você tem como objetivo ganhar dinheiro com blog mas não quer investir nada nisso, melhor nem começar.

Você não precisa ter uma grana alta no início, mas para concorrer com os grandes o mínimo é ter uma hospedagem paga e um domínio próprio. A diferença dos grátis é enorme, pois em uma hospedagem paga você vai usar o melhor e mais utilizado sistema de blogs do mundo, o WordPress

Eu uso hospedagem da Hostgator há anos e nunca tive grandes problemas. Quando precisei, fui bem atendida pelo suporte. E se eu te disser que eles oferecem planos para blogs WordPress por menos de 10 reais por mês, você acredita? 

Ah, e sim, eu vou ganhar uma comissão se você contratar o plano clicando no link do banner abaixo. Essa é uma das formas de monetizar um blog. Se eu vou te ensinar a fazer isso, porque eu não te contaria que estou fazendo neste momento?

A vantagem de comprar clicando no meu banner é garantir esses 55% de desconto e ainda ter domínio grátis. Não é só pela minha comissão, é para te mostrar que não vale a pena perder tempo com plataforma gratuita se você pode ter hospedagem e domínio profissional por tão pouco.

Depois de contratado e devidamente configurado, você vai poder customizar o tema do WordPress e utilizar plugins que adicionam funcionalidades muito úteis com apenas alguns cliques. Se você já passou por essa etapa, é hora de começar a estudar sobre experiência do usuário e SEO, para tornar o seu blog completamente acessível e fácil de navegar.

Criar conteúdo rico

Depois de ter o blog funcionando, configurado e otimizado, é hora de começar a pensar nos conteúdos. Tanto os temas quanto frequência e quantidade de posts precisam ser estrategicamente planejados para alcançar o sucesso.

Faça um plano de longo prazo definindo temas para os textos com base em diversos fatores: 

  • Há busca por esse assunto?
    Use a ferramenta do Google Ads para descobrir termos que são digitados no buscador.
  • A concorrência é muito forte?
    Pesquise pelo tema no Google e veja quem aparece nas primeiras posições. 
  • Eu consigo criar um conteúdo excelente?
    Você precisa ter conhecimento suficiente ou uma boa fonte de informação para escrever algo realmente bom.
  • Qual é o meu objetivo com esse conteúdo?
    Pode ser gerar tráfego orgânico, conseguir com que ele seja muito compartilhado nas redes sociais, conduzir o usuário para uma ação, etc.

Determine também com que frequência você vai conseguir publicar um conteúdo e crie uma agenda bem definida. Você precisa criar um compromisso com você mesmo e com seus objetivos para se manter focado na sua meta. O que não é organizado e planejado, facilmente vira bagunça ou esquecimento.

Sei que, possivelmente, você está se perguntando sobre a frequência ideal de postagem. E eu vou te responder com honestidade: quanto mais você publicar – conteúdos excelentes – mais rápido você conseguirá ganhar dinheiro com o seu blog. Mas se você julga que tem pouco tempo, estabeleça que você irá publicar, no mínimo, uma vez por semana. Menos do que isso acho muito improvável que em um futuro próximo você esteja vivendo de blog.

Quanto à quantidade de texto, depende. Há assuntos que um conteúdo de 500 palavras é suficiente para deixar o usuário satisfeito. Já outros temas vão exigir conteúdos maiores, de 1000, 2000 palavras ou mais. Vão haver pautas tão boas que você vai querer criar um e-book (e essa pode ser uma ótima estratégia).

Atrair tráfego

Seja qual for o método de monetização que você escolher, uma coisa é certa: você vai precisar de muito tráfego no seu site para ele começar a render.

As minhas estratégias com blogs – pessoais ou de clientes – é sempre de conteúdo focado em SEO. Inclusive, antes mesmo de começar a produzir textos, eu deixo o blog otimizado com base em tudo que eu sei que dá certo em SEO. Gasto boas horas nesse trabalho, que muitas vezes é menosprezado por outros blogueiros que acreditam em conteúdo por si só. Portanto, SEO é dever de casa. Comece a estudar sobre isso agora mesmo porque é questão de sobrevivência no mundo digital.

Mas não é só de Google orgânico que se vive, apesar de que 90% do tráfego dos meus projetos vêm de lá. Também existe o Facebook, o Instagram, o Linkedin e outras redes sociais que vão se encaixar ou não, dependendo dos assuntos dos artigos.

Eu ainda tenho muito o que aprender no quesito redes sociais, só faço o básico (e ainda assim colho frutos). Mas há muitos profissionais referência na área que podem ser alvo dos seus estudos agora. Redes sociais mudam as regras o tempo todo, você precisa estar muito ligado e disposto a aprender sempre.

Um terceiro recurso são anúncios patrocinados. Você pode anunciar no Google Ads e nas redes sociais pagando por clique. Essa estratégia é para quem tem uma verba boa para investir no seu novo negócio. Mas tenha em mente que anúncios geram frutos enquanto você está pagando por eles, quando o dinheiro acabar, o tráfego vai acabar junto. Por isso que eu sempre prefiro usar verba em estratégia de SEO – e sim, se você tiver dinheiro para investir é possível acelerar algumas coisas em SEO.

Como monetizar o blog

Finalmente, a parte crucial dessa história toda. Você já contratou o serviço de hospedagem da Hostgator (com meu link, obrigada!), configurou o WordPress com um tema bacana para blogs monetizados, otimizou para o Google, criou perfis nas redes sociais para ajudar na divulgação e começou a escrever os seus primeiros artigos. Certo? Ah, tá bom, eu sei que as coisas não acontecem de um dia para o outro. Mas se acontecer, saiba que você já está na frente de muita gente por sair do campo dos sonhos e ir para a ação.

Depois de tudo isso é hora de ver as formas de monetizar. Eu aconselho a produzir, no mínimo, dez artigos antes de submeter seu blog a qualquer programa de afiliados ou ao Adsense. 

Mas se você acredita que já está pronto, vou te apresentar algumas formas de ganhar dinheiro com blog.

Google Adsense

O Google Adsense é uma plataforma de anúncios do Google que paga por clique. O valor do clique varia muito, há assuntos que rendem mais e outros menos. Geralmente é algo na casa dos centavos. A ideia é ganhar na quantidade mesmo, e trabalhar para que a sua taxa de cliques aumente.

Para participar você vai precisar fazer um cadastro já informando o endereço do site, que será analisado pela equipe do Google. Depois disso você deverá criar blocos de anúncio na plataforma e colocar o código-fonte deles no blog. Alguns plugins do WordPress facilitam esse processo.

Muita gente vive de Google Ads. É um sistema confiável e com milhões de anunciantes (pessoas pagando para exibir seus anúncios em blogs como o seu), há comunidades de troca de informação e cases de sucesso que me fazem crer que é um dos caminhos mais curtos para começar a lucrar com blogs.

Programas de afiliados

Os programas de afiliados já abrem portas para ganhos maiores. Ganhando comissão por venda, dependendo do produto vendido, a grana pode ser mais atrativa. Mas como nada é fácil nessa internet, criar conteúdo que desperte o interesse no usuário de realizar uma compra exige ainda mais estudo. Pesquise sobre copywriting e entenda sobre o que eu estou falando.

Você pode se afiliar diretamente a dezenas de marcas ou usar sistemas como a Lomadee ou Rakuten, por exemplo, para anunciar produtos físicos. Ou à Hotmart e a Monetizze, para vender infoprodutos (cursos, e-books, etc). Antes que alguém da Monetizze ou algum afiliado me xingue: sim, a Monetizze também oferece opções de produtos físicos, como os famosos encapsulados.

Posts Patrocinados

Mas além do Google Adsense e dos programas de afiliados você pode oferecer a possibilidade de posts patrocinados. Blogueiras de moda e maquiagem lucram bastante com esse formato, os posts podem variar de 300 reais à 20 ou 30 mil. É sério isso. Grandes marcas anunciam dessa forma, mas para ser procurado por elas você precisa ser autoridade em algum assunto. E lá vem o conteúdo de qualidade de novo (sei, às vezes sou chata).

Venda de produtos

E, por último, mas não menos importante, você pode comprar produtos para revender. Um exemplo é criar um blog sobre saúde e falar sobre algum suplemento vitamínico que você possa de fato vender. Venda nas entrelinhas dos posts e/ou coloque banners pelo blog anunciando o produto. É claro que esse foi só um exemplo, há infinitas coisas que podem ser vendidas através de conteúdo bem feito.

Quanto dá para ganhar com blog?

Não me mate! Eu não vou falar quanto eu ganho, nem vou abrir valores de clientes que atendi porque isso pode ser ruim para mim, para você e para todo mundo. Um “bom valor” é muito variável. É como eu disse no início do texto, tem como levar a sério e viver disso e tem como encarar como uma renda extra e se beneficiar também.

O que posso dizer é que tem gente saindo do emprego CLT para se dedicar exclusivamente a viver de blogs. Isso eu não vi em grupo de rede social não, eu vi com os meus olhos. 

Sobre o meu caso eu até já expliquei. Uma boa parcela da minha renda vem dos blogs, mas eu também presto consultoria em SEO e Conteúdo. Então não vou mentir dizendo que só faço isso da vida. 

Quer valores? Vou te dar: tem como ganhar R$1000 por mês, tem como ganhar R$5000, R$10000 e mais. Tem gente que tornou isso um negócio profissional, no sentido de ter equipe de redatores produzindo conteúdo sem parar. Por isso conclua por si mesmo que o limite quem vai estabelecer é você. Duas coisas são determinantes: conhecimento e persistência. Vá atrás disso e gol!

Deixe um comentário