Por que meu blog não aparece no Google?

Por que meu blog não aparece no Google?

blog não aparece no Google

Já perdi as contas de quantas mensagens e ligações eu recebo que começam com essa pergunta. E é por isso que há tempo quero escrever esse conteúdo, tenho certeza de que vai ajudar muitas pessoas.

Ter um site ou um blog, investir nele, estudar, dedicar horas e não vê-lo nos resultados de pesquisa do Google é realmente frustrante. Enquanto isso, alguns blogs exibem seus milhões de visitas te deixando ainda mais ansioso.

Mas calma aí que para tudo existe uma solução (menos para a morte, é assim que falam?). Então hoje eu vou falar sobre as possíveis causas do seu blog não estar aparecendo no Google e como você vai resolver esse problema.

1 – Palavras-chave e SEO

Se você está buscando pelo nome da empresa ou pelo domínio do blog e mesmo assim ele não aparece, pode ser o caso desse site não estar indexado ou ter levado uma punição. Eu escrevi um artigo para o Tableless falando sobre como identificar uma punição do Google, indico que você leia atentamente.

Agora, se você escreveu alguns posts e o blog não aparece quando você pesquisa pelos títulos destes textos, aí é que a brincadeira começa. O que você sabe sobre SEO e sobre palavras-chave?

Saiba que esse será um trabalho de longo prazo que exige dedicação e estudo. Seu site e seus conteúdos precisam ser otimizados para ganhar mais visibilidade nas buscas, e, se você ainda não sabe, essa estratégia é conhecida como SEO (Search Engine Optimization).

2 – A concorrência

Isso complementa o primeiro tópico. Visto que a concorrência fica cada dia mais acirrada, é preciso ter um bom diferencial para aparecer nas primeiras posições dos buscadores.

Quando você está começando, é melhor investir seu tempo em palavras-chave menos concorridas. Aqui mesmo no blog eu criei recentemente um conteúdo sobre pesquisa de palavra-chave em SEO. Depois, com o amadurecimento da sua estratégia de SEO você pode começar a concorrer com sites maiores e com mais autoridade.

Para te trazer para a realidade: saiba que se você criou uma página falando sobre iPhone e espera aparecer nas primeiras posições do Google, o trabalho vai ser árduo e longo. Grandes players como Americanas e Magazine Luiza dominam esse mercado de eletrônicos. Então é melhor pensar em estratégias diferentes para conseguir espaço para seus conteúdos de outras formas.

3 – Blog recém criado

Se o seu blog foi criado há poucos dias, é normal que ainda não apareça nas buscas. Ele provavelmente já está indexado (o Google é muito rápido em identificar novos sites e blogs), teste usando o comando site:dominio.com no próprio buscador.

Exemplo do uso do comando com meu site, mostrando que há 69 resultados no Google para este domínio.

Mas para que suas páginas e posts apareçam você vai precisar de mais tempo, mais conteúdo e uma boa otimização. Os resultados do trabalho de SEO podem demorar a aparecer. Se você já tem bastante conteúdo, eu sugiro que use as redes sociais para começar a gerar tráfego enquanto o site ganha autoridade perante o Google.

4 – O blog foi punido

Essa é outra possibilidade que nunca queremos encarar. Mas você pode ter feito, mesmo que com boas intenções, alguma ação que o Google considera como black hat.

Entre as possibilidades estão: 

  • Conteúdo oculto: só é acessível para os buscadores mas não está visível para os usuários. Isso pode ser feito via programação ou de forma simples como colocando o texto da mesma cor de fundo do site;
  • Conteúdo duplicado: não é necessariamente uma punição, mas o Google vai sempre mostrar o conteúdo que ele identifica como original. Portanto não adianta ficar copiando texto de outros blogs;
  • Links não naturais: troca de links, link comprado ou spam de links pela internet são os que geram as punições mais severas. Muito cuidado ao criar uma estratégia de link building, pois apesar de ser muito importante para os bons resultados, pode colocar tudo a perder.

Para entender melhor sobre as boas práticas na criação de sites recomendadas pelo Google, acesse as Diretrizes para Webmasters

5 – O resultado que aparece para você não é o que aparece para todos

Os resultados são personalizados conforme o comportamento de busca do usuário. Logo, o que você vê não é necessariamente o que as demais pessoas veem.

Uma das formas de ver os resultados sem influência do seu comportamento é utilizando uma aba anônima (Ctrl + Shift + N, no Chrome). Mas melhor do que isso é você utilizar ferramentas para acompanhar as informações sobre o seu site, como o Google Analytics e o Google Search Console. Ambas do próprio Google e gratuitas.

No Analytics você terá informações sobre tráfego e comportamento do usuário dentro do site. Já no Search Console as informações são sobre como seu site aparece nos resultados de busca, mostra impressões, cliques e posição no ranking, entre outras funcionalidades da ferramenta.

Bônus: Como fazer seu blog aparecer no Google

Depois de ter identificado o problema, você deve seguir algumas estratégias para começar a ter resultados com seu blog. Como eu costumo dizer, blog de sucesso não é para os fracos. É preciso persistência e muita dedicação. 

Mas se você leu esse artigo até o final, já posso concluir que você está no time dos campeões e é por isso que vou dar umas dicas quentes agora. 

SEO é obrigatório

Só instalar um plugin de SEO e criar umas meta tags não é fazer SEO. É uma pequena parte de uma grande estratégia que deve estar por trás de tudo. 

Existem três pilares que compõem o trabalho de SEO: (1) otimização técnica; (2) link building; e (3) conteúdo. 

Não adianta fazer só uma parte, pois é o conjunto de ações é que vai fazer a mágica acontecer. Eu geralmente começo os meus projetos deixando a parte técnica perfeita, para então iniciar a criação de conteúdo e o trabalho de link building.

Conteúdo é rei

Você já deve ter escutado a expressão “conteúdo é rei”, porque de fato é mesmo. Você pode ter feito tudo certo na otimização técnica e ter conseguido bons backlinks, mas se o site não tiver conteúdo de qualidade as suas chances são mínimas.

Os maiores cases de sucesso em Marketing Digital hoje estão relacionados à Marketing de Conteúdo. Uma estratégia consistente traz resultados incríveis

Quantidade, qualidade e frequência andam de mãos dadas. Você vai precisar aprender também sobre experiência do usuário e de técnicas de storytelling e copywriting, dependendo dos resultados que espera desse blog.

Vale a pena fazer um curso?

Depende. Algumas pessoas têm tempo para se dedicar, para ler, testar e se manter atualizado. Outras pessoas preferem fazer um curso onde a informação vem de forma organizada e com alguns atalhos.

Cursos podem acelerar os resultados e ajudar a avançar mais rápido na direção dos seus objetivos. Mas é claro que é possível aprender por conta própria. A internet tem muito material, o YouTube é rico em vídeos sobre Marketing Digital, além de livros e dos blogs de teste que você pode criar para aprender.

Minha intenção aqui não é vender nada, então não vou deixar indicação de curso. Você encontra cursos facilmente pesquisando no Google.

Consultoria e mentoria

Ter ajuda de um consultor de Conteúdo, SEO ou de Marketing Digital como um todo pode ser uma ótima ideia se você tiver grana para bancar. Investir em uma consultoria traz ajuda personalizada, você aprende com um expert que vai trabalhar junto com você no seu projeto. 

Tem consultores de todos os preços por aí. Mas mais do que isso, você precisa entender o histórico do profissional para ter certeza de que ele vai colaborar com seus objetivos. 

Há três parágrafos eu disse que não queria vender nada, mas vou voltar atrás. Quero vender sim. Se você quiser me contratar para te ajudar a alavancar seu blog, eu vou ficar feliz em participar desse desafio. Já trabalhei em mais de 100 projetos de Marketing Digital, minha especialidade é Conteúdo e SEO, além disso eu também tenho dezenas de blog monetizados

Lembre-se de que isso é só o começo de uma trajetória de muito conhecimento. Eu sei que é muita informação ao mesmo tempo e muita coisa nova para aprender, mas saiba que você pode contar comigo. Me acompanhe nas redes sociais e me mande directs se for preciso, eu estou nessa jornada porque quero ajudar mais pessoas a chegar onde cheguei.

 

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