10 Tendências de Marketing Digital para 2020

10 Tendências de Marketing Digital para 2020

Tendências de marketing digital para 2020

Tão certo quanto Papai Noel, Roberto Carlos e uvas passas, final de ano chega e com ele os artigos sobre tendências. É natural que, ao fazermos planos para o próximo ano, a gente comece a pensar em quais novidades vamos encontrar. Com quais novos desafios vamos nos deparar, não é mesmo?

Em meio aos meus novos objetivos para 2020, nos meus planos detalhados que ainda faço no papel, comecei a pesquisar sobre com eu poderia inovar ainda mais nos meus projetos. Encontrei tanta informação importante para quem trabalha com Marketing Digital que logo comecei a anotar o que me chamava atenção, já pensando em um artigo aqui para o blog.

São 10 tendências que estão sendo muito faladas em eventos e escritas em artigos pelos profissionais mais renomados do nosso mercado. Esse compilado ajuda a entender, de uma vez por todas, o que esperar do próximo ano.

1 – Influencers de nicho: menos seguidores, mais autoridade

O número de seguidores está perdendo um pouco da importância. É claro que quem vai pagar para divulgar sua marca com algum influencer quer que ele tenha alguma audiência. Porém, a autoridade da pessoa passa a contar cada vez mais. E muitos seguidores nem sempre é sinônimo de muita autoridade.

Hoje os influencers de nicho já estão movimentando milhões em compras pela internet. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos constatou que 86% das mulheres consultam as mídias sociais antes de decidir uma compra.

Mas não estou dizendo para apenas pagar alguém para dizer “compre este produto”. Os resultados dos Native Ads estão aí nos ensinando a parar de fazer publicidade tradicional interrompendo o usuário. Pense dessa forma também ao pagar por um publieditorial e estará atualizado para 2020.

2 – Pesquisa por voz e assistentes virtuais

Essa tem sido uma das tendências mais faladas por aí. Isso porque, de fato, os números têm mostrado um grande crescimento em pesquisas por voz. Esse comportamento já era de se esperar desde que os acessos por mobile começaram a crescer exponencialmente nos últimos anos. 

Google, Alexa e Siri tem sido os grandes protagonistas dessa mudança. Os assistentes virtuais também são promessas de tendência há anos e agora, finalmente, parece que estão de fato tornando-se úteis no dia a dia dos usuários. Entre as suas funcionalidades estão fazer buscas, ler texto em voz alta e escrever mensagens de texto.

Para se preparar para isso é preciso pensar muito na usabilidade e conteúdo do site, além de atualizar as estratégias de SEO. Com buscas por voz as palavras-chave estão ficando mais longas e mais complexas, exigindo um trabalho mais focado em long tail. Assim, uma boa estratégia é criar conteúdos que respondam perguntas detalhadamente, pois se observarmos o comportamento de busca na pesquisa por voz, na maioria dos casos, o usuário estará fazendo alguma pergunta.

O “tom de voz” do texto também faz diferença agora, você deve lembrar que ele poderá ser lido por um robô. Então a pontuação correta, estruturação de títulos, parágrafos e frases nunca foi tão importante. 

3 – Live Streaming em alta

As lives já ganharam muita força no último ano e a tendência é que continue crescendo como estratégia de marketing no ano que vem. 

A popularidade das lives mostram como o conteúdo de qualidade está gerando novas formas de interação. A internet está cada vez mais recheada de conteúdo. São blogs, canais no YouTube, perfis em redes sociais, sem falar nos aplicativos de mensagens privadas. Mas conforme aumenta a quantidade de informação, cresce também a ansiedade em não conseguir consumir isso tudo.

O conteúdo em vídeo, áudio, stories e agora as lives, nada mais são do que formatos de conteúdo mais fáceis de digerir. Quando mais acessível e mais “mastigado” estiver o conteúdo, mais pessoas serão impactadas.

Por isso, 2020 será o ano dos conteúdos profundos e as lives farão o trabalho de conexão entre as pessoas para essa troca rica de informação.

4 – Atualização Google BERT

Essa atualização do Google, que começou a ser implementada em outubro de 2019, tem a ver também com o que falamos antes sobre o aumento da pesquisa por voz. Isso porque segundo eles, o Google BERT “ajuda a entender melhor as nuances e o contexto das palavras nas pesquisas”

Trata-se de uma atualização com foco no Processamento de Linguagem Natural (PLN). Ou seja, os algoritmos do Google estão sendo aperfeiçoados para entender (como uma pessoa entenderia) as consultas mais longas e mais complexas. Conforme explicado pelo próprio time do Google, um exemplo do que está mudando é que, a partir de agora, o mecanismo de busca vai compreender melhor o sentido das preposições (de, para, com, até, etc).

Não há muito o que fazer em termos de SEO, apesar de que muitos sites serão impactados. Isso porque o foco dessa vez não está sem ranquear páginas de melhor qualidade, e sim a responder com mais exatidão à dúvida do usuário

5 – Micro-momentos e suas oportunidades

Em 2020 as estratégias de Marketing precisam se voltar para os micro-momentos. Nós estamos na era do imediatismo e as pessoas querem tudo para agora, mais precisamente na ponta do dedo que toca na tela do celular. Estamos todos conectados a muita informação ao mesmo tempo: olhando alguma rede social no celular enquanto assistimos TV, usando um Apple Watch que notifica mensagens o tempo todo e trocando mensagens infinitamente via aplicativos.

