Autoridade de domínio: como ter melhores resultados em SEO

Autoridade de domínio: como ter melhores resultados em SEO

autoridade do domínio em SEO

Em primeiro lugar preciso jogar limpo com você: nenhuma dessas ferramentas em que você mede a autoridade do seu site mostra exatamente a autoridade que o Google dá. Isso porque a métrica oficial do buscador, o Page Rank, parou de ser atualizado publicamente há muitos anos. Certamente ele ainda existe, talvez com outro nome, mas essa informação não é mais divulgada.

Desde então, muitas outras ferramentas de SEO começaram a dar uma nota para domínios na internet baseados em critérios próprios. É claro que tem embasamento em SEO, mas trata-se apenas de uma estimativa. Não é nada oficial.

Eu gosto de falar disso porque muitas pessoas chegam em mim muito preocupadas porque estão com o Domain Authority (métrica da ferramenta da Moz) muito baixo e desesperadas por causa disso. Eu sempre digo a mesma coisa: acompanhe essa métrica e preocupe-se mais com as oscilações do que com a nota em si.

Mas como o DA da Moz que anda tirando o sono do pessoal do SEO por aí, vamos falar de dessa métrica e de como, de forma geral, trabalhar para que o domínio ganhe mais autoridade perante o Google.

Tópicos deste artigo:
O que é autoridade do domínio?
Como medir
Como melhorar
Escrever como convidado ou colunista
Pagar por posts patrocinados
Criar um ativo linkável
Fazer link mining

O que é autoridade do domínio?

Vamos começar pelo começo: o que é autoridade? Você deve estar pensando “lá vem papo filosófico”. Mas não, vem papo de dicionário mesmo.

Au-to-ri-da-de: s.f. Pessoa de reconhecido mérito ou saber em algum ramo de atividade, o que lhe granjeia respeito e credibilidade; dignidade, respeito.

Veja só como essa definição genérica já nos dá uma boa noção do que pensar sobre autoridade de um domínio. Afinal se ter autoridade é “ser reconhecido em algum ramo de atividade”, por que algumas pessoas saem criando links indiscriminadamente pela internet em sites que não tem relação nenhuma com o seu negócio? 

Além disso, para ganhar credibilidade é preciso que a fonte do link também tenha alguma credibilidade não é mesmo? Então não adianta gastar energia e tempo fazendo link em blog no Blogspot (com todo o respeito à plataforma) ou em sites Wix (aqui vai sem respeito mesmo porque site no Wix é para amadores).

É preciso ter uma estratégia inteligente para ganhar bons backlinks e não precisar ficar correndo atrás disso o tempo todo. Você tem alguma ideia de como fazer isso? A resposta me parece óbvia: conteúdo! Conteúdos excelentes geram links organicamente.

Mas existem sim outros macetes para ganhar uns links pela Web que podem te ajudar no começo, quando o domínio é muito novo e você precisa começar a fazer a roda girar. Por isso eu vou te mostrar algumas ideias que funcionam.

Como medir

Bom, são tantas ferramentas analisando autoridade de domínio que a gente nem sabe bem qual levar em conta. Eu, particularmente, prefiro seguir apenas o Domain Authority da Moz. Muitas métricas diferentes acabam confundindo. E, como eu disse mais acima, uso para acompanhar oscilações. Quando o DA muda (para mais ou para menos) eu procuro investigar o que levou à alteração. Para corrigir, caso tenha diminuído, ou para aprender, caso tenha aumentado.

O DA varia de 1 a 100 e leva em conta, principalmente, a quantidade de backlinks. Para saber mais sobre Domain Authority, veja a explicação da própria Moz sobre como essa métrica funciona.

Para consultar o DA de um site basta acessar a Moz Link Explorer e criar uma conta gratuita.

Como melhorar

É importante ter em mente que você precisa ser melhor que os seus concorrentes diretos na busca. Não fique tentando ser melhor que o G1 ou que a UOL, por exemplo. Foque naqueles sites que estão aparecendo na frente do seu na busca. Às vezes pode nem ser tão difícil assim conseguir um DA melhor, dependendo do seu mercado de atuação.

Se a nota caiu muito em pouco tempo, investigue o porquê. Provavelmente os algoritmos da Moz perceberam algo que você ainda não percebeu, como a perda de um link importante. Essas ferramentas te ajudam assim e não te tornando um obcecado por números de grandes portais famosos, na esperança de ranquear na frente de todo mundo conseguindo links de qualquer jeito.

Sei que vai soar repetitivo, mas não tem como ser diferente: para ganhar bons links, faça bom conteúdo. Mas eu concordo que essa estratégia é de longo prazo e por isso vou compartilhar algumas técnicas que eu utilizo para ganhar backlinks de forma rápida – e às vezes fácil. Vamos lá!

1 – Escrever como convidado ou colunista

Você pode se oferecer para criar conteúdo para outros sites com tema relacionado ao seu. Encontre outros blogs que aceitem autores convidados ou que tenham vaga para colunista. Nem preciso dizer que o conteúdo tem que ser excelente, né? Faça isso para manter uma porta aberta para próximas oportunidades, afinal todo mundo quer um bom texto exclusivo no seu blog. Escreva de forma que os leitores gostem tanto que procurem saber mais sobre você. E para que o seu artigo no outro site ganhe links, que vão melhorar a autoridade deste site, que por sua vez está linkando para o seu site e, como diria o Chaves, “zás e zás e zás“.

2 – Pagar por posts patrocinados

Há também a possibilidade de você pagar para um blog maior publicar um conteúdo com link para o seu site. Pagar por links é uma prática de black hat e você pode ser, inclusive, punido pelo Google caso seja descoberto. Na prática isso é bem difícil de acontecer. Muitas pessoas usam essa estratégia, quando tem verba pra isso. É uma maneira mais rápida de conseguir bons links.

3 – Criar um ativo linkável

Já ouviu esse termo? “Ativo linkável” é qualquer coisa que você cria com a intenção de receber links de outros sites. Pode ser uma ferramenta gratuita, um e-book, um teste, um infográfico, enfim… algum material rico que desperte o interesse de outras pessoas a ponto de linkarem em seus conteúdos. Exige um pouco mais de esforço, já que para ser efetivo não pode ser mais do mesmo. Não pode ser apenas mais um e-bookzinho, tem que ser um material bom o bastante para ser recomendado.

Mais um termo chique do SEO. Minerar links é um trabalho de formiguinha, por mais que algumas ferramentas possam ajudar. Nessa estratégia a ideia central é encontrar links quebrados (de páginas que não existem mais) em sites na internet que possam ser substituídos por links para alguma de suas páginas. Confuso? Vou explicar. 

Você usa alguma ferramenta de backlinks, como o Screaming Frog, por exemplo, para fazer uma varredura nos sites que te interessam. Possivelmente você vai encontrar links quebrados, apontando para páginas inexistentes. Aí você entra em contato com o administrador do site, informa que encontrou o link quebrado e sugere que seja substituído pelo link para a sua página que fala sobre o mesmo assunto. É claro que a sua página/post/artigo deve ter um conteúdo incrível, para o que a proposta seja realmente aceita. 

Você vai receber muitos “nãos” e vai ficar no vácuo algumas vezes. Mas também poderá fazer bons links através dessa técnica.

Esses são alguns truques para conseguir links. Mas mantenha seu foco em criar excelentes conteúdos e verá backlinks surgindo sem mais nenhum esforço. Conteúdo bom atrai link, nunca esqueça disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *