13 formas de gerar ideias de conteúdo para blog

13 formas de gerar ideias de conteúdo para blog

ideias de conteúdo para blog

Sim, eu sei. Ser criativo o tempo todo não é nada fácil. A inspiração às vezes demora para chegar, e tudo bem. Todos nós somos assim. Especialmente no mundo do Marketing somos cobrados para sermos geniais o tempo todo. Mas a pressão e a correria do dia a dia de repente nos trava. 

Mas você chegou aqui no meu blog e eu estou muito feliz em poder ajudar. Então listei essas dicas que destravam o meu processo criativo quando estou definindo pautas nos meus projetos.

Tem muita dica aqui que os “gurus” do Digital não entregam. Mas eu não tenho segredos, então lá vai!

Tópicos deste artigo:
1 – Faça uma pesquisa de palavras-chave
2 – Leia livros e artigos
3 – Monitore a concorrência
4 – Use o campo de busca do Google
5 – Fique atento às novidades relacionadas ao seu mercado
6 – Pergunte aos seus leitores/seguidores
7 – Mostre coisas interessantes a respeito dos seus produtos/serviços
8 – Entreviste pessoas
9 – Inspire-se através de vídeos no YouTube
10 – Leia blogs estrangeiros
11 – Leia comentários na internet
12 – Use  o SlideShare
13 – Acompanhe o relatório de busca interna do seu site

1 – Faça uma pesquisa de palavras-chave

Há alguns dias publiquei aqui no blog esse artigo completão sobre pesquisa de palavras-chave. Para quem se preocupa com SEO é lição de casa, tem que saber!

Uma boa pesquisa de palavras-chave te ajuda a descobrir quais são os principais termos de busca, relacionados ao tema do seu blog, que as pessoas estão digitando no Google. Com as ferramentas certas (falei delas no post, olha lá!) e a planilha modelo que eu disponibilizei para download, o trabalho fica organizado e é o início de um planejamento profissional de conteúdo para SEO.

2 – Leia livros e artigos

Essa dica é básica né? Alimente seu lado criativo lendo livros e artigos da sua área. Através desses conteúdos você vai aprender coisas novas, apurar seu lado crítico e ter muitos insights de temas para posts do seu blog.

Você pode, inclusive, criar resumos e comentar o material que leu. O que também é uma incrível forma de gerar conteúdo de qualidade.

3 – Monitore a concorrência

Acompanhar o que a concorrência está fazendo, desde que sem copiar e plagiar, faz parte das estratégias de Marketing desde sempre. Você pode chamar isso de benchmarking se preferir.

Muitas vezes um concorrente tem um conteúdo muito fraco sobre um assunto muito interessante. Aí está a oportunidade que você busca, a de fazer melhor que ele!

4 – Use o campo de busca do Google

Essa dica eu também coloquei no artigo sobre pesquisa de palavra-chave. Mas vale repetir aqui porque é muito boa.

Use as sugestões de autocompletar do campo de busca do Google para ter ideias de conteúdo. Comece digitando um termo e encontre variações ainda não imaginadas. Uma ferramenta grátis e fácil de usar, quer mais? Vamos em frente!

5 – Fique atento às novidades relacionadas ao seu mercado

Notícias, lançamentos e inovações do mercado em que você atua também podem ser pauta de ótimos artigos no seu blog. Assim você demonstra que está atualizado e gera autoridade sobre os assuntos que escreve.

Você pode usar as redes sociais para isso, seguindo pessoas e marcas influentes na sua área. Outra forma de acompanhar blogs de forma fácil é utilizar  um leitor de feed como o Feedly, por exemplo.

6 – Pergunte aos seus leitores/seguidores

Você pode usar algum recurso no próprio blog como um formulário ou uma enquete para que os visitantes sugiram novos temas. As redes sociais também podem ajudar, peça sugestões a quem já te segue.

Além de ter novas ideias vindas do próprio público, você cria um relacionamento muito mais próximo com os seguidores dando a eles a oportunidade de pedir conteúdos novos para você.

7 – Mostre coisas interessantes a respeito dos seus produtos/serviços

Pense em todas as diferentes formas de utilizar seus produtos e serviços. Dê ideias baseadas em histórias de outros clientes, leia os manuais, explique como funciona, fale sobre como deve guardar e higienizar. Isso serve para tanta coisa que até vou listar um exemplos para ficar mais claro.

Loja de roupas:

  • X Looks confortáveis para o carnaval
  • X Looks elegantes para festa de formatura
  • X formas de usar tal peça em seus looks

Loja de eletrodomésticos:

  • X receitas fáceis para fazer com batedeira X
  • X dicas para economizar água e energia ao lavar roupa
  • Como preparar um bom café na cafeteira

Loja de peças para carro:

  • X dicas para viajar de carro com segurança
  • Principais itens para verificar na manutenção preventiva do seu carro
  • X dicas para economizar combustível no dia a dia

Loja de roupa de bebê:

  • X itens que não podem faltar na bolsa maternidade
  • Qual a maneira correta de lavar a roupa do bebê?
  • X Lookinhos de menina para a festa de 1 aninho

Certo, agora eu já sei o que você deve estar pensando: ah, muito fácil usar esses exemplos comuns quando a minha loja vende um produto super específico e não tenho nada para falar dele.

Bom, eu sei que existem blogs desafiadores. Já trabalhei em vários projetos em que me peguei olhando para a tela do computador com o blog aberto e pensando “meu deus, é impossível, vou cancelar e devolver o dinheiro”. E algumas horas depois lá estava eu com dezenas de pautas.

O que posso dizer é que sempre existe um caminho. E geralmente é o público-alvo que nos mostra o que escrever.

8 – Entreviste pessoas

Pessoas gostam de ser entrevistadas, então essa é uma ótima maneira de gerar conteúdo bom. Você fala com alguém especialista em alguma coisa na área do seu negócio e leva um conteúdo exclusivo e de qualidade para seu público. Ao mesmo tempo quem concede a entrevista ganha um espaço grátis na internet e – muito possivelmente – vai ajudar a divulgar essa entrevista.

Lembre-se de fazer perguntas que, de alguma forma, ajude os leitores do blog. Depois revise todo o conteúdo da entrevista e foque em selecionar o que for mais relevante.

9 – Inspire-se através de vídeos no YouTube

Criar um resumo ou uma crítica sobre um assunto após ter assistido um bom vídeo no YouTube fica mais fácil. Mas não esqueça de confirmar todas as informações através de mais pesquisa. Busque também mais opiniões para evitar ficar amarrado ao conteúdo de um único vídeo.

A ideia aqui é mesmo dar um start na produção do conteúdo, e o vídeo é uma forma rápida de juntar um bom volume de informações para iniciar um texto.

10 – Leia blogs estrangeiros

Se você ainda não faz isso comece hoje mesmo. Acompanhe blogs do seu mercado no exterior. Descubra de onde vêm as novidades e comece a buscá-las direto da fonte.

No Marketing, por exemplo, quase tudo que é novo começa nos Estados Unidos. Por isso que os bons profissionais da área estão sempre acompanhando profissionais de lá e consumindo seus conteúdos.

Estando conectado a uma boa fonte de informações você pode, inclusive, ser o primeiro blog em português a escrever sobre o assunto. O que vai te dar grandes chances de ranquear bem no Google. Isso se o conteúdo for bom, é claro.

11 – Leia comentários na internet

Uma ótima maneira de responder a dúvidas dos seus potenciais clientes é descobrindo o que eles estão perguntando por aí

Fique de olho em fóruns relacionados ao seu negócio, aos grupos no Facebook, no Yahoo Respostas e até mesmo no Mercado Livre. Se o produto que você vende (ou algum muito parecido) está sendo vendido no Mercado Livre, veja quais são as perguntas que os vendedores mais recebem lá e crie um conteúdo sobre essa dúvida no blog.

As redes sociais em geral são ótimas para isso. Mas dependendo do seu negócio, seu público vai estar em lugares diferentes, por isso estude o público.

12 – Use  o SlideShare

Mais ou menos como a ideia do YouTube, usar o SlideShare pode servir como inspiração para criar e iniciar um novo conteúdo textual. A partir das primeiras informações que você conseguir, pesquise ainda mais e vá enriquecendo o conteúdo.

No SlideShare tem conteúdo sobre tudo que você pode imaginar. Comece a navegar por lá e logo vai encontrar ideias boas de pautas para o seu blog.

13 – Acompanhe o relatório de busca interna do seu site

Primeiro verifique se o relatório de busca interna do Google Analytics do seu blog está configurado. Se você já tem um bom tráfego no seu site, o campo de busca deve estar sendo utilizado e você, talvez, nem saiba o que as pessoas estão procurando.

Procure sempre criar bom conteúdo para palavras digitadas na busca interna.

Não sabe como configurar o relatório de busca interna do Google Analytics? Falei sobre essa e outras configurações importantes neste outro artigo: 10 dicas para configurar o Google Analytics corretamente.

Ufa! Agora sim, você tem um monte de trabalho pela frente né? Aplique isso tudo, use as dicas que eu dei e depois vem me contar quantas ideias de conteúdo você conseguiu gerar.

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