O que isso significa? Que a atenção do usuário está dispersa. As pessoas estão tendo cada vez menos tempo para tomar uma decisão. A resposta precisa aparecer rapidamente entre uma pesquisa e outra.

É aí que está o desafio dos times de Marketing para 2020. Encontrar estratégias para atingir o seu público nesse micro-momento, naqueles rápidos minutos em que ele irá decidir onde almoçar, como fazer algo ou em qual loja comprar. Tenha em mente que nesses momentos a expectativa do usuário é alta e a paciência é quase zero. Foque em ser útil e responder rápido.

Saiba mais sobre micro-momentos neste artigo do Think With Google.

6 – Stories ficarão menos amadores

Eu sei que é sacanagem chamar stories de tendência. Mas o que quero trazer aqui como previsão para 2020 é que os stories ficarão cada vez menos amadores. 

A grande mudança que os stories provocaram nos conteúdos online é que eles causam a sensação de aproximação como nenhum outro havia feito. Acompanhar uma pessoa que publica stories diariamente é como fazer parte da vida dela.

É por isso que perfis de pessoas dão muito mais certo no Instagram do que de empresas. Queremos nos conectar uns com os outros, queremos ver a realidade do outro lado. Não é a toa que programas como o BBB têm audiência até hoje. Não querendo comparar bananas com maçãs, mas o que prende a audiência é o mesmo interesse.

Da mesma forma que promover publicações nos stories sobre a sua marca, feita por outras pessoas, também dão essa sensação de proximidade. As pessoas querem ver o que outras pessoas estão falando daquela marca, daquela empresa ou daquele lugar. Isso dá mais credibilidade, passa mais verdade. 

7 – Chatbots cada vez mais humanizados

Muitas pessoas torceram o nariz para os chatbots quando começaram a ser utilizados há alguns anos, mas a agilidade no atendimento é inegável. Os mecanismos dos chatbots estão ficando cada vez mais inteligentes e eficientes.

O grande benefício percebido no seu uso é o padrão de atendimento, o que, infelizmente, falta quando somos atendidos por pessoas. Não existe mal humor, não existe dia ruim, nem pessoa mal treinada. Todos os usuários passam a receber o mesmo atendimento, com a mesma qualidade.

A tendência é que nos próximos anos esses “robozinhos” passem a fazer atendimentos cada vez melhores, aproximando-se cada vez mais do que seria uma conversa entre dois humanos.

8 – Mensagens privadas e conteúdo exclusivo

O WhatsApp e o Telegram são os apps de mensagens mais utilizados hoje. Apesar do domínio indiscutível do WhatsApp, em 2019 aconteceu um movimento generalizado de criação de canal no Telegram. Perfis com boa audiência nas redes sociais passaram a compartilhar conteúdos em seus canais para falar “mais de perto” com aqueles seguidores mais engajados. Uma estratégia inteligente de aproximação com o público.

Além da sensação de pertencer a um grupo privilegiado de pessoas e consumir conteúdo exclusivo, a interação via Telegram reduz as distrações que o usuário teria nas redes sociais.

Acredito que no próximo ano esse movimento de aproximação vá ficar cada vez mais forte. Afinal, é preciso filtrar de alguma forma essa massa gigantesca de conteúdo que nos impacta todos os dias.

Será preciso selecionar o que queremos de fato consumir e separar daquilo que queremos apenas assistir. Será uma tarefa desafiadora para os times de marketing dar motivos para estar entre os seletos canais que o seguidor vai escolher para acompanhar mais de perto.

9 – Personalização de conteúdo

Segundo Garter, até 2021, 90% dos e-commerces irão funcionar com base na personalização com foco no usuário. Estou falando daqueles sites que mostram o conteúdo mais relevante para cada usuário de forma individualizada. É claro que não posso chamar isso de novidade, várias lojas brasileiras já utilizam esse tipo de inteligência e o uso dessa estratégia vem aumentando nos últimos anos.

Mostrar as ofertas mais relevantes melhora a experiência do usuário e ajuda a aumentar a taxa de conversão. O exemplo mais clássico que posso citar é a Amazon, que te faz querer comprar tudo que vê quando acessa a página inicial deles. 

As grandes mudanças para 2020 e para os próximos anos é que isso vai se popularizar cada vez mais em sites de conteúdo, não apenas em lojas virtuais. Pense em como isso fará diferença nos grandes portais, sites de notícias e de entretenimento.

10 – Anúncios terão que ser hiper-relevantes

As pessoas continuarão a ignorar anúncios como tem acontecido nos últimos anos. Uma pesquisa mostrou que em 2020, 49% dos anúncios na internet serão ignorados. Quem não quiser entrar nessa estatística precisa aprimorar cada vez mais a segmentação de suas campanhas. É preciso entender de uma vez por todas que o usuário deve gostar de ver o anúncio e, para isso, ele precisa ser um anúncio útil, no momento e no lugar certo.

Alcançar bons resultados em Ads daqui para frente implica em passar a olhar mais para as pessoas e menos para os números. Isso pode até parecer um conselho batido, mas quem trabalha com anúncios pagos precisa muito aprender a estudar o público tanto quanto redatores o fazem. Só assim os anúncios serão mais efetivos e menos invasivos. 

Essas foram algumas previsões para o próximo ano. Podemos esperar amadurecimento do mercado, cliques mais caros, menor alcance orgânico e profissionais defasados, como já é de costume em todos os anos. Porém, com o olhar atento a esses tópicos, você estará preparado para trabalhar em cima das principais tendências dessa nossa área tão volátil, mas tão cheia de boas novidades também.

 

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